Giant Saver – o “sentai” da China!

Mais uma semana para o Porão do Tokusatsu explorar aquela misteriosa e exótica terra do oriente… Não, não o Japão! Dessa vez vamos falar de um toku da boa e velha China! Sim, afinal os chineses adoram os tokusatsu japoneses e vez por outra se aventuram no gênero (as vezes misturando com seu próprio estilo de filmes de artes marciais, como o famoso Inframan). E dessa vez vou falar da primeira vez em que os chineses tentaram copiar não apenas o conceito mas sim a fórmula de marketing dos Kamen Riders modernos. Se preparem pra conhecer o híbrido de Sentai, Rider e até um pouco de Metal Hero: Giant Saver, a primeira da franquia ZhanJiDui.

Sinopse:

“Um esquadrão de elite é formado para recuperar os ‘Super-Elementos’, artefatos que são a fonte de poder de um misterioso império submarino. Em sua luta para preservar a paz, os jovens usam os poderes mágicos de alta tecnologia para superar muitos obstáculos e dificuldades os quais vão testar seu trabalho em equipe.”

©Alpha Animation

Logo de cara quem é familiarizado com as produções da Toei perceberá vários elementos, digamos, “emprestados” das produções da casa: temos uma equipe militar composta por jovens bonitos que se transformam em heróis cada um de uma cor, um império do mal que envia monstros e soldadinhos uma vez por semana, robôs gigantes que se combinam para ficar ainda mais gigantes… Isso que eu nem mencionei que a equipe vai aumentando pouco a pouco e um dos “heróis” começa como rival misterioso e depois se junta aos demais!

O que mais separa Giant Saver de uma série japonesa é justamente uma das partes mais importantes: a ação. Os chineses tem uma forma bem diferente de filmar porradaria quando comparados com os japoneses. Dá pra sentir uma vibe mais próxima de um filme clássico de kung-fu – só que com monstros emborrachados ao invés do Bruce Lee ou Jackie Chan.

©Alpha Animation

Giant Saver começa sem explicar absolutamente nada: somos jogados direto numa luta entre um monstro gigante contra o robozão da equipe (tudo filmado à noite, o que é raro nas séries da Toei) e logo de cara vem um bombardeio de informações. Não sabemos as origens da equipe ou de seus equipamentos, mas já temos uma boa sensação da personalidade cada membro. Quinn Wang (Fire Saver) é o líder de vermelho com o poder do macaco. É esquentadinho e se acha melhor que todo mundo. Nell Ye(Steel Saver), com o poder do Javali, é desligado e inocente apesar de ser o mais forte fisicamente. A última do trio inicial é Jane Anping(Ocean Saver), a única mulher da equipe e com o poder do tubarão. Extremamente inteligente é ela quem mais bate cabeça com o Quinn, com Nell no meio tentando mediar.

Esse estilo de personagens com personalidades bem distintas e complementares já é comum nos Super Sentai da Toei, e Giant Saver consegue seguir bem a fórmula. Pouco a pouco os heróis vão aprendendo a respeitar seus colegas e se tornam amiguinhos e blá-blá-blá. Quem já assistiu algum sentai na vida sabe exatamente como vai acontecer. Mas se você não curte essa parte mais humana pode ficar tranquilo porque o maior diferencial de Giant Saver são os mechas!

©Alpha Animation

Cortesia de uma das maiores fabricantes de brinquedos da China, a Auldey (que é subsidiária da produtora Alpha Animation), os designs dos mechas de Giant Saver são muito acima da média – rivalizando e até superando muita coisa que a Toei fazia na época. Claro que gosta é subjetivo e tudo mais mas comparem o mecha final Ultimate Giant Saver com o Gigant Kyoryuzin (mecha final de Kyoryuger, série do mesmo ano no Japão) e fica difícil falar que os japoneses vencem essa!

Giant Saver agradou muito os chineses, sendo que a primeira de uma trilogia. Depois vieram Space Deleter e por fim Rescue Engine – todas com suas próprias linhas de brinquedos extremamente populares, é claro. Apesar de não termos notícias de uma quarta série, a franquia “irmã” da Alpha, Armor Hero continua firme forte, com sua quinta série Armor Hero Hunter fazendo sucesso em 2018.

©Alpha Animation

Se Giant Saver te interessou tenho uma ótima notícia: a série se encontra disponível completinha com opção de legendas em inglês na página de Youtube da Alpha! Cliquem aqui pra conferir. Taí outra coisa que os chineses fazem melhor que os japoneses hein?

E esse foi mais um Porão do Tokusatsu, dessa vez diretamente da terra do kung fu. Se vocês assistirem Giant Saver depois comentem aqui o que acharam, tô bem curioso! Ah, e não se esqueçam de deixar suas sugestões para futuros textos, inspiração é sempre importante. Ainda estou pensando no que fazer para semana que vem… Veremos! Até a próxima!