Voltei aqui para falar novamente de Yowamushi Pedal. Um anime que tem tantos elementos sobre a vida que surpreende. Um dos pontos preciosos abordado bem no comecinho do anime é o aprendizado mais doloroso da vida: não é porque a gente quer uma coisa que vamos conseguir.
A vida simples como ela é e te dá chances de seguir por diversos caminhos. Um desses é o de tentar muito fazer aquilo que você quer. Isso requer coragem, determinação, acreditar que você pode, entre outras coisas mais. E no anime, Onoda quer entrar no clube de animes, fazer amigos e falar de animes. Esse é o sonho dele que começa com a entrada no clube de animes.
Chegando no novo colégio, uma das primeiras coisas que ele vai atrás (se não a primeira) é procurar clube. Quando “encontra”, ele acha a antiga sala do clube com um aviso de que o clube foi fechado por falta de membros. Assim ele vai atrás de saber o que ele precisa para abrir o clube, faz sua inscrição, prepara cartazes para atrair pessoas, conversa com quem ele nunca conheceu, afim de criar o clube, fazer amigos e ter muitas atividades legais.
Ele tenta, mas não há interessados. Não tem como o clube existir. Fim de um sonho que não aconteceu.
Enquanto ele estava em busca de pessoas para o clube de animes, ele foi se envolvendo com o Imazumi e o Naruko, ciclistas, que incentivaram ele a entrar no clube de ciclismo. Foi uma opção no meio do caminho. Não era o que ele queria, não foi o que ele se esforçou para que acontecesse, mas foi uma oportunidade que ele decidiu aproveitar. Por que não?
Empenho no que a gente faz
Claro, ele decidiu pela ideia do clube de ciclismo com o mesmo empenho que ele empregou para abrir o clube de animes. E deu certo! Seus esforços foram reconhecidos, ele conseguiu feitos incríveis.
Esse empenho foi devidamente recompensado. Por querer ficar mais próximo, por estar dedicado nas atividades, ele começa a ter afinidade com as pessoas ao seu redor. Existem assuntos em comum, o tempo que se passa a mais com as pessoas, o laço de amizade que se fortalece, logo a conquista dos amigos sonhados lá no começo. O sonho que não tinha sido concluído, foi alcançado. Parcialmente claro.
Mudamos o caminho, mas o objetivo … difícil conseguir se separar, não é? O que a gente quer, o que a gente aceita, o que a gente pode não ter…
Um novo caminho para conquistar seus sonhos
Onoda não tem o clube de animes, mas tem o clube de ciclismo. Ele ganhou amigos com interesses diferentes, coisas novas que ele passa a descobrir e ter contato e quem sabe se interessar. Estar junto dessas diferenças traz um repertório de novidades para o mundo dele.
E do mesmo jeito que isso acontece para ele, acontece para os outros. Ele também se sente a vontade para compartilhar os seus interesses com os outros e assim começar a falar de animes com os amigos. Se ele se interessa pelos assuntos dos outros, os outros podem se interessar pelo seu também, não é? Portanto, objetivo alcançado.
Todos os seus sonhos vão se realizar? Às vezes não. Mas quem sabe mudando o caminho, também não dê para chegar lá, ganhando até mais coisas do que o previsto? Pense nisso 😉