Meu pai sempre foi e ainda é um apaixonado por carros antigos. O seu maior sonho era que eu pegasse o Opala dele escondido e saísse dirigindo por aí… Então é claro que o universo teve que dar uma de engraçadinho e fez com esse babaca aqui não visse a mínima graça em carros. Mas hey, pelo menos eu gosto de tokusatsu, e sabe o que tem muito em tokusatsu? CARROS! E para tentar dar alguma alegria para o meu pai que o Porão do Tokusatsu de hoje vai apresentar STRADA 5!
Sinopse:
“A Polícia Internacional está em guerra contra a organização criminosa Big Nova. Com o grito de “Strada Up!”, cinco membros especialmente selecionados se tornam pilotos dos super-veículos de combate Try-Shark, Lady Bird, Red Fox e Flying Pesasus para derrotarem esse mal. Eles são a equipe Relâmpago Strada 5.”
Antes de falar da história em si acho que vale a pena um pouco de contexto. Strada 5 é um tokusatsu NÃO produzido pela Toei Company, a maior casa do gênero, sendo feito pela Nikkatsu. Se vocês acham as coisas da Toei bizarras é porque não conhecem essa outra produtora… O toku de hoje é basicamente um Velozes & Furiosos misturado com Super Sentai e mesmo assim é a coisa mais “normal” que eles já fizeram. Quando eu falar de Diamond Eye aqui vocês vão entender, esperem só!
Mas voltando aos nossos pilotos. Eu falei que a série lembra um Super Sentai e não estou exagerando: a premissa básica do primeiro episódio é coincidentemente parecida com Himitsu Sentai Goranger. O primeiro episódio é praticamente idêntico: membros de uma organização (a EAGLE em Goranger e a Polícia Internacional em Strada) estão sendo mortos por vilões misteriosos e cinco sobreviventes (quatro homens e uma mulher em ambos os casos) são escolhidos por um figurão do exército para vestirem trajes e pilotarem super-veículos usando codinomes. Só que toda minha analogia vai por água abaixo quando percebo que Strada 5 foi ao ar um ano antes de Goranger. ISHINOMORI COPIÃO!
Os membros da Strada 5 são: Pegasus (Okazaki Toru, que ficou famoso por fazer o Kamen Rider Amazon na série de mesmo nome), Apollon (Go Tatsuhito), Luna (apesar do nome é um dos caras!, Ono Shinya), Orion (Chii Takeo) e Andromeda (Yamashina Yuri, que na série tem o poder de ver o futuro). Os dois últimos nomes não querem dizer muito por aqui, mas são bem famosos no Japão. Chii Takeo era um dos protagonistas de um dos doramas policiais mais populares por lá, Taiyou ni Hoero!, e Yamashina ficou famosa por sua carreira nos Pink Eiga… O bom e velho pornôzão softcore! Manja Emmanuelle?
O vilãozão da trama toda é o bizarro Asmodeus, que ninguém nunca deixa claro se é um cara que usa máscara ou simplesmente um sujeito mais feio que bater na mãe. Apesar de usar soldadinhos com uniformes combinando, a organização Big Nova não ataca com monstros gigantes ou coisas do tipo, preferindo ações mais na vibe do terrorismo mesmo: sequestrar um embaixador aqui, roubar plutônio aqui, essas coisas caóticas.
O grande diferencial de Strada 5 é justamente sua ação frenéticas com veículos. Apesar de terem nomes estilosos como Try-Shark, Flying Pegasus e tal eles são basicamente super-carros. Ou seja, tem cenas de perseguição com muitos tiros e explosões em todo santo episódio! E lembrem-se que eram os anos 70, então não tinha nada de computação gráfica nem efeitos muito mirabolantes, todas as explosões eram reais e provavelmente jamais poderiam ser filmadas hoje em dia sem o ator processar a produtora. Ah, bons tempos…
Infelizmente Dengeki! Strada 5 é bem curtinho, apenas míseros 13 episódios – enquanto sua “cópia” Goranger passou dos 80 e ainda começou uma franquia que dura até hoje. Quem sabe com essa onda de remakes e reboots não vemos uma nova versão por aí? Se bem que os carros provavelmente seriam todos em CG e perderia toda graça…
E aí, curtiram? Se teu pai curtia ver Esquadrão Classe-A ou os filmes mais antigos do 007 esse toku é uma ótimo pra apresentar pra ele, quem sabe né? Deixem aí nos comentários outros tokusatsu que vocês queriam que mais pessoas conhecessem, sempre tem coisa pra se achar aqui no Porão. E lembrem-se: se beber, não dirija. Mas assista tokusatsu.