Nascido em Boston, no dia 19 de janeiro de 1809, Edgar Allan Poe viveu em um família de atores, perdeu sua mãe com apenas 3 anos, foi adotado por um casal de Richmond, e, ao longo da vida, escreveu inúmeros contos e poesias tornando-se um dos maiores nomes da literatura gótica.
Faleceu em 7 de outubro de 1849, aos 40 anos, de causas desconhecidas – dois anos após publicar seu conto O Corvo.
As histórias de Poe são ambientadas em mistério e terror onde o sobrenatural e a loucura, se mesclam com a realidade através de delírios, assassinatos e suicídio. Alguns de seus contos mais conhecidos são: “O Gato Preto”, “O Corvo”, “Os Crimes da Rua Morgue”, “A Carta Roubada”, “Eleonora” e “A Queda da Casa de Usher”.
A editora Darkside Books publicou duas edições com os contos do autor, que podem ser encontrados clicando Aqui, e Aqui.
Edgar Allan Poe é considerado até hoje um mestre das técnicas, seus contos são rápidos, porém detalhados e fascinantes, a forma com que ele fazia o medo e a tensão em seus contos crescerem pouco a pouco com o passar dos parágrafos, inspirou centenas de outros autores do passado e atuais.
Ele convida o leitor a adentrar o cenário da narrativa e sentir-se envolvido pelas trevas e pelo mistério sobre os quais ele narra.
Seus personagens são ambíguos e hipócritas, mas nunca são caracterizados como “bons” ou “maus”, o autor os preenche de características humanas, o que facilita a identificação com traços de suas personalidades. São personagens que se deparam com o momento onde a parede entre sanidade e loucura se some, ele brinca com nossa racionalidade e é isso que faz os seus contos tão assustadores. Não são os monstros que habitam no escuro, e sim os que habitam nas profundezas da mente e do coração humano, e nisso, Allan Poe é um mestre em revelar, em nos colocar em xeque no fim de cada conto, pensando em “o que eu faria nessa situação?”, “porque ele fez isso?”.
“Poe foi o primeiro escritor a escrever sobre personagens principais que eram bandidos ou malucos, e essas são algumas das minhas histórias favoritas”, disse Stephen King.
Suas histórias rendem filmes, séries, inspiração para músicas e também para outros livros.
Se você conhece o autor apenas pelo nome, saiba que nunca é tarde para ler um conto do mestre do terror. E podemos aproveitar o Clube de Leitura da editora Darkside Books que disponibiliza toda segunda-feira em suas redes sociais, de forma gratuita, um conto do mestre para que possamos ler.
Abaixo, deixarei anexado os links dos contos que já foram disponibilizados pela Darkside:
- A Carta Roubada: CLIQUE AQUI
- A Queda da Casa de Usher: CLIQUE AQUI
- Berenice: CLIQUE AQUI
- Eleonora: CLIQUE AQUI
- O Barril de Amontilhado: CLIQUE AQUI
- O Coração Delator: CLIQUE AQUI
- O Gato Preto: CLIQUE AQUI
- O Poço e o Pêndulo: CLIQUE AQUI
Para baixar os contos é bem simples, basta preencher as informações solicitadas e clicar em baixar conto.