Olá, bibliófilos, somos a Tropa dos Lanternas de Tinta. Estamos aqui para a primeira das nossas colunas que serão voltadas aos livros e suas ramificações, confere aí:
O NAVIO
O Logos Hope, a maior livraria flutuante do mundo, começou sua viagem pela costa brasileira. A primeira cidade a recebê-lo foi Santos/SP. O Logos navega pelo mundo levando consigo mais de cinco mil livros e chega aos países para realizar seu propósito humanitário de levar Conhecimento e Ajuda. A organização não tem fins lucrativos. É cobrado o valor simbólico de cinco reais de entrada, como resultado, trabalha com a atuação de voluntários (Para Santos não têm mais vagas, mas se você está nessas cidades em que o Logos Hope irá atracar – Rio de Janeiro, Vitória, Salvador ou Belém – e quiser ser voluntário em um destes portos, ainda pode. Para mais informaçoes clique AQUI).
A EXPERIÊNCIA
Fomos fazer uma visita no dia 31 de Agosto, definitivamente nós concordamos que foi uma experiência única.
Sim, é um projeto cristão, mas antes de ativar o preconceito, se você ama os livros, vale a experiência independente de qualquer crença. Os livros, em sua maioria, estão em inglês, mas eles também disponibilizam uma parte da livraria para livros redigidos na língua do país visitado. Existem livros voltados à religião e os que abordam outros temas também, como profissões, autoajuda, romances, didáticos, etc. Se você quiser, por mais uma quantia, pode visitar o interior do navio que não faz parte das atrações. Caso você esteja disposto a gastar mais e nunca esteve em um navio, seria uma oportunidade desperdiçada caso não opte por esse passeio.
Lá dentro, o navio segue uma mão única, ou seja, aproveite cada passo. Isso significa que não tem como voltar para trás de acordo com o que foi instruído pelos funcionários. Este projeto causa uma mistura de bem-estar, esperança e união. Bem estar, pois lá você sente a importância que os funcionários veem na sua visita ao navio deles. Vemos o orgulho que eles têm desse trabalho. Esperança, pois é um navio em missão pelo mundo, com um objetivo lindo. E união, pois ele viaja mundo a fora levando uma única mensagem para culturas tão diferentes e pessoas tão distantes umas das outras. Lá dentro o sentimento de um por todos e todos por um é evidente.
NÃO FIQUE SÓ EM UM LUGAR
Além de visitar o navio, aproveite para passar o tempo passeando por outros pontos da cidade. Existem muitos que promovem cultura e diversão. Nossa viagem foi ótima, exceto por um motorista de aplicativo de locomoção. Ele tentou passar a perna nas turistas querendo cobrar o dobro porque ele mudou o percurso fazendo um trajeto, que passou por toda a cidade e, além disso, fingiu interesse por nosso amor pelos livros.
Por enquanto ficamos por aqui. Quer acompanhar nosso clube? Pode nos encontrar no Instagram. Quer conversar, têm dúvidas, algo para nos contar? Deixe um comentário! Voltamos semana que vem.