A Prime Video, serviço de streaming da Amazon, está cada vez mais ganhando seu espaço e trazendo ao público inúmeras produções audiovisuais que vem chamando a atenção do público e crítica. Sound of Metal (traduzido como O Som do Silêncio) é uma dessas produções, sendo inclusive indicado a vários prêmios. O filme é do gênero drama, foi dirigido e co-escrito por Darius Marder e protagonizado por Riz Ahmed e Olivia Cooke.
Na história, Riz Ahmed vive Ruben Stone, um baterista que viaja fazendo turnês com sua namorada, Lou (Olivia Cooke). Os dois formam uma banda juntos, vivem dentro de um trailer e são um casal totalmente apaixonado, mesmo com as dificuldades que cada um enfrentou e enfrenta durante a vida. O filme abre logo com um show da dupla e é energética do início ao fim, passando bem o estilo de Ruben e Lou e o quão em sincronia os dois se encontram. Tudo vai bem e a dupla faz sucesso, até que um dia Ruben acorda sem conseguir ouvir direito. Ele vai ao médico e este lhe diz que não há o que fazer e a única possível solução seria uma cirurgia bem cara. Ruben descobre que não terá de volta a audição que já perdeu e que logo ele a perderia totalmente. A partir daí, vemos a corrida de Ruben para conseguir uma solução.
Temos aqui um personagem que não aceita de jeito nenhum esse “empecilho” coloca em seu caminho. Ruben é um personagem que já passou por muitas dificuldades e as superou, mas, desta vez, a perda da audição lhe tira uma das coisas que ele tem de mais precioso: a música. A perda da audição significa a perda dessa força que o carrega, essa eletricidade que parece o manter vivo enquanto ele toca.
Ruben tenta manter as aparências, mas, durante um show, ele passa mal e acaba falando para a namorada que não está ouvindo nada. Lou consegue o contato de uma pessoa e os dois encontram um centro de acolhimento, aonde pessoas que possuem alguma dependência química e são surdos vivem. Assim Lou consegue com que Ruben fique nesse lugar para se manter sóbrio e aprender a lidar com essa perda.
É interessante que o filme ilustra os cinco estágios da perda: negação/isolamento, raiva, barganha, depressão e aceitação. Ruben passa por todos essas fases durante o filme. No começo ele nega que o problema exista e tenta continuar tocando como se nada estivesse acontecendo. Logo depois vem a raiva, quando Ruben começa a ficar revoltado com a situação e Lou teme até que ele viesse a machucar a si mesmo. A barganha, quando Ruben tenta de qualquer forma se livrar do problema, mas sem encará-lo de frente. Depois a depressão, que ele só consegue enfrentar graças as pessoas da comunidade aonde ele passa a viver. Até que ele chega na aceitação, mas para isso ele ainda comete erros e ainda assim trata a surdez como uma coisa que precisa ser consertada.
O que mais se destaca no filme, além da atuação principal de Riz Ahmed, é o som. Tanto a ausência dele quanto sua utilização. O som é uma forma narrativa, quase um personagem. Já que vemos toda a história pela perspectiva de nosso protagonista, o som acompanha ele. Tudo fica silencioso para ilustrar a perda de audição de Ruben, mas se manifesta após um tempo para que possamos saber o que está acontecendo e o que está sendo dito. Ruben evolui muito no seu processo de aceitação, mas ela não vem fácil. Mais para o fim, Ruben faz a cirurgia, mas acaba não se adaptando bem, até que ele decide tirar o aparelho na cena final e fica, finalmente, em paz com o silêncio.
Sound of Metal é um filme que fala principalmente sobre aceitação, assim como o amigo de Ruben que o ajudou no processo diz: não vemos a surdez como uma deficiência, algo a ser consertado. Ao fim no filme, Ruben finalmente percebe isso e parece estar em paz com sua perda, aceitando o silêncio como parte dele.