Olá leitores supersticiosos do NSV – Mundo Geek! Aqui é o Vulpixs para mais um texto sobre o Japão. Desta vez vamos abordar sobre as superstições japonesas de coisas que trazem azar.
Superstição no Japão
Você acredita em superstição? Sim? Não? Pois os japoneses acreditam muito. O país nipônico sempre foi muito supersticioso, desde centenas de anos atrás. Não somente para o azar, mas as das sortes também rolam muito por aqui, embora seja em uma escala muito menor.
Algumas superstições são tão “fortes” que o próprio Japão tenta evitar ao máximo fazer algo no seu dia a dia que acabe relacionando ou algo que envolva tal superstição azarada. Claro que tudo isso vem das suas crenças religiosas ligadas ao budismo e ao xintoísmo, afinal eles acreditam muito em seres sobrenaturais e acham que estes mesmos iriam lhe causar algum mal.
Uma curiosidade é que os dois maiores números de azar no Japão são o 4 e o 9 (4 + 9 = 13), e 13 é o número do azar para os ocidentais. Curioso, não?
Superstições com os números
Existem várias superstições de azar que envolva números. São tantas e tantos os motivos que você acaba se perguntando “sério mesmo Japão? Precisa de tudo isto?“. Mas eu não estou aqui para julgar a cultura deles ou tentar achar alguma explicação científica para o mesmo, o que eu quero neste texto é trazer informações. Desta forma, vamos a alguns deles.
- O maior medo dos japoneses com os números é o 4, pois em japonês, este número pode ser lido como “quatro” ou também como “morte” ( 死 – SHI). Por causa disto, existem até alguns prédios que pulam o 4º andar, o elevador simplesmente passa do 3º andar para o 5º. Ou hotéis que não existem o quarto número 4.
- 42. quarenta e dois no japão pode ser lido também como “shini” que significa morte, mas com um linguajar mais completo.
- O caso do número 9 é pouco conhecido. No Japonês podemos pronunciar tal número como “KU“. Os japoneses explicam que “ku” pode ser uma abreviação da palavra “KUrushimi” (Sofrimento).
- Até o 43 que em japonês pode ser lido como “shisan” que no português é traduzido para “natimorta”, quando um feto morre dentro da barriga de uma grávida ou quando o bebê morre no parto. No Japão, eles dão o 43 como o nascimento dos mortos.
Achou estranho? Pois ainda não acabou. Reza uma superstição que se você soluçar 100 vezes seguidas, você falecerá. Outra mais estranhas ainda é que ter relações sexuais no dia 01 e dia 15 do calendário lunar pode te trazer azar (ahn… oi?).
Superstições de mães
Sabe quando sua mãe te falava quando você era criança “desvira o chinelo senão sua mãe vai morrer” ou “não passa por baixo da escada ou você não vai crescer mais” — pois aqui no Japão também temos algumas delas. Existem milhões delas, porém listarei das que eu conseguir lembrar.
- Nunca coloque o espelho do seu quarto apontado para a sua cama, pois os espíritos estarão refletidos nele, ou seja, para sua cama. E assim ele pode roubar a sua alma.
- Cortar a unha de noite dá azar.
- Não escreva o seu nome com uma tinta vermelha, você estará encurtando o seu tempo de vida e chamando a morte para perto de você.
- No ocidente, se deparar com gato preto dá azar (ou pelo menos é o que dizem). No Japão, a mesma coisa acontece se for com corvo, muito mais se ele sair voando para dar uma bicada na sua cabeça. (Receber uma bicada de um corvo não é nada legal).
- Dormir depois de comer te fará ter pesadelos e pode te transformar em uma vaca.
- Avistar uma aranha de dia te trará sorte, mas se for de noite… Adivinha?
- Deixar arroz sobrar no prato pode te deixar cego. Essa superstição com certeza foi criado pra aquela criança que fazia frescura pra terminar todo o seu almoço.
- Assobiar de noite te trará azar e é um sinal para a entrada dos maus espíritos em sua casa.
- Dormir com a cabeça apontada pra o norte, ou no caso arqueada para cima te trará a morte. Afinal, os mortos são enterrados com a cabeça apontado para o norte (no Japão)
Terminar uma lista com 4 ou com 9 te trará azar, portanto estamos terminando esta lista com 10. Engraçado que eu terminei a lista do tópico anterior exatamente com 4 itens.
“Não tenham medo, fantasmas não machucam”
A superstição do Monte Fuji
Sabe aquele vulcão famoso chamado de Monte Fuji, que fica no Japão? Pois é. Existem algumas superstições que se ligam a ele. A maior delas é o fato de que nunca se deve se subir no Monte Fuji em vezes pares. Ou seja, se você subiu 2 vezes, tem que ir uma terceira vez. Se subiu 38 vezes, tem que subir a trigésima nona vez. Um pouco estranho, bem mais que manter o volume da televisão no múltiplo de 5. Eu sei muito bem que você é supersticioso ou tem TOC faz isso.
Inclusive nós temos aqui no NSV, uma matéria falando do próprio Monte Fuji, para acessar a matéria, clique aqui
Enfim pessoas, eu vou ficando por aqui e quem sabe eu traga algum texto falando sobre as superstições da sorte. Comentem aqui em baixo sobre o que vocês querem saber deste país do sol nascente!