Quando se deseja transferir um jogo de uma plataforma para a outra é necessário realizar a portabilidade. Que é basicamente a transferência de recursos e funcionalidades para que este se enquadre em uma plataforma que tem diferentes formas de entradas e controles.
Hoje iremos ver como NÃO FAZER tal portabilidade com alguns exemplos das piores portabilidades já feitas e exemplos do que fazer.
DARK SOULS
Dark Souls original é infame por sua portabilidade terrível para o PC, controles não funcionavam corretamente, cheia de bugs e erros gráficos, os shaders vieram cheios de erros e o jogo parava de funcionar e travava constantemente.
Começamos com o exemplo mais infame, ao fazer uma portabilidade você quer garantir a experiencia mais próxima possível de uma plataforma para a outra, obviamente bugs e falhas completas vão não só causar frustrações mas também raiva nos jogadores.
Por isso, tenha certeza que o seu jogo funciona apropriadamente nas plataformas que quer transferir!
DARK SOULS 2 e 3
As sequências do jogo Dark Souls 2 e 3 foram melhores em todos os sentidos comparativamente a DS 1, os jogos funcionavam. Porém ainda tinham grandes problemas de portabilidade. Os comandos eram estranhos e os prompts continuavam os mesmos das versões console. Ou seja Quando algo aparecia na tela para se apertar algum botão sempre mostrava-se o botão do console e não o ligado ao teclado.
Ao construir sua portabilidade quer ter certeza de que o jogo possui uma boa tradução em seu menu visual e se traduz bem para a forma como os jogadores usam o teclado. Dark Souls 2 e 3 não tinham nenhum dos dois.
Para o jogo ser levemente ergonômico em sua usabilidade é preciso realocar boa parte das teclas de comando e ainda existe o problema de , bom, os prompts ainda mostram os botões do controle.
Resident Evil 4
Resident Evil 4 é outro jogo infame em seu port para computador. Não tinha suporte de mouse, os gráficos perdiam qualidade e a aplicação dos botões do mouse era tão terrível que jogar no PC era um pesadelo. E se você ajustasse as teclas de comando do teclado os eventos rápidos não mostravam o prompt! (Eventos que o jogo é cheio).
Quando fazendo a portabilidade para PC é importante saber que mouse é uma parte importantíssima! Saber como integrar o mouse ao jogo é essencial. Especialmente um jogo de precisão e tiro como RE 4.
Ter um bom mapeamento de teclas também é essencial, aliás, é uma das coisas mais importantes no geral. Se não for possível deve-se permitir aos jogadores alterar o mapeamento, como padrão.
Batman: Arkham Knight:
O maior problema deste port foi que era impossível rodar o jogo. O jogo foi otimizado para consoles, porém, pelo que parece, as empresas só pegaram o jogo e fizeram o mínimo possível para que ele rodasse em PC. Acabou que o jogo precisava de quantidades absurdas de RAM para rodar, além de problemas de frames constantes.
Seu jogo deve ser otimizado para a plataforma que irá ser aplicado.
CONCLUSÃO
Fazer um bom Port é um desafio para desenvolvedores, porém é necessário em um mundo dos games cada vez mais interconectado, (Afinal jogos que se conectam entre plataformas estão sendo bem comuns agora). Por isso, é bom lembrar dos comentários feitos.
Tenha um bom mapeamento de comandos no teclado
Lembre-se que o mouse é essencial, principalmente para jogos de precisão, mira e outras coisas.
O seu jogo deve funcionar o mais próximo possível.
E seu jogo deve ser otimizado para a plataforma que está sendo aplicada.
Neste artigo falamos sobre ports de console para PC por que raramente o port é do PC para o console. Porém os mesmos conceitos devem ser entendidos! Se você é um desenvolvedor autônomo ou trabalhando talvez seja algo a considerar para o futuro de seus games!