Olá jovens do NSV – Mundo Geek! Aqui é o Vulpixs para mais um texto sobre a cultura japonesa. Desta vez vamos conversar sobre Tatami, famosos tapetes tradicionais do Japão. Tenho certeza de que a maioria aqui já viram ou ouviram falar deles, mas será que conhecem o suficiente?
Tatami – Os tapetes tradicionais
Em algumas casas japonesas, o piso é revestido por um tipo de tapete de palha fina e especial chamada de Tatami. Este tipo de tapete vem de uma cultura muito tradicional e de centenas de anos atrás, além de manter toda uma cultura regrada por volta deste piso. Muitas das vezes, o tatami é encontrado nos Washitsu, que na tradução literal é algo como “quartos tradicionais japoneses“. Hoje em dia é muito comum que ao menos um cômodo da casa seja revestido com Tatamis, porém, antigamente somente os nobres e ricos tinham condições de ter um piso revestido já que era considerado como uma luxuosidade e demonstração de ostentação.
O tatami é tão cultural pro país que alguns costumes precisam ser seguidos quando se está em uma sala tradicional. Durante uma conversa formal, os presentes tem de necessariamente estar sentado sob as suas pernas. No Japão, esta posição é conhecido como seiza. Agora, para quem não está acostumado a permanecer na postura seiza em um tatami, sentirá muito incômodo, adormecimento e dor na região do joelho, já que os materiais sejam um pouco desconfortáveis para a posição.
A importância da medida de um Tatami
Se tornou tão habitual o uso do tatami nas residências, que hoje algumas casas não são medidas em m² (metros quadrados) e sim pela quantidade de tatamis dentro de um cômodo. A medida só é possível de ser calculada por ter um padrão determinado à ser seguido. Em seus formatos, existem dois tipos: O comprido na escala de 2:1, onde a sua altura sempre terá de ser o dobro da largura; e outro tipo é na escala de 1:1, com a altura e a largura na mesma medida.
Além de formatos padronizados, também existem quatro tipos de tamanhos para os tatamis. Confira aqui os seus nomes e suas medidas:
- Tatami Kyouma: 191,0cm X 95,5cm
- Tatami ChuuKyouma: 182,0cm X 91,0cm (Padrão)
- Tatami Edoma: 176,0cm X 87,8cm
- Tatami Danchima: 170,0cm X 85cm
Não somente em tipos de tamanhos, também se padroniza dois diferentes modos de se instalar um tatami em um cômodo. Eles são: Shuugijiki, para residências e locais comuns; e Bushuugijiki para locais com realizações de eventos formais e culturais, como por exemplo uma sala funerária. Na mais casual, Shuugijiki, os tatamis são encaixados de uma forma com que nenhum tapete se alinhe com o outro em um único ponto, e o padrão de montagem muda de acordo com a quantidade de tatame colocado no cômodo. No caso do Bushuugijiki, todos os Tatamis ficam alinhados para que evite más superstições. Confira as montagens padrões pela quantidade de Tatamis.
O tatami se origina da Era Heian, de 794 d.C. a 1185 d.C. , mas só no período de Kamakura entre os anos 1.185 até 1.333, foi introduzido para as realezas e outros mais ricos com boas condições de mantê-los, e popularizou no período Muramochi (1336 – 1573) chegando para a maioria das casas e estabelecimentos, os tornando essenciais para o comodismo e até para o lazer das pessoas daquela época.
Todo tatami passa pelo mesmo processo e partes indispensáveis para sua finalização. Atualmente o piso é formado por três partes: Doko, Omote e Fuchi.
- Doko é a parte interior do tatami, que nos dias atuais se usa muito de polpa de madeira, poliestireno (pela flexibilidade) e outros como palhas comprensadas. Antigamente, os tatamis eram feitos apenas com palha de arroz comprensada, por isso tinham uma má durabilidade e pouca resistência.
- Omote é a parte da frente/superfície de um tatami. É a parte do tecido que fica para fora e é formada por cânhamo (planta) ou fios de algodão como urdidura de tecelagem.
- Fuchi é a borda de todo o tatami, servindo para esconder todas as juntas da tecelagem e com a finalidade de dar um acabamento para o piso, além de deixa-los mais bonitos.
Em algumas curiosidades sobre o tatami, temos o seu modo de limpeza e durabilidade. É dispensável qualquer tipo de limpeza na qual se jogue água ou qualquer outro tipo de líquido, pois ele pode encharcar e criar mal cheiro. O recomendável é que utilize um aspirador de pó ou um pano umedecido. Quanto a durabilidade de um tatami pode variar de acordo com o cuidado que se teve com o piso, mas tende a durar por pelo menos 6 ou 7 anos. Algumas das vezes é possível que se vire o tatami e reutilize, caso não esteja com muito desgaste na parte inferior.
Os tatamis de locais em que se praticam lutas de artes marciais do tipo como: Judo, Karatê, Aikido e Jiu-Jitsu, tem um padrão e caracteristicas que diferem de um tatami comum. Eles são chamados de Judô Tatami, com uma consistência mais elaborada e firme, além de ser trabalhada para que na colisão com o piso, o corpo não sinta tanto o impacto.
Para quem gosta de anime, The Tatami Galaxy é um anime com 11 episódios, animado pela MADHOUSE, consiste em apresentar uma trama com romance, mistério e um pouco de comédia, enquanto mostram mais sobre o tatami. Para quem quiser mais informações, siga o link aqui.
Enfim pessoal, este foi mais um texto sobre a cultura japonesa. Gostaram? Restou alguma dúvida? Quer sugerir um próximo tema? Comente aqui em baixo!