10 Fatos e Curiosidades interessantes sobre Persona 4

Olá, tudo bem? Vamos falar hoje sobre Persona 4, o jogo de RPG da Atlus que, mesmo sua primeira versão tendo sido lançada a anos atrás, para o Playstation 2, ainda faz um enorme sucesso e cativa jogadores até os dias de hoje. E não é para menos, quem jogou adora os seus personagens carismáticos, sua história cheia de mistérios e suspense, e até mesmo a sua jogabilidade viciante, sendo essas apenas algumas das qualidades que podem ser atribuídas ao título, ele é ótimo, e se você quiser saber mais, a gente até mesmo fez uma análise do seu último lançamento, a versão de Persona 4 Golden para a Steam, aqui na NSV Mundo Geek.

Mas mesmo com toda essas qualidades e fama, ainda há alguns detalhes interessantes sobre o jogo e dos seus bastidores que valem a pena serem comentadas, e para isso estou aqui.

Hoje, quero apresentar para vocês 10 curiosidades e fatos interessantes sobre Persona 4!

Mas vou avisando algumas delas contém leves spoilers, por mais que eu tenha feito o possível para evitar eles, então estejam avisados!

Espero que gostem!

Aviso antes do jogo

Bom, para começar, vamos falar sobre um detalhe simples, mas que foi cortado para o lançamento do jogo.

Alguns anos depois do lançamento do jogo original, Persona 4, fãs acharam dentro do jogo, um texto que não foi utilizado na versão final do jogo, que pede aos jogadores não entregar Spoilers ou detalhes do final do jogo para outros jogadores, ela diz o seguinte:

“Even if you have any clues about the criminal`s identity, please keep them to yourself. 

Yours clues or theories may deprive others of the fun of discovering the story for themselves.

Besides… The truth you find…

…May not be the real truth.”

(Tradução:  “Mesmo que você tenha alguma ideia sobre a identidade do criminoso, por favor mantenha elas com você.

 Suas pistas ou teorias podem tirar a diversão dos outros de descobrir a história por conta própria.

Afinal… A verdade que você encontrar…

…Pode não ser a real verdade.”)

É curioso o fato de que essa mensagem não apareceu no jogo, principalmente porque anos depois uma mensagem similar apareceu em Persona 5, mas com um significado diferente. Antes de começar a história de Persona 5, o jogo afirma que ele é uma obra de ficção, e que qualquer semelhança com a realidade é uma mera coincidência, e caso você não aceite essa mensagem, você não poderá jogá-lo ou ver sua história..

Relações com Jojo’s Bizarre Adventure

Se você é fã de animes e mangás japoneses, principalmente da série Jojo’s Bizarre Adventure, já deve ter cruzado a sua mente algumas similaridades entre o mangá e o jogo, principalmente sobre a parte 4 de Jojo, e não é a toa, em ambas as obras os protagonistas estão atrás de um serial killer e em ambas as histórias se passam em uma cidade do interior do Japão, além de outros detalhes da parte 3 de Jojo, como a presença de espíritos guardiões, e das cartas de Tarot, que eram usadas para nomear as Stands, os poderes da parte 3 em diante.

Na verdade, isso não é por acaso, porque em entrevistas com o diretor de arte da série Persona, Kazuma Kaneko, e o Hirohiko Araki, autor de Jojo, o diretor afirma que a série de mangás teve sim influencia nos jogos, desde “Revelations: Persona”, o primeiro jogo da série Persona.

Também vale ressaltar aqui uma curiosidade bem legal, no jogo Persona Q, que é um Spin-off onde os personagens de Persona 3 e 4 se encontram, há uma cutscene onde os personagens de Persona 4 fazem várias das poses marcantes do mangá de Araki.

Você poderia namorar … o Yosuke?

Em persona 4, é possível fazer com que o protagonista do jogo tenha relações românticas com várias garotas no jogo, mas não seria necessariamente somente com as garotas.

Fãs encontraram em Persona 4, resquícios de uma possível opção de romance com Yosuke, o parceiro e amigo mais próximo do protagonista do jogo. Um exemplo desses resquícios são os áudios, tanto em inglês como em japonês, em que Yosuke confessa seu amor ao protagonista.

