Olá jovens do NSV – Mundo Geek! Aqui é o Vulpixs para mais um texto sobre as curiosidades do Japão. Desta vez, tratarei sobre a importância de se ter um kit de emergência e do porquê de ser indispensável neste país. Nunca ouviu falar sobre ou não conhece tanto sobre o tema da vez? Não se preocupe, pois aqui, você terá todas as informações que precisa.
“O Japão é realmente um país seguro e preparado para eventualidades”
Muitos dizem que o Japão é um país de primeiro mundo e que está livre da maioria dos problemas que se tem em outros países espalhados por este mundo. Sim, essa afirmação não está errada. O Japão é sim um dos mais seguros, contudo nenhum local é definitivamente 100% seguro. Quando dizem “O Japão é um país seguro e preparado para todo o tipo de eventualidade” eu só gostaria de lembra-los que este país minúsculo conseguiu a sorte de estar exatamente em cima de 3 placas tectônicas ao mesmo tempo .
Os motivos são bem simples. Primeiro gostaria de ressaltar que o Japão é um ímã de desastres naturais. Este país tão belo e cheio de riquezas consegue atrair todo o tipo de eventualidades negativas trazida pela força da natureza. Seja: Terremoto, maremoto, erupções vulcânicas, tufões, e entre outros. Portanto é difícil de dizer que tudo acontece dentro dos conformes, mesmo que o país já tenha tomado inúmeras prevenções, seja ela na prática ou na teórica.
A necessidade de um Kit de emergência no Japão
Aqui no Japão o Kit emergencial é muito popular entre as pessoas, justamente por causa das eventualidades citadas no tópico acima. O kit de emergência nada mais é do que uma bolsa de suprimentos e demais itens para a sobrevivência em uma situação inesperada. É altamente recomendado pelo país, que tenha um kit emergencial para cada pessoa em cada residência. E de preferência que esteja em um fácil acesso. Pois, não adianta nada ter um kit desses se você precisará resgatar ele no meio de tanta bagunça, do fundo do seu armário. Não é mesmo?
Um dos motivos nos quais este Kit se torna essencial, é para diminuir na racionalização de produtos consumíveis, após eventuais catástrofes naturais, além de manter as pessoas mais seguras, com comidas e materiais de primeiros socorros. E é tão comum ter terremotos no Japão, que a maioria deles acaba se tornando imperceptível ou as pessoas não acabam mais ligando pro tremor, devido ao comodismo e a acomodação com tal evento. Embora, algumas vezes ele possa vir mais forte que o comum e levar algumas casas embora.
O Kit emergencial poderia ter resolvido metade dos problemas sequenciais
Um grande exemplo de despreparo do país, mesmo com tantos alertas do governo nipônico, foi na grande catástrofe do dia 11 de março de 2011. Um terremoto de 9.1 graus de magnitude, seguido por um Tsunami de 5 metros, atingiu a parte nordeste do Japão, em pelo lado de Miyagi. Como se não bastasse, minutos depois, o tsunami havia danificado os reatores das usinas hidroeléctricas e espalhado materiais radiativos em um raio de até 20 quilómetros da área em torno do reator.
Lógico que quanto a isso não tem o que se fazer. Muitos dos que estavam longe desta área e mesmo assim tiveram danos e perdas, foram forçados a se dirigirem em alojamentos e abrigos. Não apenas isso, mas também pela ignorância e da falta de informação da população, acabou levanto ao racionamento de de comida, materiais de higiene e entre outros, devido ao estoque abundante que as famílias faziam para se prevenirem da falta de alimento. O que uma família consumiria 2 caixas de leite, passaram a estocas 5 ou 10. Fazendo assim, sobrar muito em um local e faltar em outros.
Segundo o governo japonês, estes eventos posteriores poderiam ter sido facilmente evitado com um Kit de emergência. Mas claro, ainda sim que sejamos todos alertados, um simples kit emergencial continua sendo utópico e duraria por um determinado tempo (Embora já ajude e muito).
Os itens de um Kit de emergência
Estes kits de prevenção de vida são montados facilmente. Você pode ter escolher entre duas opções: Montar o seu próprio, comprando item por item; ou comprar uma pronta, embora o preço se torne algo a ser questionado. Mas, confira aqui os principais itens que uma mochila de Kit emergencial carrega.
- Alimentos: Comidas enlatadas ou lacradas a vácuo, instantâneos como cup noodles, água, biscoitos. Tudo isso com um longo prazo de validade (mais de 2 anos no mínimo).
- Materiais de higiene: Toalhas, sabonete, lenço de papel seco e umedecido, toilet portátil, absorventes higiênico (para mulheres), fraldas (para bebês) e um rolo de papél higiênico.
- Roupas: Mínimo de 2 mudas de roupas por pessoa.
- Artigos de emergência: Lanterna com dínamo, isqueiro, velas, apito e canivete suíço.
- Artigos de outdoor: fita adesiva, lona e sacolas de plástico e talheres.
- Itens pessoais: Documentos pessoais e carteira extra com um mínimo de dinheiro para 3 dias.
Enfim pessoal, este foi mais um texto sobre o Japão. Gostaram? Restou alguma dúvida? Comente aqui em baixo!