Olá jovens do NSV – Mundo Geek! Aqui é o Vulpixs para mais um texto sobre a cultura japonesa. Desta vez trago algumas curiosidades sobre a “cultura de se presentear alguém” no Japão. Já ouviu falar sobre? Venha comigo explorar um pouco desse costume!
Muito mais que apenas um presente
Como sabemos, o Japão é um país muito regrado e nas mais variadas situações. Uma delas é para os momentos de se presentear um amigo, um conhecido, um familiar ou até mesmo um desconhecido. Por que os japoneses costumam presentear alguém sem ser em uma comemoração ou data festiva? Simples. Por respeito ao próximo e demonstração de afeto e harmonia entre os envolvidos, durante uma determinada ocasião. Além de ser uma questão de etiqueta.
Para eles, presentear alguém é muito mais do que uma obrigação. É um ato de agradecimento. O presente traz vários significados e razões, tanto para o remetente quanto para o destinatário. Boa parte das vezes, o ato de presentear alguém é bem casual. Um exemplo é quando se vai fazer qualquer tipo de visita, seja prevista ou imprevista, o visitante/convidado sempre traz uma lembrancinha consigo mesmo.
Além de receber o presente, no Japão também tem uma regrinha cultural, denominada de “Okaeshi”, onde a pessoa que recebeu algo, acaba retribuindo com um outro presente ou uma lembrancinha.
Superstições relacionado a presentes
Claro! O Japão é um país muito supersticioso. Aqueles com fortes relações às superstições sempre tentam tomar um cuidado a mais ao presentear alguém. O que não quer dizer que a superstição nesse caso seja realmente tratada como algo cultural.
Os supersticiosos (inclusive um parente meu) dizem que sempre tentam evitar dar de presente objetos cortantes: Facas, estiletes, tesouras e etc… Meu tio dizia que ao presentear uma pessoa com objetos cortantes, era a mesma coisa que estar pretendendo cortar relações com o mesma. Ainda nos presentes a serem evitados, os números são muito representativos no Japão e carregam uma força muito grande em seus significados. O número 4 em japonês, se pronuncia “shi” – Morte. O 9, “Ku” por vezes traz como significado o sofrimento e a dor. Além de 42 que em sua leitura japonesa pode ser interpretada como “Shini” – Morte (também).
Mas nem só de más superstições se vive o Japão. Existem aqueles tipos de presentes no qual você pode dar mais atenção, caso queira trazer um significado específico. As cores são representativas para muitas coisas, e para os presentes não seriam diferentes. Nos presentes, o azul significa pureza; o amarelo traz o conceito de elegância; o laranja para a felicidade; o branco, a benevolência; e o verde para a longevidade e boa sorte, além de muitas outras cores que trazem diferentes significados.
Ocasiões específicas para se presentear alguém
Não somente em dar presentes, mas a importância de quando e de que forma fazer é algo que eles levam muito em consideração. Podemos ver alguns tipos de ocasiões a se presentear alguém:
- Omiyage – É parte da cultura japonesa voltar com um presente típico do local no qual voltou de viagem. Este presente é dado para familiares, amigos e conhecidos.
- Omimai – A palavra é usada nas visitas aos pacientes em hospitais. Os presentes mais comuns não só no Japão, mas em todo o mundo, são as flores. Mesmo sendo flores, deve se tomar cuidado ao entregar uma flor a um japonês, pois lírios e camélias estão ligados a morte e longa permanência no hospital.
- Nyuugaku Iwai – É comum no Japão que quando uma criança é admitida em uma escola, os pais e/ou vizinhos presenteiem com materiais escolares.
- Temiyage – Um dos mais populares, esse termo é usado para quando você faz uma visita a casa de alguém. A etiqueta e cultura japonesa diz que é sempre bom levar um presente ao residente que estará lhe recebendo. Nem que o presente seja o mais simples possível, pois o que realmente importa é a boa intenção.
- Sashi Ire – Presentear alguém com doces, salgados, bebidas. Comida no geral.
- Aisatsu Hikkoshi – Quando uma pessoa se muda pela vizinhança, é comum que os vizinhos deem algum tipo de lembrança para simbolizar uma harmonia e simpatia. Muitos dos presentes são algo simples que possa ajudar na decoração. Por vezes, os presentes são pratos, panos, porta retrato, entre outros.
Kinpuu Noshibukuro (Envelopes com dinheiro)
Para alguns casos mais que especiais, são dados um tipo de presente específico. Veja os 4 exemplos:
- Oshougatsu – No ano novo, as pessoas costumam enviar “nengajou”, um cartão postal especial para saudar o ano novo. Além do nengajou, o “otoshidama” também é bem popular com as crianças, pois os pais colocam uma quantia em dinheiro dentro de um envelope, e entregam para seus filhos.
- Kekkon Iwai – No casamento, os convidados costumam presentear os noivos com um envelope de dinheiro para abençoar o casal. As cédulas precisam ser novas ou praticamente novas, além de não estarem amassadas.
- Osoushiki – Para simbolizar o final de uma etapa, os japoneses entregam um envelope com dinheiro, sob um laço preto e branco amarrados em um nó. Isso serve para mostrar respeito no fechamento do ciclo de uma vida.
- Shussan Iwai – O parto é uma das ocasiões em que presentes de felicitações são dados aos pais do bebê. Após o nascimento de um bebê, parentes e amigos dão vários presentes, como produtos para bebês, doces ou outros itens úteis aos pais.
Gostou? Comente aqui em baixo alguma dúvida ou até deixe uma sugestão para o próximo tema!