Olá leitores do NSV-Mundo Geek! Aqui é o Vulpixs para mostrar mais da cultura japonesa. Desta vez vamos falar de um dos pratos culinários mais populares do Japão que é o Curry. Certamente você conhece, mas será que sabe o suficiente?
O popular é sempre a escolha certa
O Curry, Curry Rice ou Karê Raisu (como é pronunciado no Japão) é uma comida que se popularizou muito no Japão de alguns séculos atrás para os tempos de hoje em dia. Para os que estão acostumados a assistir animes, dramas e filmes japoneses, ou a ler mangás certamente já presenciou alguma cena de uma refeição com Curry.
É extremamente comum que uma família japonesa comum cozinhe e aprecie do arroz com Curry por pelo menos uma vez na semana. A sua vantagem é que como é feito em um panelão, 1 porção é o suficiente para render de 3~5 refeições, o que daria de 2 jantas e 1 almoço até 3 jantas e 2 almoços. É como guardar o feijão pro dia seguinte na geladeira e tirar para requentar. Quanto mais dias se passam, mais gostoso o Curry fica. Por isso tem gente que o cozinha na noite e só aprecia do prato no dia seguinte.
Não somente em casa, mas em todos os restaurantes familiares do japão é essencial que tenha um prato de Curry no menu. Além disso, o Curry é a comida mais cozinhado entre as viagens escolares, pois até mesmo as crianças podem fazer.
Mas qual é o mais popular?
Se me perguntarem quais são os ingredientes para se fazer um bom Curry, eu não vou saber responder de uma única forma. O Curry se popularizou justamente pelos seus variados tipos de ingredientes que o prato pode levar. Dentre os variados tipos, o Curry pode ser preparado ao levar carnes, frango, frutos do mar, legumes e entre outros.
Contudo, ainda assim existe o popular que a maioria das casas e restaurantes fazem. Este consiste em trazer: Carne picada em cubos, batata, cebola e cenoura.
Veja aqui alguns tipos de Curry:
-Curry tradicional japonês: Carne, batata, cenoura e cebola.
-Curry com frutos do mar: Qualquer tipo de frutos do mar, basta picar os frutos. Geralmente leva camarões, lulas e/ou vôngoles.
-Katsu Curry: Este é um extremamente popular e o preferido de muitos no Japão. Além do Curry, este traz mais peso com carne de porco empanado que combina perfeitamente com o resto do prato.
-Curry Indiano: O Curry indiano é conhecido por ser o mais diversificado e com um gosto muito mais concentrado.
De onde vem o Curry?
Já que mencionamos o curry indiano, seria importante frisar que embora o prato do tema de hoje seja muito popular no país nipônico, este não foi originado no Japão, e sim na Índia. Passado pelos britânicos já por mais de 150 anos, o Curry chegou ao Japão no final do século 19.
Foi trazido pelos britânicos, inicialmente como um alimento de luxo, mas, conforme o tempo foi passando, diversas receitas japonesas foram recriadas. Tão únicas que popularizou e criou-se um padrão, como dito acima. Estes incluíam carne com batatas, cebolas e cenouras.
O maior motivo de sua popularização foi pelo fácil preparo, a sua quantidade e por ser muito nutritivo. Desta forma, o Curry Rice se acomodou em todas as casas japonesas quando, em 1963, um curry mais suave para crianças entrou em estoque no supermercado, substituindo a imagem tradicional de curry picante.
A antiga imagem que vinha do Curry era de uma comida picante, mas hoje em dia existem vários níveis de picante para o seu apreço. Algo muito popular aqui no Japão e até em locais do Brasil que vendem produtos importados do Japão são os Roux de Curry, tabletes de Curry prontos para serem diluídos na água.
Ao invés dos japoneses prepararem o seu próprio caldo do Curry partindo do pó, eles preferem comprar estes tabletes que vendem em qualquer supermercado ou loja de conveniência. É barato, muito mais prático e você ainda não precisa se preocupar em errar a mão na ardência do seu prato, já que pode escolher o nível de sutileza do Roux.
Falar de comida nos deixa com fome, então… Vulchef está aqui para lhes ensinar a como preparar um delicioso Curry ao modo japonês! — Não se preocupem, eu cozinho — Vamos aos ingredientes.
Receita de Curry
- 500 gramas de carne picada em cubos (pode ser carne de vaca, de frango ou até substituir por frango caso seja o preferencial)
- 1 colher de sopa de manteiga
- 3 batatas médias descascadas e picadas em tamanhos médios
- 1 cebola grande picada
- 2 cenouras descascadas e picadas em cubos
- Água para o cozimento (suficiente para cobrir a carne e os legumes)
- 4 cubos do tablete de Curry (equivalente a metade do tablete
- Sal
- Pimenta do reino
Modo de preparo
- Caso não tenha feito, pique os legumes e a sua carne
- adicione sal e pimenta do reino para temperar a carne
- Com o fogo ligado, adicione a manteiga em uma panela funda e vá mexendo até que ela tenha perdido a consistência sólida
- Adicione a cebola e a carne. Continue mexendo e espere até que a cebola comece a dourar.
- Despeje o restante dos legumes picados (cenoura e batata)
- Acrescente a água até que seja o suficiente para cobrir todos os ingredientes colocados.
- Ainda sem a tampa, deixe cozinhando em fogo alto por uns 5~10 minutos até que o caldo comece a ferver e espumar
- Assim que que começar a espumar, deixe cozinhando em fogo baixo com a tampa fechada por cerca de 15 (que deve ser o suficiente para cozinhar as batatas, mas sem deixá-las muito mole)
- Cheque se a sua carne está bem cozida.
- Desligue o fogo, adicione os tabletes de Curry e continue mexendo até que o tablete tenha se diluído e a água tenha se misturado inteiramente com o Curry.
- Retorne a penela ao fogo por mais 5 minutos em fogo médio e continue mexendo.
- Desligue o fogo e o sirva com arroz.
Enfim pessoal, eu vou ficando por aqui e aproveitem a refeição. Espero que tenham gostado do texto e nos vemos logo mais!