Um dos meus favoritos desde a infância, Harvest Moon é uma franquia que cativou jogadores com diversos títulos em diferentes plataformas. Pode ser que você conheça e tenha jogado outros games de fazenda mais antigos, mas, para mim, Back To Nature marcou uma era.
Jogando no meu PS1, no primeiro contato Harvest Moon me acompanhou em boa parte da infância e me ensinou um bocado de inglês. Não vou dizer que sabia jogar – afinal, meus pais traduziam errado e passei anos acreditando que a caixa de vendas era na verdade uma lixeira. Mas, mesmo assim, sempre me divertia muito com os bichinhos e as colheitas. Na adolescência, emulei o mesmo jogo no PC e aí sim joguei entendendo o que estava fazendo. Foram horas e dias dedicados ao game em diversas épocas, até que cansei. Não que seja um estado permanente – vez ou outra volta a vontade de jogá-lo. Mas hoje há outras opções mais ricas dentro do gênero, produzidas para PC, que envolvem mais opções, funcionalidades e diferentes temas. Confira a minha lista de favoritos e próximas experiências!
1 – Stardew Valley
Sim, eu não canso de falar nele e precisa ser o primeiro da lista. Um dos maiores sucessores espirituais de Harvest Moon, Stardew Valley é um título muito marcante e certamente um fenômeno da categoria. Além dos belos gráficos e da estética 16-bit, tem uma dedicada comunidade e trouxe novidades para o gênero. Por exemplo, ao dar mais amplitude para sistemas de batalha, cultivo de amizades, um sistema de relacionamento aberto e jogabilidade multiplayer.
2 – My Time At Portia
Um jogo muito completo e minha nova aventura, My Time At Portia é um grande RPG com muitas opções e administrar sua fazenda é uma delas. Apesar de ser a história de uma terra pós-apocalíptica, os gráficos são ricos em cores alegres e há muita interação com a comunidade. O principal objetivo é gerenciar a oficina que pertencia ao seu pai, mas o jogo vai muito além: podemos atender às demandas dos moradores, coletar recursos, explorar, batalhar, personalizar a casa, montar uma empresa, participar de eventos, encontros e muito mais. Além disso, a produtora anunciou My Time at Sandrock – próximo game que promete não apenas trazer novos cenários, opções e tramas, mas melhorar a jogabilidade.
3 – Graveyard Keeper
Que tal uma temática bem diferente? Afinal, em Graveyard Keeper gerenciamos um cemitério na era medieval. Apesar de não ser um game de fazendinha, é possível ver semelhanças com Stardew Valley, especialmente a estética 16-bit: gerenciamento de recursos, interações sociais, missões, eventos, criação e masmorras. Claro, tudo colocando em jogo o seu espírito capitalista, sua vontade de prosperar nesse cenário e alguns dilemas éticos.
4 – Travellers Rest
Jogo em acesso antecipado, Travellers Rest traz uma temática diferente e medieval. Também em 16-bit, você é dono de uma estalagem, e a proposta é transformar sua pousada decadente em um espaço bem querido e atrativo. É preciso produzir a própria cerveja, cuidar da fazenda, explorar o mundo, e manter um bom relacionamento com a clientela.
5 – Valheim
Ok, você pode estranhar Valheim estar nessa lista, mas confie na indicação. Apesar de ser bem mais forte na ação do que as fazendinhas citadas, esse game nórdico é tudo sobre exploração, gerenciamento de recursos, construção de uma base, casa e coleta. O plantio pode ser parte essencial da experiência, assim como domar e criar animais. Além disso, um grande ponto alto é a excelente experiência multiplayer, permitindo a participação de uma ampla comunidade e a construção de grandes cidades.
6 – Garden Paws
Uma espécie de crossover de Harvest Moon com Animal Crossing, mas mesmo assim Garden Paws consegue manter características bem únicas. Os personagens são animais, mas isso não impede o game de ser ter muita domesticação de espécies, gerenciamento de lojinha e um rico sistema de craft. Ainda conta com um sistema multiplayer, lobbies criativos para até 32 pessoas e uma interação com a Twitch que traz boas interações para streamers e o público.