Olá leitores do NSV – Mundo Geek! Aqui quem escreve é o Vulpixs e desta vez vamos falar sobre jogos, porém daquele subgênero que passa despercebido por muitos, mas que ao jogar, não tem um que não se apegue. Afinal, estou falando de jogos rítmicos japoneses. Não sabe o que são? Então venha comigo.
Jogos rítmicos – O que são?
Estou certo que mesmo não sabendo, você aí de casa já deve ter jogado pelo menos um jogo rítmico na sua vida. Se este nome é estranho, pode ser que tenha ouvido falar como Jogo de Ritmo ou então do inglês Rhythm Game.
Para uma explicação rápida e simples, o jogo rítmico é um subgênero de jogos de ação que desafia a agilidade e o senso de ritmo da pessoa. O preciso a ser feito nestes jogos é apenas apertar o botão certo no tempo exato que a nota estiver caindo na sua tela. Parece simples na teoria, mas os níveis se diferem muito um do outro e acaba trazendo ótimos desafios para a sua mente e flexibilidade.
Dos mais famosos no ocidente, temos o Just Dance, Tap Tap e o Guitar Hero. Com estes três citados, creio que já deve estar tudo muito mais claro na mente de vocês. E hoje, não vim para falar deles, mas sim dos Rhythm Games famosos no Japão e disponível internacionalmente para os celulares e tablets iOS e Android. Portanto já pega aquela listinha que logo mostrarei alguns para !
Os jogos rítmicos no Japão são diferentes
Não é de hoje que os asiáticos são considerados uns mestres de jogos em relação com a música. Isso pode ser percebido facilmente quando se faz uma busca simples no youtube, de algum jogo rítmico japonês famoso (geralmente os Arcade de Game Center japonês). Sempre vai ter alguém detonando nas notas, e tanto você quanto eu se perguntado como ele faz isso?
A explicação do porquê japoneses e alguns outros asiáticos mandam tão bem nestes tipos de jogos não é explicado de forma cientifica, e sim com base na sua experiência e com o grande acervo de opções que ele pode explorar para aumentar os seus instintos e práticas no seu senso de ritmo.
Os famosos game centers do Japão mostram bem a variedade de jogos de ritmo que podem ser jogados e de tantas formas diferentes a serem exploradas. Caso esteja interessado em saber mais sobre os Game Centers no Japão, anteriormente, eu fiz estes textos aqui e aqui para que você possa entender melhor do assunto.
Chega de enrolação e vamos ao que vocês estão esperando, que são as indicações de jogos rítmicos japoneses!… Bom, são 3 da mesma empresa.
VOEZ
VOEZ é um jogo de ritmo desenvolvido pela empresa Rayark Games, lançado inicialmente em maio de 2016 para dispositivos iOS, enquanto uma versão Android do jogo foi preparada para sair 1 mês depois.Em março de 2017, foi anunciado que o jogo seria lançado para o mundo todo no Nintendo Switch pela editora de jogos Flyhigh Works.
VOEZ chega após grandes sucessos de sua desenvolvedora com os jogos Cytus e Deemo. O jogo tem disponibilidade gratuita no iOS e Android, mas com opções de compras de pacotes para explorar ainda mais outras músicas que fazem colaborações com outros jogos rítmicos de sua desenvolvedora.
A história: Chelsea, a protagonista do jogo, é uma garota que adora interpretar e cantar. Devido a um evento inesperado, ela e seus colegas da escola Lan Kong High decidem seguir seus sonhos recíprocos que leva ao início de sua banda VOEZ. Com o tempo, eles enfrentam obstáculos e enfrentam dificuldades juntos, dedicando-se completamente à prática da música para que o mundo possa ouvir as suas voez vozes.
Baixar no iOS / Baixar no Android
Confira mais do jogo no trailer:
Cytus
Cytus é a série de jogos que mais se popularizou na época de lançamento destes jogos com foco em música. Ele se difere muito do que é conhecido como Rhythm Game justamente por desconfigurar totalmente do padrão da época.
Ao invés de concentrar seus dedos na espera da nota chegar até o local dos seus dedos, Cytus te fazia totalmente o contrário. Aqui, em Cytus, é você quem precisa chegar até a nota no tempo certo, enquanto segue uma faixa que sobe e desce por vários pontos presentes na tela.
