A bolotinha cor de rosa mais querida entre os nintendistas (porque é a única, mas não dá pra negar o carisma do cara) possui vários jogos, mas não é todo dia que recebemos jogos gratuitos desta fofura, e por isso, não dá pra Ignorar Super Kirby Clash, um jogo gratuito para Nintendo Switch.
Desenvolvido pela Hal laboratory, e distribuído nas Eshops de Nintendo Switch, o jogo chegou em 2019 e trás um mundo paralelo ao que estamos acostumados a ver em jogos do Kirby. Desta vez estamos em Dream Kingdom, não há apenas um Kirby, mas vários, e vamos unir forças para tentar impedir inimigos que ameaçam a paz deste mundo. O jogo possui um estilo de RPG, com personagens divididos em classes, são Hammer lord, Beam mage, Blade hero e Doctor Healmore, e é possível trocar de classe sempre que desejar.
Como é esperando de um RPG, você entrará em diversas quests e a cada uma delas haverá um inimigo ou mais, é necessário derrotar estes inimigos para ganhar XP e subir de nível, a cada nível desbloqueado, novas armas, itens oh melhorias são desbloqueados. O game possui uma cidadela e é lá que avançamos para as quests, nesta vila é possível comprar melhorias e itens, também é lá que é possível trazer seus amiibos para o jogo, e com eles você desbloqueia mais itens.
Itens específicos ajudam classes específicas, mas aqui não há a tradicional “árvore de habilidades” para desbloquear e avançar com o tempo, mas cada classe tem seu papel no jogo e são cruciais para enfrentar determinados inimigos, você escolherá o time de sua escolha, se vai com 4 hammer lords ou com um integrante de cada classe, a escolha é sua e impactará muito sua equipe, assim, seu time pode ser extremamente efetivo contra um inimigo, mas tornar as batalhas ridículamente mais longas contra outro inimigo, ou ser totalmente ineficiente contra outro tipo de inimigo. As batalhas possuem contagem regressiva, ao derrotar o adversário em um determinado período de tempo, você conseguirá uma medalha de Ouro, Prata ou Bronze.
As classes são bem distintas entre si, e isso deixa bem claro que cada um ali possui sua função específica, e não é apenas um Kirby de cor diferente. o Doctor Healmore ajudará seu time com várias opções de cura durante a batalha e ataca de longe, causando pouco dano, Blade hero é a classe mais veloz e também dá um dano bem considerável, sendo provavelmente o melhor para ataques, o Hammer lord é o personagem mais lento, e ao contrário dos outros kirbies citados, foca mais no combate corpo a corpo, ele compensa essa lentidão com sua força bruta, gerando muito dano, e por último, mas não menos importante, Beam Mage, que atacará sempre a distância, não gera muito dano, mas frequentemente é capaz de paralisar seu adversário, e deixá-lo inativo por um turno.
A diversão é garantida, sozinho ou no multiplayer, você deverá pensar muito em suas estratégias antes de entrar em combate, caso não apareça mais ninguém para jogar com você, a IA do jogo irá lhe fazer companhia, e a partir deste ponto o que realmente importa é como você monta suas equipes e distribui seus itens. Cada time será comporto de 4 kirbies, para alguns chefes é interessante mantes um de cada classe, mas para outros, uma determinada classe pode ser inútil, então descobrir a melhor combinação de times e itens faz parte da aventura, mantendo o sistema RPG efetivo e amigável para iniciantes do gênero.
Os cenários do jogo não são tão distintos e criativos como os vistos em jogos principais de Kirby, mas todos tem seu charme e detalhes que os diferenciam, de maneira geral são bem bonitos e coloridos, a arte é basicamente idêntica ao que vimos em Kirby Star allies, mas não possui chefes tão criativos quanto os vistos em Star Allies. A sonoplastia também é agradável, não necessariamente memorável ou surpreendente, mas faz seu trabalho ao ambientar bem as fases e acompanhar o ritmo do jogo.
Super Kirby Clash é um jogo divertido que aproveita bem conceitos básicos do RPG, se você está procurando um RPG complexo, este não é o jogo para você. As mudanças de equipe são cruciais para o progresso e isso lhe obrigará a experimentar novas combinações, e tanto no modo solo ou multiplayer, o jogo bonito, fluido, bem animado, e principalmente: Divertido.