SetList: Beck, uma escola de rock

Salve salve, eu sou o Raul e a partir desta semana vamos conhecer e destrinchar as principais músicas do mundo dos animes, na coluna Setlist, e para começar bem, sejam bem vindos ao maravilhoso mundo auditivo do anime Beck uma verdadeira escola de rock.

Beck é um anime com gêneros Comédia, Musical e Drama que estreou na TV Tokyo em Março de 2005, com 26 episódios animados pela Madhouse. O anime para TV é uma adaptação do mangá de Harold Sakuishi, publicado pela Shounen Magazine entre Fevereiro de 1999 à Maio de 2008, totalizando 34 volumes.

©Madhouse

Enredo:
Yukio Tanaka, apelidado de Koyuki por Izumi, sua amiga de infância, é um garoto japonês de 14 anos que tem uma vida monótona, pois é tímido e nada popular em sua escola. Sua vida começa a mudar quando espanta alguns garotos que estavam maltratando um cachorro (pouco comum, diga-se de passagem) com o nome de Beck e, consequentemente, acaba conhecendo o seu dono, Ryuusuke Minami. Ryuusuke Minami, o fenomenal guitarrista da banda Serial Mama, é um rapaz de 16 anos que voltou há pouco tempo de Nova York, onde viveu um bom tempo. Por isso, ele age mais como norte-americano do que como japonês. Na América, Ryuusuke foi influenciado por um amigo músico Eddie, que no momento presente possui uma banda conhecida mundialmente como Dying Breed (DyBre). No ano passado, Ryuusuke e Eddie tinham feito uma promessa de tocarem juntos novamente. Ryuusuke, na verdade voltou para o japão meio fugindo, pois a guitarra que ele possui é muito famosa por lá, e é conhecida pelo nome de Lucille. Na América, Ryuusuke e Eddie roubavam carros para se divertir, até que um dia roubaram o carro errado. Dentro do carro estava Lucille, a guitarra, e Beck o cachorro. Então, Ryuusuke levou Beck e a guitarra dizendo que ia continuar o legado de Sonny Boy. Só que descobriram que Lucille está com Ryuusuke, no Japão, e Leon Sykes, sobrinho de John Lee Davis (o verdadeiro dono de Lucille) e dono de uma grande gravadora, foi para o Japão pegar Lucille de volta e acabar com a vida de Ryuusuke. Então Ryuusuke influencia Koyuki a tocar guitarra emprestando uma guitarra a ele para ele aprender, mas coisas desastrosas acontecem fazendo os dois brigarem. Apesar de tudo, eles voltam a ser amigos e Koyuki aprende a tocar, entrando com seu amigo de escola Saku, na nova banda de Ryuusuke, chamada Beck, o nome do cachorro, além de Chiba no vocal e Taira, um dos melhores baixistas da cidade, mas descobrem que Koyuki canta bem e ele acaba dividindo os vocais em músicas com Chiba, apesar de que em algumas canções eles cantam individualmente. A banda Beck vive muitas aventuras em seus shows, suas turnes e shows em festivais, fazem eles conseguirem sucesso com o tempo. Koyuki também gosta da irmã de Ryuusuke, mas a influência artistica que a garota recebe de pessoas famosas torna tudo realmente dificil para Koyuki.

Dito isso, se prepare para um mundo repleto de solos guitarra e músicas inspiradas principalmente no Hardcore independente dos anos 1990/2000.

©Madhouse

Beat Crusaders – Hit in the USA

Opening e talvez uma das músicas mais icônicas do anime que descreve com clareza a pegada de Beck, com guitarras que abusam do overdrive levando um peso maravilhoso para a música, além de linhas de bateria que demonstram que a banda tem muita pegada. O hit nos mostra claramente as referencias à bandas de Hardcore Californiano como Green Day e principalmente Offspring.

Beat Crusaders – Moon On The Water

Uma das canções mais bonitas de todo anime, que mesmo tendo violões folk extremamente melódicos, demonstra uma intensa força provinda principalmente do impostamento vocal.

Beck – Face

Pop Rock muito bem construido com guitarras extremamente melódicas e uma cozinha (bateria e baixo) fantásticos que dão peso e tom  a música. O vocal também não fica para trás, pois o mesmo capta e transmite todo sentimento da letra.

©Madhouse

Beck – Like A Foojin

Neste hit podemos encontrar uma bela diversidade musical nas diversas mudanças de efeitos e pegadas das guitarras, nas vozes aplicadas e em uma cozinha perfeita. Não posso deixar de citar o solo de guitarra que é de emocionar.

Beck – By Her

Som que uma pegada que lembra muito Rage Against the Machine, posso até imaginar Tom Morello a tocando. Música muito bem executada, com o peso que o rock tem que ter e um vocal com pegada.

E aí curtiu esta lista? Quer mais? Então comente o seu anime preferido para que possa aparecer nos próximos Setlists. Tchau!!!