The Outer Worlds se trata de um jogo de tiro e ação em primeira pessoa lançado pela Obsidian entertainment e distribuído pela Private Division. Chegou a plataforma steam em 23 de outubro de 2020 depois de um ano na epic game store.
O principal foco do jogo são os problemas sistêmicos em uma sociedade ultra capitalista espacial na qual o jogador é inserido sem muito contexto após passar anos hibernando em uma nave espacial colônia chamada “Esperança” e ser libertado pelo procurado criminoso phineas walles!
JOGABILIDADE
O jogo foca em aspectos de tiro em primeira pessoa e ação, no geral é fluido mas o jogo peca na variedade de armas e de builds a serem feitas. Em combate existem apenas 2 ou 3 builds viáveis e a variedade de armas é bem pequena, para dizer o mínimo. A falta de uma comunidade de mods não ajudou, devido ao ano em que o jogo ficou praticamente sequestrado na Epic Games Store.
Porem combate não é tudo, o jogo oferece várias opções a lidar com conflitos de personagens, é possível ser carismático, intimidador, sutil, inteligente ou só matar todos que discordam de você. Isso é um grande bônus para o game.
NARRATIVA
A narrativa, por outro lado, é onde o jogo brilha, é impossível não sentir-se revoltado com os sistemas opressores que assolam todo o sistema de bonança, é impossível não ver o ultra capitalismo pela sua crueldade violenta. Pessoas são propriedade. Pessoas são escravizadas e o pior, elas são ensinadas a gostar da escravidão. Bonança é um local de violência sistêmica cruel!
Isso se mostra tanto na narrativa diegética quanto em logs e diários de personagens além de conversas com NPCs, a realidade em bonança é distorcida de uma forma cruel para servir aos poderosos!
Isso ajuda muito na motivação, ao jogar se realmente deseja liberar aquelas pessoas ou, pelo menos, melhorar a vida delas.
PERSONAGENS
Os personagens são a melhor parte do jogo, é sempre divertido ter alguns deles por perto, Parvati, Vigário Max e Ellen são os melhores, mas cada um tem seus jeitos, suas escolhas e credos que seguem. Cada um tem suas personalidades.
Estes é claro são apenas seus companheiros, o jogo tem bem mais NPCs secundários, estes falham um pouco em mostrar muita personalidade na maioria das vezes, isso acontece pela limitação do jogo, existem muitos personagens e o jogo não se trata de um projeto com verbas gigantescas. O que eles conseguiram com o que tinham é, porém, impressionante.
TRILHA SONORA E EFEITOS
Não há muito o que dizer aqui. É apropriada, mas não é nada incrível. Faz seu trabalho relativamente bem. Em alguns momentos faltam algumas músicas épicas. E os efeitos são bem padrão para um sci fi.
GRÁFICOS
Os gráficos são estilizados e bem bonitos, o problema é que rodam na unreal engine, uma engine conhecida por ser pesada, então, caso não tenha um bom PC ou boa plataforma terá de rodar o jogo em menores resoluções o que pode reduzir gráficos e causar bugs, como por exemplo texturas demorarem a carregar. No geral os gráficos são ok.
CONCLUSÃO
The Outer Worlds é um jogo extremamente divertido e com uma narrativa e história excelentes! Caso possa deve checar, ainda mais que chegou na STEAM recentemente! Não é um jogo perfeito, as limitações técnicas se mostram mas é um jogo que tem coração, bons personagens e uma boa premissa!
NOTAS:
Diversão: 4,5/5
Jogabilidade: 3,8/5
Gráficos: 3/5
Musica/Efeitos: 2,6/5
Narrativa: 5/5
TOTAL: 3,8