O estúdio Kyoto Animation é marcado por produzir obras cativantes, onde as histórias tentam mostrar algum significado sobre a vida. Já em Tamako Market, a diretora do anime, Yamada Naoko, disse em uma entrevista para a Animage Magazine (2012) que procurou produzir um anime que não representasse um lado obscuro, e sim um anime sobre como momentos simples podem ser importantes para nossa vida.
Tamako Market é uma série de anime que foi ao ar no ano de 2013. A história foca na protagonista Tamako Kitashirakawa, filha mais velha de uma família que administra a loja Tama-ya mochi em um distrito comercial. Um dia, Tamako encontra um estranho pássaro falante chamado Dera que vem de uma terra distante em busca de uma esposa para o principe de seus país. Em 2014, a continuação do anime é lançada em formato de filme, chamado Tamako Love Story, focado na relação de Tamako com o personagem Mochizou, amigo de infância da garota.
Com o sucesso do anime K-On (2009), anime em que foi diretora também, Yamada Naoko propôs a Kyoto Animation produzir um anime slice of life em que a história se passasse no distrito comercial de Usigayama para conseguirem ambientarem o distrito de Kyoto, local de forte tradição japonesa e também, sede do estúdio.
Portanto, a proposta de Tamako Market é acompanhar a rotina diária de Tamako e seus questionamentos normais de uma adolescente na escola. Ao mesmo tempo, sentimos uma essência importante da construção das relações do distrito comercial, onde Tamako Market não é apenas um anime rotineiro, mas sim um anime que reforça a importância de conviver unidos pelo bem de uma comunidade.
O distrito comercial de Tamako Market
Como já citado, Tamako Market é um anime rotineiro que, além de retratar a vida de Tamako, temos também um foco na rotina de trabalho dos personagens do distrito comercial. Assim, um dos maiores entretenimentos do anime é acompanhar a rotina e relações do distrito.
Para Yamada Naoko, o objetivo do distrito era recriar uma atmosfera de vizinhança acolhedora com a qual os próprios funcionários se tratassem com uma família, assim sendo um espaço de cooperação, onde os lojistas compartilham seus sucessos e também seus problemas. Portanto, por mais que seja um distrito de lojas, é mostrado uma sensação que o distrito não é visto como na base de negócios, mas sim uma casa para os personagens do anime.
Podemos reforçar essa ligação do distrito com o exemplo já com no primeiro episódio do anime. Tamako está voltando para casa e é mostrado a relação dela com os comerciantes do distrito. Nesse momento, o espectador sente como todos no distrito amassem Tamako. Mas também, você entende como todos se conhecem e como eles estão interligados. Nessa cena, também entendemos o mundo que vai ser abordado no anime. Portanto, Tamako Market é um anime sobre humanidade e suavidade daquele distrito.
A visão de outros personagens de fora em relação ao distrito comercial
Além dos personagens do distrito comercial, temos também os personagens que não são exatamente do distrito mas que aos poucos começaram a conviver no local. Por exemplo, o próprio pássaro Dera, que vem de uma ilha isolada, aparece no distrito depois, sendo a representação de um personagem visitante do distrito, que nem o próprio espectador. Ou seja, como o Dera, também somos visitantes do distrito de Kyoto.
É interessante também ressaltar como Shiori, a amiga de escola de Tamako, enxerga o distrito. Primeiramente, a garota sente receio de como Tamako e os personagens tratam os visitantes com tanto carinho. Para a personagem, e também para os espectadores, podemos sentir desconectados com essa boa vibração, não estamos acostumados, onde a proposta do anime de terem personagens com o comportamento tão positivo parece algo distante da nossa realidade, por isso talvez estranhamos. No entanto, começamos a nos conectar, assim como Shiori fez.
Por fim, temos a personagem Choi, que é um dos casos mais interessantes para o anime. A personagem vivencia uma cultura diferente da sua ilha de origem. Mesmo assim, os personagens do distrito tentam aprender sobre a cultura dela ao mesmo tempo que Choi está disposta a aprender sobre a cultura tradicional japonesa e o estilo de vida de Kyoto.
A relação de Tamako com o distrito comercial
Agora falando principalmente da nossa protagonista, Tamako não possui um aprofundamento, ou seja, uma construção de personagem. No entanto, a proposta do anime não é desenvolver seus personagens. Tamako permanece com seus princípios e ideais do começo ao fim do anime. Dessa forma, Tamako Market também não é um anime coming of age, gênero que mostra o desenvolvimento de personagem bem afundo.
A conexão do distrito com Tamako é a loja de mochi que a família dela possui. A loja de mochi é uma escolha muito interessante da diretora, conseguindo remeter fortemente a cultura japonesa. Outro ponto forte para ser citado é como Tamako consegue ser uma das pessoas mais importantes para os moradores do distrito comercial. Tamako chega a ser o coração do distrito, quando ela está feliz, o distrito está se movendo. No entanto, quando ela está triste, o distrito para. Podemos relacionar até com os flashbacks do anime, mostrando quando a mãe de Tamako faleceu e o distrito pareceu totalmente vazio. A diretora Yamada até reforça na entrevista que Tamako é o símbolo de felicidade de todos do distrito.
Para ainda ressaltar como é a relação de Tamako com o distrito, podemos citar um dos conflitos centrais que aparece nos últimos episódios do anime. Choi e Dera acreditam que Tamako é a princesa ideal para a ilha que seu príncipe mora. Tamako acaba recusando o pedido dos dois pois, para Tamako, ela prefere ficar no distrito. Tamako tem um desejo tão simples, no entanto mostra como a simplicidade as vezes pode ser importante para o roteiro. Durante o anime, foi mostrado todas as relações que ela tem, os sentimentos que ela tem pelo distrito e vivencia, assim mostrando como a decisão que ela toma é fácil e tem bastante sentido quando assistimos.
A mensagem de Tamako Market
Portanto, Tamako Market mostra um ambiente bastante conectado, um distrito comercial que todos ali se consideram como uma família. De certa forma, quando assistimos Tamako Market, sentimos que estamos vivenciando algo novo por não estarmos acostumados com a vibração que esses personagens passam para a obra. É como fossemos visitantes do distrito comercial, de Kyoto, onde os lojistas e Tamako nos recebem de braços abertos.
O canal Under the Scope comenta em seu vídeo de análise do anime (2020), que Tamako Market é um anime que além de tudo, mostra como o otimismo para aqueles personagens é inabalável. No entanto, ser otimista não é ser sempre positivo sobre as coisas, mas sim acreditar no melhor. E isso também é o que a diretora Yamada prega durante o anime, onde as pessoas precisam ser positivos sobre o mundo.
Assim, assistir um anime como Tamako Market, que mostra o lado positivo dos momentos simples da vida e como as relações são importantes, onde essa proposta segue em outros animes do estúdio da Kyoto Animation, parece demonstrar como os animadores do estúdio acreditam que um dia isso pode acontecer, em que poderemos ser pessoas assim como os personagens desses animes. Assim, mais uma vez, conseguimos sentir como é o ambiente de trabalho da KyoAni, um ambiente de trabalho construtivo e saudável, onde eles conseguem propagar essas mensagens na produção de seus animes.