É bem provável que você, assim como qualquer outra pessoa, não se interesse somente em Videogames, mas também em outras mídias de entretenimento, seja músicas, filmes, seriados, e etc, sendo que várias dessas mídias tem suas exclusividades e diferenciais, que torna cada experiência por meio delas únicas.
Porém, não é impossível para um produto ou marca de uma mídia específica, tentar invadir outra, como em Spin-Offs, participações especiais, narrativas transmídia, e muito mais. Mas dentre essas várias possibilidades de uma mídia participar de outra, há uma que normalmente não é tão bem vista sempre, as adaptações.
Como o nome indica, a adaptação é, de certa forma, uma maneira de fazer um produto de uma mídia se encaixar em outro formato, tentando ajustar e adequar esse produto para participar de outra forma de mídia, e dá para ver o porque normalmente os fãs não gostam muito disso, e não são poucos esses motivos.
Uma crítica que é bem comum por exemplo, é o fato de que, ao mudar alguns elementos e características do material original, o novo pode vir a não agradar os fãs que acompanham essa série e franquia, porque essas mudanças não só podem fazer com que o novo produto pareça muito diferente de sua origem, como também se mostra uma experiência bem diferente e menos “fiel” ao material original. Por outro lado, se esse mesmo produto não fizer alterações e ser muito fiel a sua origem, isso também pode ser um problema, já que não haveria praticamente motivo nenhum em ver essa adaptação se ela é similar demais e não mostra nenhuma experiência diferente ou novidades.
Contudo, mesmo com essa certa dificuldade, há sim adaptações que, acredito eu, conseguem sim chegar no equilíbrio, que conseguem não só serem diferentes o bastante do original para serem experiências únicas, como também mantém completamente a essência do produto original, e hoje, eu quero mostrar essas adaptações no mundo das animações!
E porque nas animações? Bem, sobre isso eu não posso mentir, admito que um dos motivos é pelo fato de que eu sou um fã e adoro animações e séries animadas, de diversos tipos, formatos, regiões, e dimensões diferentes.
Mas, eu acredito que no mundo das animações foi possível achar vários casos de bem sucedidos de boas adaptações de histórias do mundo dos Games, sendo esses casos cada vez mais presentes nos dias de hoje, com vários sucessos recentes, que valem a pena serem assistidos tanto por fãs dessas franquias de jogos, como também por quem não os conhece, servindo de porta de entrada.
Bom, então finalmente, sem mais delongas, e deixe-me te apresentar, 5 Adaptações animadas de Games que você precisa assistir!
Castlevania
Para começar, vamos falar sobre uma animação que com certeza surpreendeu bastante! Tanto os fãs dessa franquia de longa data da série de jogos, como também aqueles que até então não conheciam ou não tinham familiaridade com ela, Castlevania.
A história de Castlevania conta a história de Trevor Belmont, um homem da lendária casa dos Belmont, conhecida por serem especialista em derrotar os monstros conhecidos como “Criaturas da Noite”, figuras sombrias e assustadoras que estão matando os homens e destruindo tudo, a comando de Drácula que junto de seus subordinados, declararam guerra contra a humanidade, não só para tomarem o mundo dos homens, mas também por um motivo pessoal, de vingança contra os homens.
Durante a jornada, conhecemos além de Trevor, Sypha Belnades, uma Oradora conhecedora de poderes místicos, e o filho de Drácula, Adrian Tepes, conhecido como Alucard, que em nome de sua mãe, tenta impedir o pai.
Já do lado do próprio Drácula, também já outros personagens bem interessantes além do próprio, como a também vampira Carmilla, e os dois mestres de forja, Hector e Isaac, que mesmo sendo humanos, se mostram os mais fiéis a Drácula em sua busca de exterminar a raça humana.
São vários os motivos para que a animação de Castlevania não só seja um verdadeiro sucesso, como também um ótimo seriado, mesmo se você não for familiarizado com a série.
A animação, por mais que de certa forma adapte o jogo “Castlevania III: Dracula’s Curse”, não é nem um pouco necessário saber do que se trata o jogo ou a série, até mesmo porque essa adaptação dá uma ótima repaginada nos elementos e história do jogo, com versões próprias e únicas, diferentes das vistas no jogo de origem, como por exemplo o Alucard, que aqui está com uma aparência e personalidade bem mais próxima ao do jogo Castlevania: Symphony Of The Night, e o próprio Drácula aqui é um personagem bem mais profundo do que era visto nos jogos da franquia, com vários complexos e se tornando um personagem bem interessante.
