5 Crossovers dos Games que amamos!

Com certeza, se tem um evento que é maioria das vezes celebrado e adorado a todos, são os Crossovers!

Um Crossover é algo que pode ocorrer em qualquer tipo de mídia e obra do entretenimento, sendo em suma, um evento único, onde personagens de histórias, narrativas, e até mesmo universos diferentes se encontram, independente de como seja, seja unindo esses universos tão distintos, ou criando um próprio, que acomode esses personagens.

E bem, acredito que seja bem claro o motivo do porque os Crossovers não só são bem populares, como na maioria das vezes são muito bem recebidos, poder ver seus personagens favoritos juntos, ver como eles interagem entre si, e até mesmo a história que pode surgir desse encontro é realmente algo que pode agradar qualquer fã.

É claro que no mundo dos Games, os Crossovers também são bem presentes, na verdade, é até possível afirmar que alguns dos Crossovers mais famosos ocorreram por aqui, 

Marvel VS Capcom

E para começar, vamos falar de uma série de jogos Crossover que é lembrada com muito carinho pelos seus fãs até hoje, Marvel VS Capcom!

Na verdade, é possível afirmar que essa série não começou com o primeiro Marvel VS Capcom, mas sim de um jogo que foi lançado alguns anos antes, X-Men Children of The Atom, jogo da Capcom, que trazia de forma muito única e belíssima o mundo da incrível história de sucesso, os X-Men, para o mundo dos jogos de luta, de uma forma nunca vista antes.

Depois deste sucesso, veio ano seguinte a sua sequência, Marvel Super Heroes, que ao invés de trazer somente os personagens das histórias dos X-Men trouxe vários personagens dos quadrinhos da Marvel, como o Capitão América, Homem-Aranha, Homem De Ferro, entre outros, além de claro, alguns dos personagens do jogo anterior, como Wolverine e Psylocke, e eles estavam todos juntos por um bom motivo, já que a história deste jogo era claramente baseada na saga dos quadrinhos “Desafio Infinito”, onde os heróis se juntaram para derrotar Thanos, que apagou metade da vida no universo (Sim, foi essa a história que serviu como base para “Guerra Infinita” e Ultimato” anos depois!)

E então, só depois foi lançado o primeiro Crossover entre os personagens da editora de quadrinhos e da empresa de jogos, X-Men VS Street Fighter, que depois foi sucedido por Marvel Super Heroes VS Street Fighter, e depois finalmente, Marvel VS Capcom.

Não são poucos os motivos que os fãs adoram essa série até hoje, sendo os principais a acessibilidade, a jogabilidade rápida e totalmente intensa, sendo possível realizar ataques que cobrem até mesmo a tela inteira, o visual colorido e belíssimo, realmente fazendo jus ao mundo dos quadrinhos da Capcom e dos jogos da Marvel, e claro, a interação entre esses universos, já que ao concluir o jogo com determinado personagem, era possível ver cenas deles interagindo com os personagens da outra marca, sendo maioria dessas interações bem engraçadas.

Mas, infelizmente, a gente sabe como infelizmente essa história acaba, ou pelo menos até o momento, já que, mesmo com vários lançamentos incríveis nos últimos anos, o último jogo lançado nesta série, o Marvel VS Capcom Infinite, teve diversas escolhas questionáveis durante a sua produção, e o produto final realmente decepcionou a muitos que acompanhavam esses jogos de luta, culminando não só em um fracasso de vendas, como no fim da série até o momento, só nos resta esperar se algum dia veremos um novo jogo estrelado por esses dois mundos tão diferentes juntos, e se não, nada impede da Capcom trabalhar com outra empresa para continuar essa série, como havia feito antigamente com a Tatsunoko, lançando assim Tatsunoko VS Capcom para o Wii, já pensou como seria bem diferente, mas ainda sim bem interessante a Capcom trabalhando com outra marca diferente mas com o mesmo estilo único de jogo de luta?

Kingdom Hearts

Kingdom Hearts com certeza é um dos Crossovers mais conhecidos do mundo dos Games, seja pelos personagens, pela jogabilidade, ou até mesmo pela sua história, que mesmo sendo considerada bem complexa por muitos, ela é bem envolvente, divertida, e cheia de reviravoltas, sendo com certeza uma das mais intensas e emocionantes batalhas entre luz e trevas em um jogo.

