Acredito que todos aqui estão cansados de ver ou ouvir falar sobre como “o poder da amizade” pode causar consequências negativas para um anime, mangá, série, filme e etc… Mas será que a palavra “amizade” a ser trabalhada dentro do anime é realmente algo prejudicial ou apenas se tornou malvista por causa de maiores polêmicas? Com o tema de hoje, tentaremos entender o conceito de amizade trabalhado nos animes, suas vantagens e desvantagens, quando se deve utilizar e muito mais!
Antes de mais nada, quero deixar bem claro que não trabalharemos o tema “poder da amizade“, e sim sobre a própria palavra amizade em si. Desta forma, podemos chegar ao nosso primeiro tópico.
A amizade e sua influência dentro de uma história
Trabalhar na compreensão de um termo específico pode ser uma faca de dois gumes para as histórias que tentam dar foco ou criar uma dependência em cima dela, afim de movimentar o seu enredo. Quando a gente diz que é uma faca de dois gumes, estamos expondo dois pontos: um lado positivo e outro negativo.
Se utilizado de uma forma primorosa… Tudo bem, na maioria das vezes passa apenas como um “OK“. Agora tente imaginar quando algo foge do esperado e traz uma repercussão negativa. Pois é, ele acaba caindo na boca do povo e tomando uma proporção maior do que a positiva. Por isso a maioria das vezes consideramos o conceito de amizade como algo mais pro negativo do que pra positivo.
Um gênero muito comum a usar este artifício são os animes/mangás de battle shounen. É muito recorrente as pessoas associarem primeiro os animes mais populares, muitas das vezes, animes como: Naruto, One Piece, Fairy Tail, Dragon Ball, Black Clover e outros do gênero. Todos esses citados tem o tema amizade como parte de sua receita para o desenvolvimento de suas tramas.
Agora, a forma que ela impactará e de que maneira trabalharão para algo realmente bem construído, tudo vai depender do próprio autor/diretor. Afinal, muitas dessas obras são movido pelas emoções dos personagens. Personagens esses que tratam a amizade como a força matriz para sua motivação durante uma determinada situação. Até aqui parece muito vago em tentar explicar sobre o impacto e a influência, desta forma, vamos aprofundar mais no tema.
Quando a amizade é mal explorada nos animes
Antes que me taquem pedras, não estarei insultando ou dizendo que o anime é ou se tornou ruim por conta deste fator mal explorado dentro de sua trama, apenas que não foi trabalhado e lapidado de maneira vantajosa para a trama.
As vezes, alguns battle shounens caem na cilada do conhecido clichê do poder da amizade, e Fairy Tail foi um deles. Seu desenvolvimento acaba sendo mal explorado até por preguiça do roteiro ou por simplesmente ser mais fácil, optam por atingir o emocional do público, fazendo com que o protagonista da cena acabe lembrando de seus momentos de superação, de seus princípios e/ou laços de amizade que construiu e que ainda quer preservar; fazendo assim, todo o momento de tensão ser tomado por esta força e trazendo motivação para que ele supere os seus desafios.
É sim um abusando do artifício e seguem em frente. Repetindo e repetindo esta formula e batendo sempre na mesma tecla para solucionar todas as brechas que o roteiro não consegue achar um outro tipo de solução para este problema muito recorrente.
O conceito de amizade em One Piece
Um dos animes e mangás mais populares das últimas duas décadas trabalha toda a sua história envolto da palavra amizade. O próprio autor já disse em entrevistas de SBS (seção onde o autor aceita perguntas de fãs) que tanto ele quanto os personagens sempre serão movidos pela amizade, tanto que esta é a palavra que melhor definiria o One Piece.
A obra popular usa dos mesmos métodos que havia citado anteriormente, como qualquer battle shounen de sucesso atualmente, porém, o que lhe diferencia dos demais é o desenvolvimento e a forma que ele é explorada dentro do contexto e em quais consequências estas ações irão tomar.
Em One Piece, a palavra foi tão marcante que existe um próprio arco onde eles definem um símbolo para marcar e materializar a amizade como algo muito mais do que um sentimento. Além disso, a palavra em japonês “Nakama” pode ser traduzido como companheirismo, parceiro, amigo e vários outros sinônimos. ela é tão repetida na história e na mente das pessoas que se tornou universal entre os fãs do bando do Chapéu de Palha.
A amizade bem explorada fora do Battle Shounen
Chega de falar sobre anime de porrada, pois acredito que a maioria aqui já saiba de quase tudo isso. A respeito dos que retratam bem o conceito de amizade fora dos animes de batalha, você conseguiria citar um? Pois eu gostaria de lhe recomendar uma animação que faz isso muito bem.
Em primeiro em minha mente, tenho Sket Dance, uma história que se foca em 3 personagens de um clube extracurricular de uma escola do ensino médio. O clube é formado com a finalidade de ajudar as pessoas com problemas na vida, seja dos mais simples aos mais pessoais. Este é um daqueles animes que concentram muitas crônicas de arcos de episódio único para abrir uma questão e soluciona-los no mesmo capítulo.
Acontece que todos estes problemas são solucionados pela própria boa vontade dos integrantes desse clube, sem nenhum fim lucrativo ou uma recompensa. A maior proposta de Sket Dance é mostrar como a amizade pode ser bela e essencial que esteja presente na vida de todos. As pessoas podem ser salvas por uma amizade, sejam elas da forma mais simplória. Além de trazer a tona todo o simbolismo por traz de uma amizade, ele também te propõe a ensinar sobre a vida. Como ela as vezes pode ser dura, e o mais importante, de se levantar e continuar seguindo em frente pois se algo deu errado, você pode apenas ter escolhido um dia de ventos fortes para começar a correr.
Pois bem, terminamos mais um texto aqui no NSV – Mundo Geek! Gostou? Quer debater algum assunto relacionado a amizade nos animes? Comente aqui em baixo!