Além disso, para completar, a parte técnica da série é belíssima, com uma trilha sonora ótima e um visual profundo, e claro, há várias referências e homenagens, que são de agradar qualquer fã da franquia de jogos.
Independente da sua experiência com Castlevania, eu altamente recomendo que você assista, você não vai se arrepender! Mas antes de começar, saiba que a série é para maiores de 18 Anos (+18), possuindo não só linguagem e temas fortes, como também bastante Gore e violência explícita, então tire as crianças da sala!
Persona 4 The Animation
Agora vamos ao outro lado do mundo e falar de um Anime que adapta um jogo, Persona 4 The Animation.
Persona 4 The Animation conta a história do protagonista Yu Narukami, um jovem que, devido ao trabalho de seus pais, que estão sempre ocupados, se muda para a pequena e simpática cidade de Inaba, morando com seu tio, Ryotaro Dojima e a sua prima, filha de Dojima, Nanako Dojima, além de frequentar a escola local Yasogami High School, onde conhece Yosuke Hanamura, Chie Satonaka e Yukiko Amagi, seus companheiros de classe.
Mas, o’que pareceria um ano tranquilo para Narukami na verdade se torna algo completamente diferente, com o surgimento de um misterioso Serial Killer que pendura suas vítimas e do surgimento de um mundo estranho dentro da TV, que é habitado por uma estranha figura chamada Teddie, e por várias sombras, além do aparecimento de uma estranha névoa na região, que aparentemente está relacionada a tudo isso.
Persona 4 The Animation em seu todo, é uma adaptação bem mais fiel e próxima ao seu jogo de origem, Shin Megami Tensei: Persona 4, e na verdade, pelo menos para mim, eu acredito que é esse o maior destaque de Persona 4 The Animation, ele é uma ótima adaptação, dando uma experiência bem próxima ao jogo original, mas também única!
Sim, como é de se esperar, a adaptação faz vários cortes da história e da experiência do jogo, o’que foi algo inevitável, não só por causa do novo formato, mas também parte da experiência de Persona 4 é como as suas escolhas e as suas ações influenciam no jogo, como você conversa e faz novas amizades pelos seus Social Links, como você explora o mundo da TV, e muito mais.
Mas em contrapartida, a adaptação faz algumas adições e alterações para de certa forma “compensar” essa perda. Um exemplo disso, é que não só boa parte dos Social Links estão presentes na animação, como também no início de cada episódio, Margareth, a assistente da Velvet Room, conta sobre esse personagem e sobre a sua Arcana, indicando assim a progressão dos laços de amizade de Yu.
Além disso, o próprio protagonista teve uma alteração que eu considero ótima! Em Persona 4, você pode nomear o protagonista como você quiser e você escolhe suas ações, até mesmo o’que e como você vai responder a determinados personagens e cenas em determinadas situações, às vezes até mesmo tornando ele aquele tipo de personagem “Calado” o’que é bem típico de RPGs japoneses, onde o objetivo é que o jogador se veja no personagem que está jogando.
Já no Anime, ao invés disso, Yu Narukami, por mais que seja sim um pouco quieto, tem uma participação em diálogos bem maior do que no jogo, e até mesmo ele tem uma personalidade própria, sendo um personagem focado e confiante, mas às vezes bem engraçado e um pouco estranho, fazendo comentários estranhos e engraçados de vez em quando, na verdade, alguns desses comentários são referências a escolhas de resposta no jogo, em especial as mais inusitadas, resultando em um Yu Narukami que é bem único e divertido de assistir.
Se você quer conhecer a história de Persona 4, mas não pode adquirir o jogo, ou porque você não gosta muito de Games, ou porque não tem como joga-lo, Persona 4 The Animation é uma boa animação, e se você já jogou o jogo, ele é um bom resumo dos eventos, com algumas adições e alterações que tornam a experiência um pouco diferente.
Ah, e só para não deixar de lado, há também outra animação de Persona 4, Persona 4 The Golden Animation, que adapta alguns dos eventos exclusivos do jogo Persona 4 Golden, com a adição da personagem Marie, e também adicionando outras cenas e momentos únicos da animação.
