Não é segredo pra ninguém que JoJo’s Bizarre Adventure (Jojo no Kimyou na Bouken, no otiginal) se tornou uma febre entre os fãs de anime. A obra de Hirohiko Araki, publicada a partir de 1987 pela Weekly Shounen Jump, da editora Shueisha, contém diversos elementos que se originam da cultura do Rock and Roll.
Começando pelo próprio título da série, Jojo foi retirado da música Get Back, dos Beatles: “Jojo was a man who thought he was a loner, but he knew it wouldn’t last”.
Dando sequência, o antagonista do primeiro e terceiro arco, Dio Brando, surge da fusão do lendário vocalista de Heavy Metal, Ronnie James Dio, e do ator Marlon Brando.
O medroso Speedwagon se originou da banda de AOR, REO Speedwagon, curiosamente, o nome completo do personagem é Robert Edward O. Speedwagon.
Dire e Straits, nasceram dos Dire Straits, e seu mestre Tonpetty, veio do cantor Tom Petty da banda Heartbreakers.
Os cavaleiros zumbis Bruford e Tarkus, vieram respectivamente do baterista do Yes e King Crimson, Bill Bruford, e de um álbum do grupo Emerson, Lake and Palmer, outra curiosidade é que todas as bandas são de rock progressivo.
O mestre do hamon, Will A. Zeppelli, veio da lendária banda Led Zeppelin.
O garoto Poco foi baseado na banda de mesmo nome
O comerciante chinês Wang Chang, da banda homônima.
Gostaram de saber sobre as inspirações de Araki-sensei?
Na próxima parte falaremos sobre a parte dois, Battle Tendency!