Kingdom Hearts é uma franquia incrível, que mistura tanto a magia da Disney, com o estilo e enredo da série Final Fantasy, criando uma franquia única, que abraça bem os fãs dos dois times.

Kingdom Hearts em seu primeiro jogo conta principalmente a história de 3 jovens que viviam em Destiny Island, um trio composto pelo sempre alegre e confiante Sora, seu rival e melhor amigo Riku, e a doce e gentil Kairi, que após se separam, vivem uma grande jornada, que realmente seria bem maior do que todos esperavam.

E esse é só o começo de Kingdom Hearts, já que a narrativa, personagens, e todo o universo por trás dos jogos se expandem, e muito, tornando realmente uma série bem única e detalhada, com vários personagens interessantes, mundos mágicos incríveis e distintos, e momentos bem poderosos e tocantes, que com certeza podem fazer cair uma lágrima ou duas.

Além dessas qualidades, o visual dos jogos são bem únicos, dado não só ao visual já característicos e cheios de vida dos personagens e mundos da Disney, como também os personagens originais são muito bem estilosos, misturando bem o estilo mais cartunesco com todo o estilo típico dos traços de Tetsuya Nomura, o responsável pela franquia, além de que até mesmo alguns dos personagens da franquia Final Fantasy que aparecem surgem com visuais únicos, sendo também muito interessante a interação deles com os vários mundos.

E por fim, a jogabilidade dos jogos também é bem divertida, sendo alguns títulos mesmo considerados alguns dos melhores JRPGS de ação!

Se você não jogou, ou não conhecia a franquia Kingdom Hearts, recomendo que jogue, não deixe o medo da quantidade de títulos, ou sobre a fama da complexidade da série te intimidar! A história é realmente fantástica e mágica, e hoje mesmo não é tão difícil assim ver toda a jornada, já que atualmente é possível adquirir as remasterizações e compilações do jogo, além dos jogos mais recentes, que terminaram a primeira grande saga da franquia! 

Super Smash Bros

Agora, em uma lista dessas, não poderia faltar um dos maiores e mais celebrados Crossovers de todos os tempos, a franquia Super Smash Bros!

Super Smash Bros começou no antigo e amado por muitos Nintendo 64, trazendo pela primeira vez no console um jogo de luta diferente de tudo que se tinha na época!
Em Super Smash Bros, diferente dos jogos de luta comuns, para derrotar o seu adversário, não era necessário acabar com a vida dele, como eram nos jogos de luta comuns, ao invés disso, você tinha que literalmente expulsa-lo da arena onde a luta estava acontecendo, atacando ele para aumentar a porcentagem de dano, sendo possível lançar o inimigo bem longe com um golpe bem dado.

Mas claro que não foi só a jogabilidade diferentona que influenciou no sucesso do jogo, mas também os personagens! Nesta primeira edição, só era possível jogar com os personagens dos principais títulos da Nintendo na época, sendo eles os das franquias Mario, Kirby, The Legend Of Zelda, Star Fox, Metroid, Donkey Kong, F-Zero, e Earthbound, sendo essa uma das melhores escolhas, já que o jogo contou com um elenco incrível e já consagrado de personagens que eram amados pelos fãs, mas isso foi melhor ainda em sua sequência, Super Smash Bros Melee, que trouxe ainda mais novidades, personagens, franquias convidadas, cenários, e modos de jogo, além da jogabilidade re-balanceada, que foi tão consagrada pelos fãs que o título é jogado até hoje, vários anos após o seu lançamento oficial.

Já o terceiro jogo da série, Super Smash Bros Brawl, por mais que tenha algumas diferenças entre o seu antecessor, com certeza o seu maior destaque foi o seu modo história, The Subspace Emissary, que conta uma história realmente ótima, com cutscenes muito bem feitas estrelando os vários personagens da Nintendo e até mesmo fora dela! Já que os personagens convidados Solid Snake, da série Metal Gear, e Sonic, da franquia homônima, se juntaram ao elenco!

Mais tarde também não tiveram só um jogo, mas dois, Super Smash Bros For Wii U, é Super Smash Bros for 3DS, trazendo o jogo em versões diferentes, uma para o console de mesa da época, e outra para o portátil. Um dos destaques mais legais desse jogo foram as inclusões posteriores de vários personagens, alguns até mesmo a pedido de fãs, como Cloud De Final Fantasy VII (7) e Bayonetta, da série de mesmo nome.

