Olá jovens do NSV – Mundo Geek! Aqui é o Vulpixs para mais um texto sobre o Japão. Desta vez vamos abordar um mal que sempre volta no verão matando muitos no Japão.
Nechusho (Hipertermia)
A palavra Nechusho se lê como “Netchusho” e em português significa hipertermia, que nada mais é que a temperatura do corpo elevada, relacionada à incapacidade do corpo de promover a perda de calor ou reduzir a produção do mesmo. Isso significa uma quebra da homeostade, estabilidade da qual o organismo necessita para realizar suas funções adequadamente para o equilíbrio do corpo, que causa a disfunção do sistema termoregulador, desregulando o nível de líquido e sais minerais do organismo, podendo até levar à morte.
Muitos aqui no Japão definem a palavra Nechusho à Insolação, o que está errado. Embora sejam parecidos, a insolação ocorre por excesso de exposição ao sol, em contrapartida a hipertermia também pode ser dada na noite, esteja sentado ou até dormindo em um ambiente abafado ou de uma temperatura elevada.
Sob leves sintomas, a pessoa começa a ter picos de mudança na respiração e pulsação, além de muita transpiração pelo corpo todo. Em um estágio mais elevado, os vasos sanguíneos podem se dilatar e ter a pela ressecada, levando até ao desmaio. Tudo isso em uma tentativa insignificante do corpo em diminuir a temperatura.
Vilão do verão no Japão
O Japão é um país que obtém temperaturas bem extremas nas suas temporadas climáticas, onde no verão é muito quente e no inverno é muito frio. Devido a essas situações, as pessoas por aqui tendem a subestimar a verdadeira força e a desafiar seus limites quanto ao desgaste nas suas tarefas, mesmo que isso signifique trabalhar por muitas horas em uma temperatura alta e com poucos pauses.
Todos os anos, o governo e o ministério da saúde no Japão pedem para que sempre estejam bebendo líquido e nunca deixe o corpo superaquecer, assim também como em caso de sintomas da hipertenção, pausar as atividades e procurar uma ajuda médica de imediato. Afinal, as vezes pode acabar sendo tarde demais.
Por ano, inúmeras pessoas são levadas de ambulância ao hospital devido a problemas de hipertermia. Assim como há casos que a pessoa pode cair do nada e ser dado como morto, muito provbavelmente, causado por cansaços gerado pelo dia a dia e por exosição contpinua ao calor.
Natsuyasumi (Férias de verão)
Até para os que acompanham animes, mangás e doramas japonês, sabem que existe aquele famoso “episódio de praia nas férias de verão”. Pois é. O verdadeiro motivo para o “Natsuyasumi – férias de verão” é para dar descanso às pessoas, desse calor que é literalmente de matar.
Entre a segunda e terceira semana de agosto do verão, todas as escolas e serviços param para poder tirar 1 semana de férias e descansar o corpo, justamente por estas semanas serem o pico do verão no Japão.
No Natsuyasumi, muitos usam das férias para poder tirar o dia em casa sob um ar condicionado enquanto saboreiam de um delicioso e referescante sorvete, e outros preferem a ir em parques de diversões ou praias para aproveitar esse calorzão do verão.
Em apenas uma semana
A verdade é que resolvi fazer este artigo por causa de uma notícia dada pelo Portal Mie: “Mais de 18 mil socorridos por hipertermia e 57 mortes, em 1 semana“. Segundo a notícia dada no dia 06 de agosto de 2019, mais de 18 mil pessoas precisaram ser levadas e tratadas por hipertermia e 57 pessoas foram dadas como mortas. As causas são as mesmas citadas nos parágrafos acima. Além de que a maior concentração de pessoas com hipertermia, foi dada onde se concentra uma maior aglomeração de pessoas, como grandes cidades: Tóquio e Aichi.
Mais de 50% dessas vitimas eram pessoas com a idade maior que 65 anos, enquanto em torno de 30% são de pessoas entre 18~64 anos de idade. Boa parte das pessoas resgatadas por causa da hipertermia, foram encontradas em sua própria residência. Ou seja, não basta apenas ficar em casa e achar que por estar parada, está tudo bem. Se você estiver em um ambiente abafado e num calor constante, não fará nenhuma diferença do que estar na rua sobre o forte sol do verão. O importante é sempre lembrar de manter o corpo em uma temperatura ambiente e beber muito líquido.
Enfim pessoal, chegamos a mais um fim de texto. Gostaram, restou alguma dúvida ou quer sugerir um tema? Deixe aqui nos comentários abaixo e nos vemos em breve!