Vale a pena ver Luca, a nova animação da Disney?

Luca

Uma história simples, com animação fofinha e muito poder da amizade são os principais fatores que envolvem Luca, a nova trama da Pixar disponível no streaming da Disney. Será que vale mesmo a pena assistir à versão repaginada e com sotaque italiano da pequena sereia? Veja algumas considerações sobre o filme:

Desde seu lançamento em junho de 2021, o filme Luca teve seu destaque. Eu diria até que antes já tinha um burburinho.  A comparação entre história e o relacionamento de  Me Chame Pelo Seu Nome (Call Me by Your Name) e Luca está em vários cantos.

Porém, ao contrário do que muitos dizem, o diretor Enrico Casarosa afirmou que a animação não tem ligação com esse filme e que foi inspirada em acontecimentos de sua própria vida. (Abaixo temos uma cena de Luca e outra de Call Me by Your Name)

               

Então, Luca é que tipo de filme?

Apesar de todo o clichê que envolve a trama, a nova obra da Disney consegue acertar como sempre em ser um belo entretenimento para todo mundo. O filme traz, desde o começo, elementos que cativam a atenção de muitos de nós, principalmente se você for um desses que adora uma boa animação.

A história no geral tem uma trajetória bem saturada. Nada fora do esperado, sabe? A gente consegue imaginar o que vai acontecer com uma breve sacada e em pouco tempo de filme. Mas, e daí? Quem não gostaria de ver um rapazinho sereia serelepe brincando pelos cantos? 

O drama todo de Luca viaja entre o infantil da descoberta e algo bem mais profundo como o mar: não ter medo de ser quem você é. Seguir esse pequeno monstro do mar por 1 hora e pouco menos de 40 minutos pode facilmente passar num piscar de olhos, porque, bem, é legal.

Mas o que são esses monstros?

O que me chamou atenção vendo o trailer desse filme foi justamente a troca entre personagem humano e monstro. Muito vibe H20: Meninas Sereias que eu não pude deixar para lá e com certeza é um ponto super alto e bem trabalhado de Luca. Aquela transição com um toque de magia e brincadeira.

Além disso, no lugar de somente caudas de sereias, temos seres totalmente cheios de referências marinhas e ao mesmo tempo muito semelhante com os humanos. Fora a aparência, a rotina do mar se mistura ao nosso normal, o que nos faz simpatizar ainda mais com a criaturinha Luca.

Muitos personagens, mas só um importa

Se engana quem pensa que a história é sobre a interação das três crianças ou que o vínculo entre os dois personagens principais, Luca e Alberto, será bem explorado. A sintonia dos personagens é óbvia, porém tudo passa muito rápido e o filme é do Luca, né? Muita coisa acontecendo ao mesmo tempo, muitos sentimentos aflorando, me parece bem o estilo de uma criança admirada

O fato é que, diferente de algumas histórias que se baseiam principalmente na admiração de um personagem pelo outro, Luca trouxe o brilho no olhar da Pequena Sereia por objetos e situações, e aumentou ainda mais. Correr atrás de boy magia, Ariel? Que isso, o que vale é ser e conhecer.

Afinal, vamos ver Luca?

Tem algumas informações que, devo admitir, me deixaram encucada, como o pastoreio de peixinhos e a ideia de que tudo tem uma visão muito ingênua das coisas. O mundo visto pelos olhos de uma criança é divertido demais, como Luca nos mostra.

Então, Luca vale a pena assistir. Enquanto o menininho conhece o mundo, as pessoas, diferentes realidades e fatos, a gente fica ali numa paz. Você vai gastar pouco tempo do seu dia, vai ser uma experiência engraçadinha e é uma boa para tentar lembrar da simplicidade das coisas boas.