Mas com certeza, o maior título da série até hoje é Super Smash Bros Ultimate, e acredite, ele faz jus ao nome, sendo com certeza o jogo com mais conteúdo de todos, já que, como as próprias campanhas publicitárias do jogo falavam, “Everyone is here!” (Todos estão aqui!), já que TODOS os personagens anteriores, e todos os cenários anteriores voltaram, mas não só isso, já que ainda hoje estão sendo lançados mais e mais personagens para o jogo, com as adições mais incríveis e inesperadas de todas, como Joker de Persona 5, Banjo e Kazooie, Terry Bogard de Fatal Fury, o Steve de Minecraft, e muito mais, não só quebrando várias barreiras do possível e imaginável para participar do jogo, já que não há mais limites para que marca ou franquia de jogos possa parecer e participar, como também consagrando a franquia como um dos maiores Crossovers do mundo dos games! Sinceramente, por mais que possa parecer estranho para alguns, acredito que nós devemos mesmo celebrar e agradecer ao Masahiro Sakurai, que não só já colocou a sua saúde em risco várias vezes para garantir o sucesso do jogo, mas também por ter conseguido realizar uma façanha tão grande assim, de verdade!

Lego Dimensions

Agora, vamos falar dos blocos de plástico favoritos! A Lego!

Lego Dimensions foi um jogo lançado junto com a própria coleção Lego Dimensions de colecionáveis, e a graça dessa coleção é que, ao conectar um aparelho ao jogo, é possível transferir os personagens das peças adquiridas na vida real para o jogo, fazendo assim com que a sua coleção ganhe vida dentro do Game.

Outra graça dessa ideia também foi o próprio Crossover em si, já que como as coleções eram baseadas em diferentes franquias e marcas da cultura Pop, era possível, por exemplo, ir a um cenário baseado no mundo dos Simpsons com personagens do Hora de Aventura, ou levar os personagens dos quadrinhos da DC para o mundo do Sonic, além de trazer alguns personagens de outras coleções e jogos da Lego, fazendo com que as opções sejam varias, lhe possibilitando brincar no jogo como quisesse.

Por fim, vários desses mundos continham suas próprias histórias únicas baseadas no mundo em que o jogador se encontra, como sempre, de forma totalmente bem humorada e divertida, no estilo dos jogos da Lego!

Acredito que hoje em dia seja um pouco mais difícil jogar esse jogo, já que não só é necessário o Game em si, como alguns colecionáveis para incrementar na diversão, resultando em uma experiência um pouco mais cara que a média, mas, se você tiver a oportunidade, vá atrás, com certeza irá se divertir!

Sonic e Sega All-Stars Racing

E por fim, para fechar essa lista, Sonic e Sega All-Stars Racing!

Pode parecer até estranho eu trazer uma série de jogos que não tem em si personagens de franquias de várias empresas diferentes, ou que causaram um impacto enorme com seu anúncio, mas acredite, essa série de jogos tem motivo sim para estar aqui!

E qual motivo é esse? Sonic e Sega All-Stars Racing, são jogos bem divertidos, onde Sonic e seus amigos competem com outros personagens clássicos de franquias da Sega, e aí está o destaque do Crossover, os personagens. 

É provável que um fãs mais recentes da Sega possam não se importar tanto, mas os personagens aqui não são só muito marcantes e clássicos, como também fizeram parte da história de jogos da Sega, fazendo desse jogo uma verdadeira homenagem. Boa parte dos personagens também não tiveram jogos novos a anos, como os personagens de Virtua Fighter, Nights into Dreams, Jet Set Radio, Skies Of Arcadia, entre vários outros, que marcaram aqueles que jogaram os jogos de suas franquias na época.

Por isso, acredito que esses jogos merecem o seu próprio destaque, por trazerem uma reunião dos vários ícones que marcaram, sendo praticamente uma celebração dos vários ícones criados pela Sega, e que participaram da história da mesma!

E sobre o jogo em si, eu sinceramente acho ele bem divertido, com vários detalhes e referências, além de alguns elementos bem únicos em comparação a outros jogos de corrida do tipo, tanto o primeiro jogo como o Transformed, que foi lançado alguns anos depois, valendo a pena serem jogados por qualquer fã da Sega, ou que acompanhou a marca nesses vários anos de existência.

 

E você? Quais são os seus Crossovers favoritos? Algum que você gosta ficou de fora? Conte para a gente!