Mas saiba, diferente de Persona 4 The Animation, essa animação já espera que você conheça os personagens e toda a história, ou seja, ela é bem mais voltada aos fãs do jogo, não só podendo te dar Spoilers bem pesados da história principal, como também não sendo muito divertido e interessante se você não conhece nada de Persona 4, então só veja essa segunda animação se você já jogou o jogo, ou se viu o primeiro Anime.
Mortal Kombat Legends: A Vingança de Scorpion
Agora mais uma animação voltada para o público adulto, principalmente pela sua alta dose de Gore e violência, Mortal Kombat Legends: A Vingança de Scorpion ( Também conhecido pelo seu nome original, Mortal Kombat Legends: Scorpion’s Revenge.)
Você provavelmente já conhece essa franquia, mas caso não, Mortal Kombat conta a história da luta entre diversos reinos, mas no começo a história foca principalmente em Earthrealm, que seria o equivalente do nosso reino, e Outworld, um reino que está sempre em busca de possuir mais poder pela força e conquista, na tentativa de Shao Kahn em vencer o torneio Mortal Kombat 10 vezes, e assim, ter o direito de fundir o reino de Earthrealm para o dele, mais especificamente, o conquistando. Mas não seria uma tarefa tão fácil, já que, no décimo torneio, Raiden, o protetor de Earthrealm e deus do trovão, chamou 3 dos maiores artistas marciais da terra para representá-la no torneio, sendo eles Liu Kang, Sonya Blade, e Johnny Cage, para acabar de uma vez por todas os planos de Shao Kahn.
Conforme foram lançados mais jogos, a história foi se desenrolando cada vez mais, mais personagens importantes aparecem, e a história por trás de todo o Mortal Kombat é desenvolvida, além do surgimento de outras figuras perigosas, como Shinnok.
Mortal Kombat Legends: A Vingança de Scorpion é um filme animado que adapta os eventos do primeiro Mortal Kombat, mas de uma forma um pouco diferente. No filme, ao invés do foco principal ser o torneio em si, o foco é em Scorpion, mostrando o passado dele, de como ele perdeu a sua humanidade e se tornou quem é, as suas lutas, e muito mais sobre o personagem, além de claro, vermos os personagens clássicos da saga e sua participação no torneio que ocorre no primeiro jogo.
O filme, além de ser uma ótima adaptação, também traz várias referências ao jogo e a momentos marcantes da história, sendo muito bem divertida para quem é fã da série.
Mas, para mim um dos destaques não é só o ponto de vista da história pelo Scorpion, mas também a animação, com cenas de ação muito boas, lutas muito bem coreografadas, e muita violência e Gore, que são dignas de Mortal Kombat, sendo um filme considerado para maiores 18 Anos (+18), então não é muito recomendável assistir perto de crianças.
Fate/stay Night: Unlimited Blade Works
Agora, voltando ao mundo dos Animes, vamos falar de Fate!
“Mas pera aí, Fate? Não é aquela franquia enorme, com vários Animes, Mangás, Light Novels, e milhares de produtos licenciados?”
Sim, exatamente esse! Talvez alguns não saibam, mas o primeiro Fate, Fate/stay Night é uma adaptação de uma Visual Novel!
Assim como no material original, o protagonista da história é Shirou Emiya, um jovem adolescente que, por herança de seu pai adotivo que era um mago, treina e pratica o uso de magias, apesar de não ser muito bom nisso.
Mas, o destino de Shirou muda para sempre após ser escolhido para participar de uma grande guerra entre magos que estava marcada para acontecer em Fuyuki, a cidade onde mora, sendo essa guerra a Guerra do Santo Graal, onde 7 magos poderosos junto de seus servos, que são lendárias figuras históricas, lutam entre si para que, o único sobrevivente conquiste o Santo Graal, e possa realizar qualquer desejo possível e imaginável.
Na Visual Novel de Fate/stay Night, é possível escolher uma entre 3 rotas diferentes, baseadas nas outras 3 protagonistas da história, sendo possível seguir a rota Fate, que foca na personagem Saber, a Unlimited Blade Works, que foca em Rin Tohsaka, e a rota Heaven’s Feel, que foca em Sakura Matou, sendo que dependendo da rota que você seguir, a história muda drasticamente.
