Vozes do Passado – Um mistério de gerações

Vozes do Passado - Um mistério de gerações

Vozes do Passado (Reunion) é um filme da Nova Zelândia lançado em 2020. Escrito e dirigido por Jake Mahaffy e estrelado por Julia Ormond e Emma Draper. Na história, uma mulher grávida volta para sua antiga casa para passar um tempo com sua mãe, com quem tem uma relação conflituosa.

UMA HISTÓRIA MAL RESOLVIDA

Em Vozes do Passado, temos um ambiente muito usado em filmes de suspense e terror: uma casa. Mas não uma casa comum. Aqui, vemos uma casa que parece ter vida própria, além de passar uma sensação de claustrofobia. O lugar é sujo, bagunçado e dá para sentir o desconforto de Ellie estando nesse lugar.

O filme consegue se sustentar bem usando uma só locação e poucos atores. As duas atrizes principais tem uma química boa e a relação complicada de mãe e filha é muito crível. Apesar disso, senti que o roteiro por vezes se perde e fica complicado, mas não no sentido positivo. A fotografia é muito boa ao colocar as personagens em enquadramentos que ajudam a passar os sentimentos delas, mas a montagem se mostra meio confusa. Em algumas cenas é difícil dizer exatamente o que está acontecendo.

Apesar de dicas de como o filme terminaria estarem ao longo de toda a duração do filme, senti que o final ficou mal resolvido. De novo, somando as cenas filmadas de maneira confusa, fica difícil distinguir o que realmente o filme quis passar. É um filme bem-parado, mas que até passa rápido por ter apenas uma hora meia de duração, mas é também um filme bem esquecível.