Nessa semana, vou falar sobre um filme de um dos meus diretores favoritos. O novo filme de Makoto Shinkai, Tenki no ko (em inglês “Wheatering with You” e em português traduzido para “O Tempo com Você”). O filme estreou no Japão em 19 de julho de 2019 e ainda não chegou ao alcance do público brasileiro, já que ainda não foi lançado nos cinemas por aqui.
Escrito e dirigido por Makoto Shinkai e produzido pela CoMix Wave films, a mesma produtora de Kimi no na wa (ou Your name), de 2016, O Tempo com Você se passa durante o período de grandes chuvas no Japão e conta a história de um menino de 16 anos, Hodaka Morishima, que muda-se para Tóquio, fugindo de casa. Lá ele conhece uma menina órfã chamada Hina Amano que acaba de perder a mãe e mora sozinha com seu irmão mais novo, Nagisa. Hina é uma garota que adquiri uma habilidade peculiar, controlar o tempo, fazendo uma oração, chamando assim o sol e parando temporariamente a chuva no local aonde ela está. Isso acontece desde o dia em que sua mãe vem a falecer. A menina tinha como desejo que as chuvas parassem para que elas tivessem uma última memória juntas. Hina segue um facho de luz que brilha em cima de um prédio e, ao subir no topo desse prédio, ela vê um Torii (símbolo japonês que significa a passagem do mundano para o sagrado) e ao rezar atravessando ele, Hina faz com que a chuva pare.
Enquanto isso, Hodaka tem dificuldades em se manter em Tóquio até que consegue um estágio com um escritor chamado Reisuke Suga, e acaba conhecendo também Natsumi, que trabalha junto de Reisuke na mesma companhia. Nessa companhia, eles escrevem sobre assuntos curiosos, como, por exemplo, lendas urbanas. Em um de seus primeiros trabalhos, Hodaka entrevista pessoas que falam sobre a existência de “garotas-sol”, assim como “garotas-chuva”, que seriam meninas que conseguem controlar o tempo. Nessas idas e vindas, Hodaka acaba conhecendo Hina, uma legítima “garota-sol”.
Como sendo um filme de Makoto Shinkai, já era de se esperar uma animação deslumbrante, assim como em todos os seus filmes, e não seria diferente em O Tempo com Você. Cada cena é linda e rica em detalhes, o diretor tem um talento em fazer coisas simples ficarem ainda mais belas, e o character design também é muito bom. Assim como em Your Name, onde o tema central é a lenda do “fio vermelho do destino” que liga as pessoas, o roteiro de O Tempo com Você também tem como inspiração lendas japonesas.
A história das garotas-sol e a ligação de Hina com o céu é muito bem desenvolvida no filme, porém, senti falta de um pouco de desenvolvimento entre os personagens principais, Hodaka e Hina, e o sentimento que os dois passam a nutrir um pelo outro, o que faz a relação deles parecer um pouco apressada. Algo nesse filme que é diferente dos outros filmes do Makoto Shinkai é o tom mais sombrio que algumas cenas possuem, como quando Hodaka encontra uma arma e usa-a para se defender. A trilha sonora fica por conta da banda RADWIMPS, a mesma que fez a trilha de Your Name, e as músicas são maravilhosas, com destaque para Is there still anything that love can do? que é a canção tema do filme.
Uma curiosidade é o fato de que Mitsuha e Taki, personagens de Your name, fazerem uma pequena aparição em O Tempo com Você, o que nos mostra que os dois filmes tem uma conexão, mas não é necessário ver um filme para entender o outro. A Editora JBC (que também publicou os mangás de Your Name) anunciou que trará para o Brasil tanto o mangá de O Tempo com Você quanto a light novel, com datas de lançamento ainda a serem divulgadas.