A gastronomia é um dos melhores meios de representar a cultura de um país, pois elas são únicas e com ingredientes que acha apenas em certos lugares. Logo, veremos alguns pratos famosos (ou nem tanto) do nosso querido Japão!
A primeira da lista é o Takoyaki, um prato que é um petisco, um bolinho redondo feito com uma massa bem fina, recheado com um pedacinho de polvo inteiro, raspa de tempura, gengibre picado e cebolinha. Fritado em uma chapa especial, após estar pronto, normalmente é colocado um molho especial para o próprio prato, maionese, raspa de nori (alga verde) e katsuobushi (raspa de peixe).
Outro prato que é famoso nas ruas do Japão é o Yakitori, um petisco que muitos japoneses comem junto com cerveja, na volta para sua casa do trabalho ou em reuniões por esses lugares que servem serem bem informais, como se fosse um churrasco. Ele é um frango espetado e assado ao carvão, tendo dois tipos de preparo: ao sal ou ao molho agridoce.
Tonkatsu é um prato famoso no Japão, criado no final do século XIX. Contém arroz e um pedaço de costela de porco à milanesa em cima, acompanhado normalmente com vegetais. Ele aparece bastante no anime Yuri!!! On Ice, na receita vai o molho tonkatsu um molho agridoce que combina bastante com o prato.
Talvez o prato mais famoso dos animes é o Omurice, que na culinária japonesa é considerado um yoshoku, uma comida que tem influência ocidental e se originou um prato no Japão. Essa refeição é um omelete, normalmente com ketchup por cima, recheado com arroz misturado com molho de tomate, pedaços de frango e alguns poucos vegetais. Normalmente vemos esse prato sendo servido nos Maids Cafés nos animes, mas no mundo real, é realmente uma refeição que é servido nesses estabelecimentos e quando pedido, as atendentes escrevem coisas fofas com o ketchup em cima do omurice. Mas o molho que vai em cima da omelete varia, podendo ser também com shoyo.
Para finalizar esse artigo, não podia faltar um doce, o Choux Cream é um doce bem famoso no Japão, parecido com o Sonho aqui no Brasil, que consiste em uma casca crocante e por dentro ser bem macio com um creme bem leve. O que chama mais atenção nesse doce é sua massa, mesmo parecendo algo duro, quando mordido é perceptível sua massa leve e cremoso junto com o recheio. Ele também tem vários tipos de preparo, tendo o sabor de chocolate ou com uma “tampa” aberto, por exemplo.