Mas caso você tenha ficado triste em não poder ter um namoro com Yosuke, saiba que nem tudo está perdido! Sim, fãs recentemente estão fazendo um Mod na versão mais recente do jogo, o Persona 4 Golden para Steam, em que é possível namorar o personagem, e por mais que ainda esteja em progresso, fãs já estão ficando empolgados com a possibilidade.

Mudanças nos personagens

Falando em detalhes que não foram para o final do jogo, vamos falar sobre algumas das mudanças que os personagens sofreram em seu processo de criação, principalmente as mais drásticas.

Vamos começar por um dos mais queridos pelos fãs, Kanji Tatsumi

Em documentos sobre os visuais do jogo, é bem perceptível que Kanji teria não só uma aparência mais madura, como até mesmo aparentava mais velho. Também é possível ver que um detalhe que foi mantido em Kanji desde as primeiras artes, é a relação do personagem com alguns traços visuais relacionados à música, e isso é perceptível em Kanji hoje em dia, que possui alguns elementos do Rock, como uma atitude que pode ser categorizada como delinquente para os outros, e uma Persona de cor preta com um esqueleto desenhado.

Outra mudança também drástica é perceptível em outra personagem, Naoto Shirogane.

Em documentos, é notável que o personagem Naoto foi alterado, em artes conceituais, Naoto era notavelmente do sexo masculino, e aparentemente, seria comum para o personagem ser confundido com uma garota. Isso também é interessante porque, assim como em Kanji, elementos do personagem foi mantido, sendo no caso de Naoto, foi mantido o conceito do gênero do personagem ser um mistério para os outros ao seu redor.

Por fim, uma personagem que foi uma das mais mudadas, a Rise Kujikawa.

Rise nos projetos da personagem, foi considerada como uma personagem jogável, sendo uma delinquente que usaria como arma correntes e cordas. Isso foi mudado por diversos motivos, mas aparentemente, o principal foi porque Kanji já cumpria o papel de “delinquente” do time, deixando Rise uma personagem redundante, logo, eles mudaram ela, a tornando em uma idol de sucesso.

É possível ler… “Crepúsculo”?

Sim! Ou melhor, quase.

Em Persona 4, é possível ler vários livros, para aumentar ou melhorar diversas características do personagem ao ler livros, e um deles é considerado curioso, principalmente porque muitos o consideram uma referência ou sátira a série de livros “Crepúsculo”, de Stephenie Meyer.

O livro de chama “Witch Detective”, e ao ler o livro, é dada essa descrição:

“A ploddingly-written romantic comedy about a girl on her first day of school in a new town. Vampires are involved.”

(Tradução: “Uma forte comédia romântica sobre uma garota em seu primeiro dia de escola em uma nova cidade. Vampiros estão envolvidos”)

O interessante e de certa forma engraçado é quando você continua lendo o livro, e surge a mensagem.

“… The content of this book was almost physically painful for you to read.”

(Tradução: “…O conteúdo desse livro foi quase fisicamente doloroso para você ler”)

É possível ligar a Midnight Channel?

Sim! É possível! Quer dizer, mais ou menos.

Essa é uma curiosidade bem legal que é desconhecida, mas, se você acessar o menu “TV Listings” durante o período entre a meia-noite e a 1h da manhã, aparecerá um canal que só surge a esse período. Ao selecionar esse canal, é possível interagir com o Teddie, que afirma estar fazendo o seu próprio show no canal.

Referências a outros jogos e mídias

Persona 4 faz diversas referências a outros jogos e mídias de entretenimento,  e algumas delas são em momentos marcantes da história, então eu vou citar só algumas aqui, fazendo o possível para evitar Spoilers, então eu peço mil desculpas se algumas parecerem muito vagas, mas eu de fato não quero estragar a experiência falando muito do contexto em que essas situações ocorrem.

