As Olimpíadas que acontecerão em Tóquio no Japão, a partir do dia 24 de junho deste ano, estão se aproximando. Para entrar no clima da competição, separei alguns animes de esportes para conhecer algumas das categorias que estaram presentes no evento, e se divertir.
Mesmo que algumas das modalidades citadas, não estejam na competição olímpica, vale muito a pena dar uma conferida nas animações selecionadas.
Hajime no Ippo (Boxe):
Começamos a lista com Hajime no Ippo. Neste anime, o principal esporte é o boxe, uma das categorias dos jogos olímpicos.
A história gira em torno de um jovem tímido, chamado Ippo Makunouchi. Um rapaz humilde, que depois de sofrer bullying de seus colegas, conhece Takamura Mamoru, um lutador de boxe. Ao ser salvo pelo personagem e ter uma conversa, Ippo acaba decidindo seguir a carreira de boxeador. Makunouchi enfrenta vários obstáculos e desafios para ter uma resposta sobre si mesmo e tornar-se um grande boxeador. A trajetória do protagonista é um excelente exemplo de superação, determinação e força.
O anime estreou em 2000, e conta com três temporadas. A mais recente é Hajime no Ippo: Rising, que estreou em 2013 e conta com 25 episódios.
Hajime no Ippo – “Under Star” Opening 1 (2002).
Slam Dunk (Basquete):
Outra categoria selecionada foi o Basquete. Slam dunk é um anime clássico e tem uma dramaturgia mais realista. Foi escrito e ilustrado por Takehiko Inoue, o mesmo criador de Vagabond. O anime contém uma temporada, com 101 episódios e mais quatro filmes, que complementam a história do anime.
Conta a trajetória de Hanamichi Sakuragi, um estudante jovem, delinquente, que não entende sobre esportes, mas acaba se interessando pelo basquete, após se apaixonar por Akagi Haruko. Ele entra para o time do colégio, Shoroku, no qual o irmão mais velho de Haruko, Akagi Takenori, é capitão do time. Mesmo sendo forte e alto, o protagonista não sabe nada sobre o basquete, mas seus colegas o incentivam a se esforçar e crescer como jogador.
Slam Dunk – “Kimi Ga Sumi Da To Sakebitai” Opening 1 (1993).
Initial D (Corrida de Rua):
O terceiro esporte é corrida de rua, em Initial D (1998). A modalidade não está nos jogos olímpicos, mas achei importante citar a obra, por ser um clássico e se tratar também de um anime de esporte.
Fujiwara Takumi, é um jovem tímido e reservado, que vive na província de Gunma, no Japão. Takumi e seu amigo, Itsuki, são fascinados por carros. Eles decidem trabalhar em um posto de gasolina, para conseguir comprar um Trueno (carro que é símbolo da animação). Depois de uma corrida, todos descobrem que Takumi é um piloto ágil e habilidoso. Um grupo de jovens corredores, decidem montar uma equipe, chamado Akina SuperStars. A partir daí, eles se envolvem em corridas arriscadas, com personagens incríveis.
Initial D First Stage – “Around the World” Opening 1 (1998).
A animação japonesa contém momentos emocionantes, com drifts incríveis, muita adrenalina e trilha sonora incrível, que dão mais empolgação durante as cenas. É dividido em cinco estágios (Stages). A temporada mais recente, nomeado de Initial D: Fifth Stage (2013), conta com 14 episódios
Initial D – Cenas marcantes das corridas (2004).
Ballroom e Youkoso (Dança de Salão):
A dança de salão também não está presente na competição. Apesar de ser uma categoria mais artística, a dança também é considerada um esporte. O melhor anime que representa está modalidade é “Ballroom e Youkoso” (2017).
Fujima Tatara, é um jovem, sem muita perspectiva de vida, que acaba descobrindo seu talento para a dança profissional. Durante o percurso da série, ele vai se encantando e entrando mais neste mundo. Por causa do seu talento, vai evoluindo muito rápido e acaba participando rapidamente das competições.
A animação japonesa mostra a importância do treinamento, da perseverança e do talento em querer fazer a diferença. Além de ser repleto lindos figurinos, tanto femininos quanto masculinos; momentos encantadores e passos incríveis durante as competições de dança. Neste anime, as principais danças, são: a valsa e o tango.
Ballroom e Youkoso – “10% roll, 10% romance” Opening 1 (2017).
Kuroko no Basket (Basquete):
Kuroko no Basket – “Can Do” Opening 1 (2012).
BÔNUS:
Outras modalidades também estarão presentes nos jogos olímpicos. Para não deixar de fora, gostaria de mencionar: Haikyuu!! (Vôlei), Diamond no Ace (Beisebol), Yowamushi Pedal (Ciclismo), Ping Pong: The Animation (Ping Pong), Free! (Natação) e o clássico Super Campeões (Futebol).
E aí? Gostaram da matéria?