Ultimamente, vem sendo lançados muitos animes com computação gráfica, ou CGI. Alguns animes acabam desagradando pela qualidade de animação, mas também tem aqueles que estão conseguindo fazer sucesso e agradar várias pessoas. Saiba agora o que é animação CGI e sobre os animes que utilizaram a tecnologia.
O que é CGI?
Para quem não sabe, a sigla CGI é utilizada para o termo em inglês Computer Graphic Imagery, ou seja, são imagens ou animações construídas a partir da computação gráfica. As imagens são geradas através de computadores feita em três dimensões, que tem uma grande capacidade de campo. A animação CG está presente em filmes, séries, jogos e até nos animes.
Imagem ilustrativa da computação gráfica.
Primeiro anime com animação CGI:
Em 1983, estreou Golgo 13: The Professional, pelo estúdio Tokyo Movie Shinsha. Este foi o primeiro anime que utilizou o efeito tridimensional. Pode-se notar na cena em que o protagonista está fugindo dos vilões. Os helicópteros e todo o cenário estão em 3D.
Golgo 13: The Professional (1983).
Em 1995, foi lançado o filme Ghost in the Shell, que soube harmonizar muito bem o uso de 2D com 3D. O longa-metragem é aclamado pelos apreciadores da cultura japonesa.
Cena de Major VS Tank – Ghost in the Shell (1995).
Na Indústria de animes, tiveram estúdios que conseguiram aproveitar dos recursos e fazer produções com incríveis efeitos especiais. Também tem aqueles que fazem o trabalho mal feito, na intenção de apenas lucrar com seus projetos e acabam entregando um trabalho repleto de erros, para a revolta de muita gente. Muitos acabam detestando os efeitos visuais e preferem animações de 2D. A qualidade ruim dos efeitos, acontecem por falta de recurso ou de verba. Diante disto, muitas animações japonesas em CG sofrem preconceito.
Um exemplo é Berserk 2 (2016). O diretor optou por fazer a segunda temporada toda em CGI, para ser fiel ao original, colocando mais detalhes nos personagens e em seus movimentos. A equipe foi contra, por causa da falta de recursos e de softwares adequados. Mas o diretor foi ambicioso e colocou em prática a sua ideia. Na estreia, o anime terminou desagradando muitos fãs, que ficaram revoltados por seu visual, quantidade de bugs e movimentos travados.
Berserk – 2ª Temporada (2016).
Outras produções japonesas também quiseram fazer algo diferente para chamar atenção e/ou obter mais lucros. Porém acabaram desagradando aos espectadores. Alguns dos exemplos, são Knights of Sidonia e Souten no Ken Re: Genesis.
Sōten no Ken: Re: Genesis (2018).
Outros estúdios, além de terem recursos adequados, investem bem em seus projetos e produzem ótimas animações, com efeitos agradáveis. Como, por exemplo, os estúdios Ufotable (Demon Slayer), Khara (Darling in the FraXX), Sanzigen (Terra Formars) e Kyoto Animation (Violet Evergarden) e Orange (Beastars). As obras citadas conseguiram conquistar pelos lindos traços, cores e movimentos de combate incríveis, como no caso de Demon Slayer.
Cena épica de Tanjiro e Nezuko – Demon Slayer (2019).
Beastars, baseado no premiado mangá de Paru Itagaki, foi a mais recente produção japonesa com a animação em CGI. A história gira em torno de Regoshi, um lobo sensível e membro do clube de drama da Academia Cherryton. O protagonista acaba se apaixonando por uma coelha (Haru) e tem que lidar com seus sentimentos e com seus instintos de predador.
Beastars (2019).
A adaptação foi feita pelo estúdio Orange. O diretor, Shinichi Matsumi, optou por produzir o anime inteiramente em CGI. A produção acabou agradando muita gente depois do seu lançamento, pela qualidade dos movimentos e da animação. É considerado um dos melhores animes em CG . Por causa do sucesso, foi anunciado uma segunda temporada. Além disso, a Netflix irá lançar em sua plataforma.
Beastars (2019).
Remake de Pokémon: O filme:
Pokémon: O filme – Remake (2020).
Pokémon – O filme, primeiro longa-metragem da franquia, ganhará um remake neste ano, com animação em CGI. O filme mostra Ash, Pikachu, Brock e Misty enfrentando o Mewtwo e seu exército de clones. A nova produção será lançada pela Netflix, no dia 27 de fevereiro. Será que a produção agradará aos fãs? Vamos aguarda!
Confira o trailer:
Trailer do remake de Pokémon: O filme – com animação feita em CGI (2020).
E aí? Gostaram da matéria?
Referências
BEASTARS: Anime vai ser lançado mundialmente pela Netflix no início de 2020 – Acesso em: 2 fev. 2020.
O CGI ou CG (computação gráfica) é o futuro dos animes. Será? -Acesso em: 2 fev. 2020.
O que aconteceu com Berserk? O motivo do Visual Zuado e Bugs do Anime– Acesso em: 2 fev. 2020.
O que é CGI e computação gráfica? – Acesso em: 2 fev. 2020.
A gente precisa MESMO de animação 3D nos nossos animes? – Acesso em: 2 fev. 2020.
Netflix anuncia lançamento remake em CGI de Pokémon: O Filme; confira o trailer. – Acesso em: 2 fev. 2020.
O que é CGI? – Acesso em: 31 jan. 2020.