O uso da computação gráfica nos animes.

Ultimamente, vem sendo lançados muitos animes com computação gráfica, ou CGI. Alguns animes acabam desagradando pela qualidade de animação, mas também tem aqueles que estão conseguindo fazer sucesso e agradar várias pessoas. Saiba agora o que é animação CGI e sobre os animes que utilizaram a tecnologia.

O que é CGI?

Para quem não sabe, a sigla CGI é utilizada para o termo em inglês Computer Graphic Imagery, ou seja, são imagens ou animações construídas a partir da computação gráfica. As imagens são geradas através de computadores feita em três dimensões, que tem uma grande capacidade de campo. A animação CG está presente em filmes, séries, jogos e até nos animes.

Imagem ilustrativa da computação gráfica.

Primeiro anime com animação CGI:

Em 1983, estreou Golgo 13: The Professional, pelo estúdio Tokyo Movie Shinsha. Este foi o primeiro anime que utilizou o efeito tridimensional. Pode-se notar na cena em que o protagonista está fugindo dos vilões. Os helicópteros e todo o cenário estão em 3D.

Golgo 13: The Professional (1983).

Em 1995, foi lançado o filme Ghost in the Shell, que soube harmonizar muito bem o uso de 2D com 3D. O longa-metragem é aclamado pelos apreciadores da cultura japonesa.

Cena de Major VS Tank – Ghost in the Shell (1995).

Na Indústria de animes, tiveram estúdios que conseguiram aproveitar dos recursos e fazer produções com incríveis efeitos especiais. Também tem aqueles que fazem o trabalho mal feito, na intenção de apenas lucrar com seus projetos e acabam entregando um trabalho repleto de erros, para a revolta de muita gente. Muitos acabam detestando os efeitos visuais e preferem animações de 2D. A qualidade ruim dos efeitos, acontecem por falta de recurso ou de verba. Diante disto, muitas animações japonesas em CG sofrem preconceito.

Um exemplo é Berserk 2 (2016). O diretor optou por fazer a segunda temporada toda em CGI, para ser fiel ao original, colocando mais detalhes nos personagens e em seus movimentos. A equipe foi contra, por causa da falta de recursos e de softwares adequados. Mas o diretor foi ambicioso e colocou em prática a sua ideia. Na estreia, o anime terminou desagradando muitos fãs, que ficaram revoltados por seu visual, quantidade de bugs e movimentos travados.

Berserk – 2ª Temporada (2016).

Outras produções japonesas também quiseram fazer algo diferente para chamar atenção e/ou obter mais lucros. Porém acabaram desagradando aos espectadores. Alguns dos exemplos, são Knights of Sidonia e Souten no Ken Re: Genesis.

Sōten no Ken: Re: Genesis (2018).

Outros estúdios, além de terem recursos adequados,  investem bem em seus projetos e produzem ótimas animações, com efeitos agradáveis. Como, por exemplo, os estúdios Ufotable (Demon Slayer), Khara (Darling in the FraXX), Sanzigen (Terra Formars) e Kyoto Animation (Violet Evergarden) e Orange (Beastars). As obras citadas conseguiram conquistar pelos lindos traços, cores e movimentos de combate incríveis, como no caso de Demon Slayer.

Cena épica de Tanjiro e Nezuko – Demon Slayer (2019).

Beastars, baseado no premiado mangá de Paru Itagaki, foi a mais recente produção japonesa com a animação em CGI. A história gira em torno de Regoshi, um lobo sensível e membro do clube de drama da Academia Cherryton. O protagonista acaba se apaixonando por uma coelha (Haru) e tem que lidar com seus sentimentos e com seus instintos de predador.

Beastars (2019).

A adaptação foi feita pelo estúdio Orange. O diretor, Shinichi Matsumi, optou por produzir o anime inteiramente em CGI. A produção acabou agradando muita gente depois do seu lançamento, pela qualidade dos movimentos e da animação. É considerado um dos melhores animes em CG . Por causa do sucesso, foi anunciado uma segunda temporada. Além disso, a Netflix irá lançar em sua plataforma.

Beastars (2019).

Remake de Pokémon: O filme:

Pokémon: O filme – Remake (2020).

Pokémon – O filme, primeiro longa-metragem da franquia, ganhará um remake neste ano, com animação em CGI. O filme mostra Ash, Pikachu, Brock e Misty enfrentando o Mewtwo e seu exército de clones. A nova produção será lançada pela Netflix, no dia 27 de fevereiro. Será que a produção agradará aos fãs? Vamos aguarda!

Confira o trailer:

Trailer do remake de Pokémon: O filme – com animação feita em CGI (2020).

E aí? Gostaram da matéria?

 

Referências

BEASTARS: Anime vai ser lançado mundialmente pela Netflix no início de 2020Acesso em: 2 fev. 2020.

O CGI ou CG (computação gráfica) é o futuro dos animes. Será? -Acesso em: 2 fev. 2020.

O que aconteceu com Berserk? O motivo do Visual Zuado e Bugs do Anime Acesso em: 2 fev. 2020.

O que é CGI e computação gráfica? – Acesso em: 2 fev. 2020.

A gente precisa MESMO de animação 3D nos nossos animes? – Acesso em: 2 fev. 2020.

Netflix anuncia lançamento remake em CGI de Pokémon: O Filme; confira o trailer. – Acesso em: 2 fev. 2020.

O que é CGI? Acesso em: 31 jan. 2020.