Olá jovens do NSV – Mundo Geek! Aqui é o Vulpixs para mais um texto sobre a cultura japonesa. Desta vez vamos falar de dois deuses da mitologia japonesa e xintoísta, Raijin e Fuujin. Conhece algum deles? Não? Então venha comigo!
Raijin e Fuujin, os Deuses da Tempestade & a Mitologia Xintoísta
No Kojiki, o mais antigo livro japonês explica a existência de duas grandes divindades que representam a tempestade na crença xintoísta e também na mitologia japonesa. Em sua mitologia, de um lado temos o Raijin, Deus do trovão; e do outro temos Fuujin, Deus do vento. Junto de Amaterasu, a Deusa do sol, estas divindades formam a trindade soberana e criadora do mundo por serem responsáveis pelo clima do universo. Amaterasu dando a vida através do sol, Fuujin trazendo os ventos, e consequentemente os raios e trovões eram trazidos pelo poderoso Raijin.
Os dois deuses da tempestade são muitas vezes descritos como seres robustos, com chifres e com uma aparência muito similar a de um demônio, que foram capturados pelo exército celestial por se opor e se rebelarem a vontade de Buda. Ao serem capturados, foram convertidos e obrigados a trabalhar para o céu, sendo os mensageiros dos trovões e dos ventos.
Raijin: O Deus do Trovão
Raijin é conhecido como o Deus do trovão, raio e tempestade. Sua aparência é similar a um demônio vermelho, com chifres curtos, dentes e garras afiadas e um corpo robusto. Sua principal característica é o item divino que carrega em suas costas. O Raijin possui alguns tambores ao redor de seu corpo que ao toca-los, ondas de trovões e raios são produzidos conforme a intensidade de sua batida. São destes tambores que provêm toda a sua força monstruosa e aterrorizante e muitas vezes é representado junto do símbolo Tomoe (muito parecido com o Sharingan dos Uchiha, do mangá Naruto), utilizado pelos samurais.
O nome Raijin (雷神) deriva dos dois kanjis 雷 -Rai (trovão) e 神 – Jin (Deus), formando assim a palavra e divindade Deus do Trovão. Além do nome Raijin, também é citado como Kaminari-sama (Senhor/Mestre dos Raios), Raiden-sama (Rai “trovão”, Den “eletricidade”; Senhor dos trovões e da energia), ou Yakuza no Ikazuchi no Kami (Divindade dos 8 trovões, por causa de seus 8 tambores).
O Deus Raijin é acompanhado de sua besta Raijuu, representado por um lobo azul ou branco, um gato, um tanuki ou uma doninha, segundo a mitologia japonesa. É uma fera que segue as vontades do Deus Raijin e seu rugido se assimila ao estrondo de uma trovoada. O engraçado é que tanto Raijin quanto Raijuu são conhecidos por ser devoradores de umbigos humanos. Até então, existe a superstição dos pais dizerem aos seus filhos que escondam o umbigo durante uma tempestade.
Fuujin: O Deus do Vento
Fuujin é dito como o Deus dos ventos, das tempestades, dos redemoinhos e dos furacões. Sua aparência é praticamente a mesma de Raijin, só que com uma cor esverdeada. Seu item divino é descrito junto de um saco gigante em suas costas por onde se origina os ventos, que ao abrir pode causar grandes ventanias e tempestades.
Seu nome Fuujin (風神) é a junção dos kanjis 風 – Fuu (Vento) e 神 – Jin (Deus), dando origem a palavra Fuujin – o Deus dos ventos, Deus das tempestades, Senhor dos ventos, Mestre dos Ventos, furacões e redemoinhos.
Em sua lenda xintoísta, junto de Amaterasu, Fuujin trouxe os ventos para dispersar as neblinas densas e completou espaço entre o céu e a Terra. Para cuidar do mesmo, Fuujin mora em cima das nuvens junto de Raijin, controlando todo o clima envolto no planeta.
Só que nem tudo foi um mar de rosas nos céus. Antes do surgimento dos humanos, em uma briga pelo controle da tempestade, Fuujin teria cortado o braço de Raijin e os dois Deuses teriam se afastado um do outro. Mas, Amaterasu trouxe o braço do Raijin de volta para que ele pudesse voltar a fazer os seus trovões. Assim, as duas divindades da tempestade voltaram a fazer as pazes e a governar juntos, o clima no céu.
Representação de Raijin e Fuujin nos animes
Naruto: Aqui temos a representação das duas divindades na clássica luta de Naruto e Sasuke. Naruto sendo Fuujin, pelas suas técnicas a base da energia do vento; e Sasuke como Raijin, pelas suas técnicas de raios.
Naruto: Ainda no mesmo anime, durante o episódio 142 temos os irmãos Raijin e Fuujin, claramente fazendo uma representatividade dos Deuses da tempestade.
Inazuma Eleven: No mais recente anime de Inazuma Eleven: Ares no Tenbin, o goleiro Endo Mamoru usa a técnica “Raijin – Fuujin”, onde aparece dois demônios para lhe ajudar.
One Piece: No anime One Piece, o personagem “deus” Enel usa em suas costas, os mesmos tambores de Raijin, além de ter o poder do trovão.
Pokémon: Na 5ª geração da pokedex, os Pokémons lendários Thundurus e Tornadus representam Raijin e Fuujin respectivamente.
Enfim pessoal, este foi mais um texto sobre as lendas japonesas. Gostou? Tem alguma dúvida ou recomendação? Deixe aqui nos comentários! Um forte abraço do Vulpixs e até o próximo texto!