Aproveitando que recentemente saiu um texto falando sobre a Comunidade LGBGTQI+, neste artigo será falado o significado do amor no anime Yagate Kimi ni Naru, um anime do gênero romance e yuri, focando em cada personagem principal, mostrando como cada personagem tem sua própria visão do que é “amar”.
Na história é mostrado muitos personagens, além da Nanami Touko e da Koito Yuu, mas começando por elas, quando se assiste o anime, a Yuu desde o começo do anime tem esse conceito de “amor” que não existe, sem ser da família, mas ela sempre lia e acompanha livros ou novelas com o tema e sempre se perguntava como era esse sentimento. Já a Touko, sentia a mesma coisa, mas logo no primeiro episódio ela muda drasticamente esse conceito, sendo que para ela, “amar” é como se fosse um sentimento próprio dela, que apenas ela quer sentir,mas quando ela tem essa relação com a Yuu, em segredo, apenas ela tomava a iniciativa e a Yuu era quem tinha que “aguentar” esses sentimentos dela.
Saeki Sayaka é a segunda em comando do conselho estudantil, sempre ficando em 2º lugar nas provas e nas atividades, atrás da Nanami, e ela é apaixonada pela mesma, já que ela é a representação de “perfeição” da escola. No entanto Sayaka tem um passado um tanto quanto turbulento, antes de tudo, ela teve uma relação com uma garota, que era sua amiga, bem no início de sua adolescência, passaram-se um tempo, essa amiga quis terminar, pois ela percebeu que não era essa relação que gostaria de ter na sua vida, a partir daí Sayaka leva esses sentimentos reprimidos, não sendo possível se declarar para Nanami, pois tem a certeza que ela irá recusar e sua relação não sera mais a mesma.
OBS: Além das personagens principais, digo que é uma das personagens mais interessantes da série, mesmo não tendo a devida atenção no enrendo principal, está disponível uma light novel de sua história na página da comunidade brasileira de Yagate Kimi Ni Naru.
Hyuuga Akari não é uma das personagens principais, mas ela tem o conceito de “amor” mais comum, aquele que se você gosta de alguém, vá de cabeça, dê seus sentimentos mais sinceros e claros para ela que alguma hora irá dar certo, mesmo sendo comum correr atrás dessa pessoa que não corresponde seus sentimentos e ela também não percebe, ela ainda continua atrás, até que uma hora irá quebrar a cara.
Maki Seiji é o único personagem masculino que diz seu ponto de vista diante do que é amar, seu conceito é igual da Yuu, não sabe como é amar outra pessoa, mas no caso dele é extremo, realmente não se sente envolvimento amoroso com ninguém, apenas aprecia o amor dos outros, achando fofo e de como isso muda as pessoas. Virando o olho que tudo vê.
Hakozaki Riko e Kodama Miyako são as únicas casais oficiais do anime, sendo uma professora e outra dona de um restaurante, elas já tem um conceito de “amor” mais estruturado, mas um ponto e que a professora evita dizer que namora com uma mulher, ainda mais para seus alunos, no entanto Sayaka descobre, mas não conta para ninguém e até aproveita para receber conselho da Miyako.
Esse anime mostra alguns pontos de visões interessantes, como o medo de descobrirem a relação de Riko com Miyako, e outros que, no caso da Touko, é muito diferente do comum, mas como sendo um romance yuri, também é discutível sobre essa relação ser aceitável ou não na sociedade. Por incrível que pareça, esse anime surpreende pelas questões botadas que a sociedade atual leva muito em consideração ainda, dando ênfase que a história se passa com estudantes do ensino médio, tendo vários tipos de personalidades e formas diferentes de lidar com esse sentimento. E você, o que acha desse anime diante do sentimento “amor”?