Em uma das situações do jogo, se o Teddie estiver disponível no momento, ele irá dizer “Hold on there, Sensei! It’s dangerous to go alone! Take me!” (Tradução: “Espere um pouco ai, Sensei! É perigoso ir sozinho! Me leve!”), sendo essa fala uma referência a famosa fala do primeiro The Legend of Zelda, “It’s dangerous to go alone! Take this!” (Tradução: “É perigoso ir sozinho! Me isto!”)

Ao explorar o mundo da TV, se você ir em um lugar onde não devia em um momento específico da história, Yosuke irá dizer “Our princess is in another castle dude.” (Tradução: Nossa princesa está em outro castelo cara”), sendo essa uma referência a famosa frase do jogo Super Mario Bros “Thank you Mario! But our princess is in another castle!” (Tradução: Obrigado Mario! Mas a nossa princesa está em outro castelo!”)

O jogo possui várias referências ao jogo anterior, Persona 3, como o calendário em seu quarto, a possibilidade de desbloquear as roupas da Gekkoukan High, escola dos protagonistas de Persona 3, e até mesmo momentos na história fazem menções ao jogo.

É possível pegar várias estátuas no jogo para decorar o seu quarto, e boa parte delas são algumas de suas Personas, que também são alguns dos demônios da série Shin Megami Tensei e os seus vários Spin-offs (Como Persona 4, que é um Spin-off de Shin Megami Tensei).  Além deles, é possível adquirir vários Model Kits, mas há dois, um verde e um vermelho, que fazem referencia as unidades do Principado de Zeon, os Zaku, da série Gundam.

Chie, em uma de suas comemorações de vitoria fala “Don`t think, feel”, (Tradução: “Não pense, sinta”) que é uma fala do astro das artes marciais e dos filmes de Kung-Fu, Bruce Lee, no filme “Enter the Dragon” (Que ficou conhecido aqui como ” Operação Dragão) .

Outra referencia que a Chie faz, é que sua Persona usa uma macacão amarelo muito similar tanto ao de Bruce Lee, como a de Beatrix Kodo, de Kill Bill, Chie também pode obter essa roupa para ela usar em Persona 4 Golden.

É possível adquirir um sabre de luz no jogo,  similar ao que é  visto na série de filmes Star Wars, ele se chama Light Sword, e é descrita como ” A strange sword with  a blade made of light. Makes a distinct sound when swung” (Tradução: Uma estranha espada feita com uma lamina de luz. Faz um som distinto quando balançada”) para adquirir o item, é necessário completar uma Side Quest opcional durante a campanha.

Por fim, há um inimigo no jogo que possui aparência muito similar aos personagens 3D Dot Game Heroes, também da Atlus.

“Fsteak?”

Por fim, para fechar o quadro de referências, essa é uma que eu acredito que vale a pena destacar.

No começo do jogo, em uma das conversas na Social Link da nova personagem, a Marie, é possível que, dependendo da sua resposta a pergunta, porque a comida se chama “Steak”, ela irá responder que a resposta não faz sentido, e que a comida deveria se chamar “Fsteak”.

Por mais que possa parecer estranho a primeira vista, essa é uma referência a série de quadrinhos da Hiimdaisy, série de quadrinhos essa que ficou bem popular entre os fãs de Persona 4 pelo seu humor.

Acredito que essa referência mereça destaque porque, diferente das outras, que fazem referência a outros produtos, essa faz referência a uma piada feita por fãs, que se espalhou na comunidade de Persona, e foi muito legal a Atlus ter feito referência a essa piada.

 As sequências de Persona 4

Caso você não saiba, a história dos personagens de Persona 4 não acabou depois do jogo original, ela teve sequência em outros títulos, com personagens e aventuras novas, sendo eles os jogos de luta Persona 4 Arena, Persona 4 Arena Ultimax, e o jogo de ritmo Persona 4 Dancing All Night.

Persona 4 em outras mídias

Por fim, para fechar, a história e o universo de Persona 4 não ficou limitado somente aos videogames, na verdade, houve diversas adaptações e continuações, como uma série de mangás, dois animes, e até mesmo um musical, além de um sequência em light novel, que conta uma história solo da personagem Naoto Shirogane, anos depois dos eventos de Persona 4.