Minari é um filme americano escrito e dirigido por Lee Isaac Chung. O roteiro é baseado em sua própria experiência de vida morando na zona rural do Arkansas. Estrelado por Steven Yeun, Han Ye-ri, Alan Kim, Noel Kate Cho, Youn Yuh-jung e Will Patton.
Na história, uma família sul-coreana se muda para o interior em uma área rural durante os anos 80. O objetivo é transformar a área em uma fazenda para que esse seja o sustento da família.
Minari foi indicado a vários Oscars, premiando a atriz Youn Yuh-Jung na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante.
O SONHO AMERICANO
Minari pode ser considerado um filme “parado”, os acontecimentos são lentos, bem como é a vida da família. Jacob (Steven Yeun) e Monica (Han Ye-ri) se mudaram da Coréia do Sul para os Estados Unidos com a intenção de melhorar de vida. Com um novo objetivo, a família toda se muda para a zona rural. Primeiramente, Monica não está certa das decisões do marido, mas vai levando a vida como pode.
Além disso, todos passam por alguma dificuldade. Jacob quer provar que consegue ser um marido e pai melhor. Monica tem dificuldades em expressar o que quer, colocando os outros acima dela mesma. Já o menino David tem um problema de coração. As relações claramente estão abaladas pelas dificuldades que eles enfrentam.
O filme é, então, além de uma busca pelo sonho americano, como também a busca pela superação. Vários problemas são colocados no caminho da família e é se mantendo juntos que eles conseguirão superar os obstáculos. Demora um pouco, porém, para que os personagens percebam isso.
A BUSCA POR UM LAR
A sensibilidade do filme é cativante. Percebe-se que o diretor tem um carinho grande por sua história. É algo notável na sua forma de explorar seu roteiro. Apesar de ser sobre uma família coreana, Minari é em sua essência, uma história humana. Ela pode cativar tanto coreanos, quanto americanos ou qualquer pessoa de qualquer nacionalidade.
A busca por um lar, um lugar aonde sejamos aceitos é algo universal. É interessante notar que o filme é em sua maior parte falado em coreano. Além de falar em coreano, vemos todos da família tendo suas dificuldades de se adaptar a esse novo lugar. Cada um lida de formas diferentes com o que vai acontecendo.
Monica é quem tem mais dificuldades de falar inglês. Ela é muito ligada a sua cultura, tanto que ela pergunta sobre outros coreanos da região. Ao mesmo tempo que quer manter suas raízes, ela também quer fazer desse novo lugar o seu lar. Ela se adapta a outras crenças, como quando ela insiste em ir a igreja.
Jacob tem facilidade de lidar com outros americanos, se encaixando bem nesse novo lugar, mas tem dificuldades de realizar o que quer. David é quem mais fala em inglês, já que é o mais novo. As dificuldades que ele passa são devido a sua condição e também as diferenças físicas que as outras crianças veem nele. Enquanto isso, sua irmã, se adapta a todos, fazendo as vontades da família e cuidando dele.
O que muda a dinâmica da família é a chegada da vovó Soon-ja.
MINARI E A CULTURA
Além da direção, fotografia, trilha sonora e a atuação de Steven Yeun, o grande destaque é a Youn Yuh-Jung. A atriz rouba a cena e é um ponto de virada no filme. É ela traz ainda mais das tradições de volta para a família. Ela que causa um desconforto em David, que acha que ela não é uma avó de verdade.
Ela traz suas tradições e vem de uma história de sofrimento, pois perdeu o marido na Guerra da Coreia. Mas fora isso, ela não aquela típica senhorinha asiática. Soon-ja é desbocada, não sabe cozinhar nem assar biscoitos, algo que David pede para que ela faça. Ela quebra as expectativas do garoto e as nossas.
Algo importante no filme é o seu nome. Minari é uma planta típica da Coreia do Sul. Soon-ja traz algumas mudas da planta e escolhe um lugar aonde plantá-las. Ela se tornará muito importante ao fim do filme.
As adversidades vão colocando a prova a família toda, mas é interessante de notar que através das dificuldades é que cada um vai se expressando mais. David vai entendendo melhor sua avó e cria uma forte ligação com ela. Monica consegue dizer finalmente como se sente para Jacob. David começa a se recuperar de sua doença. E o mais importante acontece para o fim do filme.
Depois de passar por um derrame, a vovó fica muitas vezes fora de si, o que leva a ela causar um incêndio que destrói a colheita de Jacob. É uma tragédia, mas uma tragédia que evita uma ainda maior. No meio do perigo, Jacob deixa de lado sua obsessão pela plantação e salva Monica do meio do fogo. David, vendo sua avó caminhar sem rumo, corre atrás dela, deixando de lado o medo de correr. É, inclusive, a cena mais emotiva do filme e aonde a atuação de Youn Yuh-Jung brilha. Ela foi de uma personagem cheia de personalidade para uma pessoa com o olhar perdido.
No fim toda essa tragédia ajuda a família a se aproximar de novo. Monica aparentemente decide ficar com Jacob na fazenda e ele e David encontram a plantação de Minari. Além da planta ser uma representação da Coreia, ela significa também um recomeço e a adaptabilidade em frente as dificuldades. David e Jacob começam a colher a planta e isso dá uma sensação de recomeços.