Olá, como você está? Sabe que dia é hoje né? Sim, dia da mentira, dia do sorteio da Copa do Mundo de 2022, dia da review de Sonic 2: O filme e principalmente, o dia em que estamos juntos há dois anos aqui no NSV Mundo Geek.
Sim, poderia ser mentira, mas não é. Exatamente dois anos atrás ia ao ar meu primeiro texto, Metal Gear Solid V: The Phantom Pain, que deixo aqui inclusive caso você queira ler. Desde então, são 92 textos, com o de hoje, dois anos de experiência incríveis e muita bagagem adquirida.
Isso significa que virá mais coisas por aí? Bom, enquanto eu tiver você ai do outro lado, gostando do conteúdo, passando a palavras do NSV para o próximo, você sabe qual é a resposta. Do fundo do meu coração, obrigado a todos que fizeram e continuam fazendo parte da minha história no NSV Mundo Geek.
Mas vamos ao que interessa! Durante essa semana, fomos convidados pela Paramount Brasil para acompanhar Sonic 2: O filme que terá seu lançamento oficial em solos BR’s na próxima semana, dia 7 de Abril e claro que vou comentar com vocês, sem spoilers, sobre essa experiência.
História
Sem muito rodeio, a história de Sonic 2: O filme está basicamente em seus trailers, a volta do Eggman/Robotinik, o Knuckles vindo até a terra para enfretar o Sonic, e principalmente a Esmeralda Mestra.
Tudo para você fã mais hardcore do ouriço delirar em questão de plot durante o filme. Obviamente não vou entrar em detalhes, por mais tentador que seja. Porém, tá meio claro que os jogos não vão seguir à risca a cronologia dos jogos, até por isso, o diretor Jeff Fowler já mandou avisar que não vai seguir a ordem e sim, pegar elementos de vários jogos e transformar em histórias “originais”, por assim dizer.
Isso me agrada. Você pega o material original, coloca a lore lá e faz funcionar. Esse é o maior acerto desse filme. O primeiro fez sucesso, vamos expandir a história e dar o próximo passo.
O pior acerto pra mim, é de longe o núcleo totalmente descartável dos humanos, em especial o que ato que antecede o final. Nossa, que maçante. Ok, tem todo um contexto de família ali para o Sonic e todo um papo do personagem do James Marsden sobre responsabilidades para o Sonic que é compreensível. Mas, sem muito spoilers, a cena do casamento, é algo assim que beira aquelas comédias bem bobas do começo dos anos 2000.
Personagens
E por falar em personagens, não vou me falar do núcleo humano, exceto Jim Carrey. Eu gostei da atuação de como Eggman novamente, ainda que ele esteja no automático com os seus trejeitos, caras e bocas que pelo menos pra mim, em certos momentos incomodaram. Mas, compro a ideia dele de fato ser um vilão extravagante, fazendo o contraponto do Sonic.
Tails e Knuckles são as principais adições nesse filme, já que um tem como objetivo encontrar seu maior fã e tentar salvar ele de uma ameaça e Knuckles com seu motivo para vir até a terra em busca do Sonic, algo que remete de imediato o primeiro filme.
Os dois, com suas personalidades que foram precisamente tiradas dos jogos. O Knuckles inclusive, é de longe o personagem que você mais dá risada no filme, pelo seu jeito brutamontes de resolver simples coisas como, apertar a mão de alguém, sério, é muito bom.
Visual e Trilha Sonora
Não vou mentir, por alguns momentos, em especial o visual do Tails me incomodou quando a câmera focava muito perto do seu rosto, me parecia meio estranho, mesmo que de longe você compra a ideia de que aquele bichinho fofo poderia existir na real.
Mas tirando isso, visualmente o filme funciona bem, em especial no terceiro ato onde tudo é um show de referências e coisas incríveis.
Já na trilha sonora, tirando alguns momentos em que musiquinhas pop’s eram colocadas, eu me diverti bastante. Mas eu me questiono se havia a necessidade de ter uma cena de dança nesse filme, enfim, você tire suas próprias conclusões.
Vale a pena o filme, Luiz?
Essa é uma pergunta clássica né? E sim, vale muuuuito a pena ver Sonic 2: O filme. De uma forma geral, esse filme deixa um gosto de que pode não ser o melhor filme do mundo, mas é feito com um carinho e uma dedicação maravilhosa por parte da produção. Eu realmente quero mais filmes, sai desse com a sensação, o terceiro já tá logo ali?
Então, eu não tenho medo de falar isso, mas, Sonic 2, bem como foi o primeiro, é a melhor adaptação de um game para as telonas, e que continue assim. Tudo o que você queria ver num filme de Sonic, e preciso dizer, o filme contém uma cena pós-crédito, portanto, espere.