Resident Evil 4 é o quarto jogo da franquia principal e considerado por muito como o melhor da franquia. Sabendo disso lhes trago 10 curiosidades desse aclamado jogo, espero que curtam.
10 – O jogo com mais ports
É considerado como o jogo da franquia com o maior número de ports, isso inclui versões para IOs, Android, Apple, PC, Xbox 360, Xbox One, Playstation 3, Playstation 4, Game Cube, Nintendo Wii, Nintendo Switch e vários outros.
9 – Câmera ao ombro
Foi o primeiro game a introduzir a câmera ao ombro , um estilo de câmera que revolucionaria não só a franquia como diversos outros jogos de ação que viriam a diante. A franquia até então se focava mais no elemento do terror do que a ação, por isso adotava o sistema de câmeras fixas mas Resident Evil 4 veio para mudar isso.
8- Inspiração nos filmes Live Action
Uma das razões da mudança do foco da franquia para um estilo mais terror ação se deve ao sucesso dos filmes Live Action de Resident Evil que faziam sucesso usando desse estilo. A influencia é tanta que existe uma parte do game inspirada em uma das cenas do primeiro Live Action, se trata da cena dos lasers, no primeiro Live Action a protagonista Alice precisa desviar de lasers e no jogo o protagonista Leon Scott Kennedy.
7- O cachorro é um convidado especial
O game apresenta um convidado especial de outro jogo que nem todo jogador acabou notando. O cão no qual Leon salva de uma armadinha e retorna para salva-lo mais adiante, é protagonista do game de terror Haunting Ground. Não só isso como o monstro que ele ira te ajudar a distrair lembra bastante o corcunda que te persegue nesse game.
6- Inicialmente exclusivo para Game Cube
A ideia inicial era fazer do game um exclusivo do console Game Cube, porque o console seria o único com potencia suficiente para rodar o jogo com o nível gráfico necessário, além de ter um acordo de exclusividade com a Nintendo. Chegou ao ponto de Shinji Mikami , criador da franquia, querer proibir o lançamento do game se não fosse um exclusivo. Porém a exclusividade foi quebrada e temos o jogo da franquia lançado para a maior quantidade de consoles até então.
5- Protótipo da franquia Devil May Cry
Na fazes inicias o game estava voltado tanto pelo caminho da ação que acabou dando origem a outra franquia de jogos. Trata-se de Devil May Cry, o conceito inicial de Resident Evil 4 se tornou o que conhecemos hoje como Devil May Cry , por isso as semelhanças entre Leon Kennedy e o protagonista da franquia de jogos.
4- Ideias iniciais bem diferentes
Existiam várias ideias descartadas para o game, uma que envolveria zumbis normais, uma que se passaria no século 19 com as origens da Umbrela, uma que envolveria uma sombra misteriosa mas a mais famosa é uma ideia que envolveria fantasmas. Isso mesmo você não ouviu errado fantasmas ! Tratava-se do protagonista Leon Kennedy sendo infectado por um vírus que lhe faria ter alucinações com espíritos. Esse conceito é o mais famoso por conta de um trailer que foi mostrado a público, infelizmente a ideia não seguiu em frente e o game se tornou o que temos hoje. O jogo é conhecido como Resident Evil 3.5.
3- A versão para Playstation 2 foi a que sofreu a maior queda gráfica
Como dito em curiosidades anteriores a ideia inicial era lançar o game apenas para o console de Game Cube graças a sua potencia gráfica, porém o jogo recebeu um port para o console de Playstation 2, como o console não suportava com precisão aqueles gráficos esse foi o port com maior queda gráfica. Vários detalhes foram removidos, as cutscens foram pré- gravadas e vários detalhes no cenário tiveram que diminuir também. Mesmo assim o game foi um enorme sucesso para os consoles de Playstation 2.
2- O vilão mais aterrorizante da franquia
Segundo o criador da franquia Shinji Mikami o monstro Regenerator é a criatura mais aterrorizante da franquia.
1- Câmeras fixas com Ashley
Na versão japonesa do game quando o jogador controla Ashley existe um pequeno easter egg com a jogabilidade de câmeras fixas clássica da franquia, já que a jogabilidade muda para de câmera fixa.