Cytus foi inicialmente desenvolvido para dispositivos iOS e Android, em 2012. O jogo foi o maior sucesso da Rayark Inc. alcançando o #1 da categoria música na APP Store. O Cytus carrega mais de 200 músicas em dois níveis de dificuldade: Fácil e MUITOOOOO DIFÍCILLLLLL. Assim como a maioria dos jogos rítmicos, nem todas as músicas em seu arsenal estão a sua disposição. boa parte deles vêm em pacotes consumíveis.
Devido ao grande sucesso do jogo, no início de 2018, a Rayark Inc. desenvolveu em a sequência de seu jogo com novas 292 músicas de qualidade por vários artistas. Com 1 ano se passando desde Cytus II, a desenvolvedora resolveu explorar outros ares para o Cytus, produzindo a versão de Nintendo Switch, com o Cytus α (Cytus Alfa).
Cytus – História: Num futuro distante, os únicos seres conscientes do mundo são os robôs. Eles são o último remanescente do espírito humano. No entanto, a humanidade não está morta. Existe tecnologia capaz de transferir memórias para esses robôs. Mas com espaço limitado, novas memórias substituirão gradualmente as antigas. Para impedir que as emoções nas memórias humanas desapareçam, os robôs recorreram a converter as emoções em música e armazená-las em um lugar chamado Cytus. Os robôs usam essas músicas para experimentar a emoção humana e sonhar que existem almas em cada uma delas…
Cytus II – História: As plataformas de internet interconectadas tornaram-se mais substanciais do que qualquer país ou empresa. Os seres humanos redefiniram a “rede” e como interagimos com ela. À medida que a tecnologia se desenvolve, o mundo virtual agora é capaz de substituir o real. Usando um dispositivo instalado atrás da orelha, agora os humanos podem sincronizar facilmente com o mundo virtual. Assim, a vida agora é completamente diferente dos séculos passados. O centro dessa mudança é o espaço virtual da Internet – cyTus, a maior cidade virtual do mundo. No mundo real, é um servidor gigante localizado na estratosfera e alimentado por energia solar. No mundo virtual, é um lugar onde 70% da população da Terra está vivendo sua segunda vida.
Comprar Cytus no iOS (R$9,70) / Baixar Cytus no Android (Grátis)
Baixar Cytus II no iOS (Grátis) / Comprar Cytus II no Android (R$7,49)
Confira mais dos jogos nos trailers:
Deemo
Deemo é um jogo de ritmo musical similar a um piano, desenvolvido em 2013 pela Rayark Games. O nome se traduz em ”melodias das árvores”. Ele apresenta uma história em andamento que é desbloqueada durante o jogo, conforme vai jogando as músicas. Atualmente, existem 350 músicas e três modos de jogo e 9 níveis de velocidade para cada uma delas. As músicas apresentadas no jogo se utiliza de feedback instrumental real para piano.
O jogo é literalmente focado em notas de piano e se torna muito bonito, agradável e prazeroso para os fãs do instrumento musical. O jogo teve um grande sucesso com o seu público não só por causa das músicas e do seu estilo de jogo, mas também com a sua história cativante ao abordar o mistério de uma garota, um pianista misterioso e uma árvore que cresce conforme o avanço da história.
História de Deemo: Deemo é um personagem místico que vive na solidão dentro de um castelo. Em um dia, uma garota cai do céu, sem ao menos saber quem é de onde vem. Para ajudar a menina a voltar ao seu “mundo”, Deemo percebe que uma árvore continua crescendo em cima do piano sempre que a toca. À medida que o jogador continua a crescer a árvore durante o jogo, a história é desbloqueada gradualmente junto do mistério a ser revelado.
Comprar Deemo no iOS ($1.99) / Baixar Deemo no Android(Grátis)
Vale mencionar que Deemo 2 deve ser disponibilizado em breve na APP Stpre e no Google play.
Confira mais do jogo no trailer:
E um bônus de uma das melhores músicas desse jogo – Wings of Piano, por V.K.
E é isso, pessoal. Espero que tenha sido boas dicas para vocês, e deixe um feedback nos comentários caso tenha começado a jogar algum destes aqui!