Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore – A Experiência

Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore

Recebemos o convite da Warner Bros. Pictures para acompanhar o terceiro filme da franquia estrelada por Newt Scamander, e é sobre Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore que vamos falar hoje. Portanto, pegue a sua varinha, sua mala e vem comigo nesse texto.  

Ah, bom lembrar que esse texto pode conter SPOILERS da história, depois não diz que não AVISEI! 

História

Como todos já sabem, todos os filmes que eu já vi pelo NSV Mundo Geek, eu vou com o intuito de me divertir. E foi o que aconteceu nesse filme. Mesmo a história sendo mais fraca que as anteriores e talvez nem tão focada na diversidade de animais como os anteriores, eu me diverti.  

É completamente compreensível que nessa altura do campeonato, já é sabido pelo público que o foco da franquia vai mais para o embate entre Dumbledore e Grindelwald, que aqui teve seu primeiro round, do que o foco nas criaturinhas fantásticas. O que só me gerou a dúvida se realmente o “Animais Fantásticos” deveria se manter no título, já que na prática, o foco está se tornando outra coisa.  

Mas tudo bem, consigo relevar isso, mas é complicado enfiar três importantes arcos dentro de uma história só. Afinal, o filme precisa continuar a história confusa, de seu anterior sobre Credence, interpretado por Ezra Miller. Quais serão os passos de Dumbledore em relação à Grindelwald e claro, os animais fantásticos, ainda que esses dois eixos se encontrem logo no começo do filme.  

Para terminar de falar sobre a história em si, eu gostei do jeito que foi conduzida. Ainda que a passos lentos, eu entendi completamente a premissa de que “ninguém pode saber de tudo”, já que era um elemento narrativo importante para um acontecimento logo no início do filme.  

O que me deixou instigado durante a jornada do “Time do Bem” em busca de cumprir seu objetivo. Aquela velha sensação de saber quem será o responsável por tal feito, me deixou bastante imerso dentro do último ato e fiquei bastante satisfeito com o resultado ao longo dos 142 minutos de filme. 

Personagens 

Em Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore se resume aos personagens e seus papéis em tela (às vezes nem tão em tela assim) O que eu posso dizer do Dumbledore do Jude Law por exemplo? É fantástico, o cara simplesmente consegue me convencer que anos após essa história, ele será aquele o Bruxo mais respeitado de todos, se ainda não é.  

Newt Scamander, do Eddie Redmayne também entrega tudo, principalmente quando algo envolve ter que mexer com a sua mala ou seus Pokém, não pera, bichinhos fantásticos.  

Mas nenhum desses personagens, e outros que estão no filme me ganharam mais que Eulallie Hucks (Jéssica Williams) e Jacob (Dan Fogler). Sério, é uma dupla que funciona tão bem durante o filme que você quer abraçar os dois fortemente ao final. São as melhores coisas desse filme em termos de atuação.  

Já não posso dizer o mesmo de Grindelwald (Mads Mikkelsen) e Credence (Ezra Miller). Diferentemente dos outros filmes, eu não senti ameaça em nenhum dos dois ao longo desse filme. Eu olhava pra Credence e dizia “Puts, que garotinho chato e sem carisma hein?” e Grindelwald parecia ser mais um desposta sem sal, diferente da loucura demostrada no filme anterior. Não me pegou.

Visual e Trilha Sonora 

Aqui eu vou ser bem direto. Eu fiquei besta já no primeiro e no segundo, nesse não poderia ser diferente de como os efeitos especiais desse filme são de tirar o chapéu. Você sente que as criaturas realmente podem existir, é uma loucura de beleza cada criaturinha desse filme. E só pra deixar claro, não tente fazer a técnica da mímica em caranguejos de verdade, pode ser que não dê certo (mas que é hilário, é). 

Sobre a trilha sonora eu tenho uma única ressalva, eu não me lembro de os filmes anteriores apelar tanto para a trilha original de Harry Potter, ou, trechos dela, como aqui. Claro que marca o status do mundo mágico criado pela controversa J.K. Rowling. Tirando esse ponto, tá tudo certo.  

E chegamos naquele momento que vocês tanto gostam (ou não).

Luiz, Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledor é tão animal e fantástico assim? 

Num é tanto assim, mas é mais fantástico do que animal. Eu sai do cinema bem feliz com o resultado. Claramente, como disse acima, ele é o mais “fraco” dos três já lançados até hoje. Eu entendo que tem todo o plot do Dumbledore e Grindelwald, mas eu queria ter visto mais criaturas fantásticas, sabe?  

Preciso deixar muito claro, que eu fiquei feliz demais de ver uma atriz brasileira em um filme dessa proporção, a Maria Fernanda Cândido é uma das atrizes de sua geração, mais brilhante que existe e nesse filme, até pela personagem ela brilha em qualquer aparição dela em tela.  

Eu vou entender que não gostar desse filme, mas eu o encaro como aquele meio do caminho necessário um pouco longo para se encaminhar para um filme de saga potencialmente grandioso. E que nos próximos, mais criaturas fantásticas tomem mais tempo de tela do que os humanos.  

Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore estreia dia 14 de Abril nos cinemas de todo o Brasil 

Notas  
Diversão: 5/5 
Fotografia: 5/5 
Som: 5/5 
Roteiro: 3/5 
Nota Geral: 4/5