E bem, como é de se esperar, infelizmente como cada rota muda a história, seria impossível fazer uma adaptação direta das 3, então no caso, existem 3 adaptações diferentes.
Mas hoje, das 3 adaptações, eu venho indicar a Unlimited Blade Works, a rota que foca na Rin.
A adaptação animada desse arco é ótima em vários pontos, tanto na questão de fidelidade quanto em produção, e isso vale a pena citar aqui, já que os responsáveis pela animação desse arco foi a Ufotable, que se você é fã de Animes, você provavelmente já conhece esse estúdio e o trabalho deles, já que eles foram responsáveis pela adaptação animada de Kimetsu no Yaiba (também conhecido como Demon Slayer), que realmente dispensa apresentações.
Mas não só no quesito técnico o Anime é ótimo, já que a história representada nessa rota também é bem intensa e divertida, cheia de momentos marcantes e únicos, até mesmo engrandecendo e melhorando alguns momentos de forma que não era possível na Visual Novel, tanto é que essa rota é a favorita de muitos que conhecem o primeiro Fate.
Eu altamente recomendo você assistir Fate/stay Night: Unlimited Blade Works, vale muito a pena, principalmente se você gosta de Animes.
E também, caso você goste desse Anime, a Ufotable também adaptou, em formato de filmes, a rota Heaven’s Feel, pelo título Fate/stay Night: Heaven’s Feel, então caso tenha interesse, também vale muito a pena.
Pokémon Origins
E por fim, para fechar a lista, Pokémon Origins!
Provavelmente muitos de vocês conhecem o anime de Pokémon, ele não só marcou a infância de muitos jovens (e marca até hoje), mas também marcou uma geração inteira, e até hoje é um enorme sucesso.
Mas, talvez alguns não saibam, mas há outros Animes de Pokémon que não só não são protagonizados pela eterna dupla de Ash e Pikachu, mas também contam histórias diferentes e únicas, e esse é um desses vários Animes, Pokémon Origins.
Pokémon Origins, diferente da série de Anime principal e de enorme sucesso, é uma adaptação bem direta e fiel dos primeiros jogos da série, Pokémon Red e Green.
No anime,vemos alguns momentos bem marcantes da aventura de Red, um jovem que está em sua aventura para se tornar um mestre Pokémon, enfrentando vários líderes de Ginásio, a Team Rocket, e o seu rival Green.
Um detalhe bem importante e interessante sobre o Pokémon Origins é que, por mais que de fato ele seja uma adaptação dos primeiros jogos, ele não conta detalhadamente a história inteira, mas não se engane, porque isso não é um problema, já que o destaque é o foco do Anime não é necessariamente o de mostrar a jornada inteira de Red, mas sim, de mostrar os eventos mais marcantes, memoráveis e importantes de Pokémon Red e Green de uma forma diferente da que era possível no Game Boy, e faz isso muito bem, com uma animação ótima e bem divertida, cheia de referências e homenagens aos momentos mais marcantes do primeiro jogo, ou seja, Pokémon Origins é praticamente uma coletânea animada dos melhores momentos de Pokémon Red e Green, não só bem feita, mas também bem detalhada e fiel ao material original.
Outro detalhe presente que eu também gosto aqui é que, como em outras adaptações, há algumas mudanças leves que diferenciam o Anime e o tornam mais único em comparação com jogo original, como por exemplo o Red ser um personagem bem mais expressivo do que ele é na franquia, e também um momento bem surpreendente no último episódio.
Vale a pena citar aqui que, após essa animação, também foram lançadas outras séries de animações nesse estilo, que adaptam de forma mais única e bem detalhada os eventos dos jogos, como Pokémon Generations (que foi lançado por aqui como “Pokémon Gerações”) que mostra vários momentos de cada geração, e Pokémon Twilight Wings, que conta histórias dos personagens da geração Sword e Shield.
Se você é fã de Pokémon, especialmente da primeira geração e dos primeiros jogos, vale muito a pena assistir Pokémon Origins, não só pela nostalgia, mas também pela animação de excelente qualidade!
E então, essa é a lista até o momento, mas há várias outras adaptações animadas de excelente qualidade que não só já foram lançadas, mas que ainda serão!
Mas e você? Já assistiu alguma dessas animações? Gostou da lista? Achou que faltou alguma outra adaptação animada? Conte para nós nas redes sociais ou nos comentários, ficaremos felizes em ouvi-lo!