Olá Jovens do NSV – Mundo Geek! Aqui é o Vulpixs para mais um texto sobre a cultura japonesa. Desta vez traremos uma das histórias mais populares das superstições e assombrações que assolam o Japão. Já ouviu falar sobre os 7 mistérios e assombrações das escolas japonesas? Então embarque comigo nesta aventura para o mundo paralelo e sombrio do país do sol nascente.
Muitos sabem que o Japão é um país carregado de histórias mal assombradas e supersticiosas. E lógico que construções como: escolas, hospitais, museus, locais abanados em geral são catalisadores destes contos horripilantes e que podem dar frio na espinha. Os japoneses são um povo de características supersticiosas, desde muitos anos atrás, e estes dogmas vem passando de geração à geração, muitas vezes se adaptando para o contexto histórico atual.
Como um catalisador de contos misteriosos e sobrenaturais, para quem acompanha animes, mangás, doramas e filmes japoneses, já deve ter se deparado com alguma história de terror onde o sombrio está concentrado dentro de algum local em específico, sendo geralmente em locais antigos e/ou abandonados.
Recorrente em locais antigos, as narrativas tendem sempre a explorar e puxar pelo lado que não seria possível de explicar com a ciência. Casos bem simples a primeira vista, mas ao pensar duas vezes, pode acabar concluindo o quanto é impossível de algo assim acontecer. As vezes parecendo até bobo para acreditar em algo desse tipo.
Uma das mais populares histórias que ouvimos no Japão é o famoso “7 mistérios das escolas”, também conhecido pela sua língua nativa como “Gakkou no Nanafushigi”. Essa lenda urbana, na verdade, é um conjunto de 7 casos que todas as escolas japonesas devem obrigatoriamente ter. — Mas como assim obrigatoriamente devem ter? Eles inventam histórias mal assombradas e usam delas como mistérios e supertições? — Não necessariamente eles criam, cada escola tem nem menos e nem mais que 7 mistérios centrados no local.
Os 7 mistérios nem sempre são regrados a serem os mesmos para todas as escolas. Cada uma tem os seus 7, e é isso que torna esta lenda uma coisa bizarra. A maioria delas são coisas simples, mas que mexe com o seu psicológico. Vamos então para a lista dos 7 mais populares.
1- Objetos inanimados tomando vida
Boa parte destes casos acontecem durante a noite (ora ora, que conveniente). O primeiro que temos aqui nesta lista é sobre alguns objetos, frequentemente esqueletos e estátuas de mentira para estudo da anatomia do corpo humano, se movendo na sala de ciências. Algumas vezes por vultos se movimentando atrás das janelas e porta da sala. Além das estátuas, existem casos de pinturas também tomarem vidas durante a noite, e ninguém sabe dizer o porquê. Caso se depare com algo assim, chame o esqueleto para dançar (não consigo pensar em nenhuma outra forma de lidar com tal situação).
2- A assombração nos espelhos
Espelho? Que clichê. Talvez não pense assim caso se depare com algo do tipo. As 04:44 horas, se você estiver na frente de um espelho, tome muito cuidado pois você pode acabar olhando para algo que não conseguirá descrever ou então para a sua própria imagem… Só que morta. O número 4 no Japão representa a morte, por isso do horário com todos os dígitos no tal número amaldiçoado.
Desde muito tempo atrás, o espelho sempre foi um objeto e uma relíquia usado para rituais e tentativas de invocações, segundo os supersticiosos.
3- Uma jornada para o Mundo Paralelo
Durante a noite, alguns lugares da escola como: escadas, salas, corredores, portas que nunca deveriam existir, podem ser encontradas. E quando isso acontecer, você ficará vagando por um tempo que não é relativo ao horário do mundo dos humanos. Pode parecer que durou horas naquele mundo, quando na verdade só se passaram minutos. E o mais estranho é que você nem terá percebido a diferença do tempo e espaço.
4- A piscina da morte
Acontece na “hora do boi” – Ushi no Koku. Entre o período das 1 da manhã até às 3 da manhã, foram contados relatos de pessoas sendo puxadas para dentro da piscina e afogados até a morte. Não se sabe ao certo de como este evento surgiu, mas é sempre bom que fique atento caso queira dar uma refrescada na escola durante a madrugada. Mas o maior mistério nem é esse. A maior pergunta mesmo é “como alguém imaginaria que seria uma boa ideia nadar na escola durante a madrugada?”
5- Hanako-san, a garota do banheiro
Hanako-san é a versão japonesa da Loira do Banheiro. Seu “ritual de invocação” se assemelha em partes com o caso da loira, veja. Para chamar a Hanako, deve se fazer os seguintes passos: Bater 3 vezes na porta do terceiro banheiro e chamar pela Hanako.
Histórias dizem que a garota não mata ninguém, mas também não quer dizer que ela não seja má. De toda forma. só de aparecer algo assim já é mais do que assustador.
6- Fantasmas
Claro que não poderia faltar a aparições de fantasmas durante a noite. Alunos que na verdade são assombrações aparecem no período noturno e conversam normalmente com você, como se tivesse afinidade. E você acaba fazendo o mesmo. No dia seguinte, ao voltar para a escola, já não se lembra ao certo do que havia acontecido. O mais estranho é que ninguém além de você conhece a tal “pessoa” com quem andou conversando na última noite.
7- Atingido pela maldição do Gakkou no Nanafushigi
As pessoas que ficam sabendo de todos os 7 mistérios, são atingidos pela maldição, levando a pessoa a um risco de vida. Não se sabe ao certo se isso também se aplica aos leitores ou então para as pessoas fora do Japão, já que o alcance seria longo demais. Contudo, a dúvida ainda permanece. Há quem diga que o 7º conto é real e tem gente que diz o contrário. Mas, uma coisa nós sabemos, os 7 mistérios podem mudar de escola para a escola. Saber de todos os mistérios e tentar desvendar todos eles seria uma loucura e talvez até um ato suicida.
Meus queridos leitores supersticiosos, gostaram do tema da vez? Comente aqui em baixo o que você achou, alguma dúvida ou até algum tema que gostaria de ler aqui no NSV-Mundo Geek!