She and Her Cat- É sobre Ciclos

Dificilmente um anime de 4 episódios com cerca de 6 minutos de duração cada, seja capaz de nos convencer o quanto tamanho não é documento. E de quem exatamente estamos falando? De She and Her Cat- Everything Flows (Kanojo to Kanojo no Neko) dirigido por Kazuya Sakamoto.

SOBRE

O anime fala sobre Miyu uma estudante universitária que decidiu viver junto com sua velha amiga de infância Tomoka e seu gato Daru, num apartamento não tão distante de onde morava antes, para o alívio de sua mãe. Acontece que Tomoka foi embora, pois ela e seu parceiro irão se casar. Sendo assim, iniciando o novo ciclo onde Daru e Miyu estarão ainda mais conectados como já era de costume.

Aquilo cabe lembrar que a obra foi inspirada na versão exibida em 1999 dirigido e escrito por Makoto Shinkai, onde na versão de 2016 foi dirigida por Kazuya Sakamoto. Então pode-se esperar uma história que supera toda e qualquer expectativa, independente do ponto de vista.

1

DARU, MIYU, TOMOKA

She and Her Cat é sobre ciclos. Quando Miyu era criança, mudou- se de cidade, devido questões familiares, que começou então a frequentar a nova escola e durante a fase de adaptação, Miyu sentiu dificuldade de se aproximar das outras crianças, pelo motivo que não foi revelado. Suponho que seja por causa da timidez. Por causa disso, a garota viveu um período solitária.

Sua mãe, preocupada com a situação, resolveu presenteá-la com um gato, preto e filhote com a intenção de diminuir a solidão entre a filha e do mundo e, sobretudo, uma iniciativa de uma nova amizade. Inicialmente, Miyu não gostou da ideia, despertando até ciúme pois teve que dividir a atenção de sua mãe, quando antes era 100% exclusividade dela.

O que ela não esperava, é que por causa do seu novo companheiro fez com que Tomoka se aproximasse dela, e dalí em diante os primeiros passos para o fim da solidão e, o mais importante, o início da amizade duradoura e sincera entre elas. Esse, com certeza, foi o primeiro ciclo marcante em sua vida. Foi por meio do gato que Miyu desencadeou novos relacionamentos, assumiu novas responsabilidades e desenvolvimento pessoal.

Quando Tomoka partiu, em sua nova fase de vida, Miyu se deparou com o novo desafio, onde todas as responsabilidades que a vida adulta coloca em prova, seriam somente sua, desde as pequenas tarefas até aqueles que exigem grandes tomadas de decisões. Tanto que ela negou ajuda da mãe, sendo uma forma de provar a todos, principalmente a ela mesma, que é capaz de sobreviver as próprias custas mesmo sabendo que o que mais gostaria era aceitar qualquer suporte. O novo ciclo se iniciou, bem-vindo a nova realidade. Dessa vez, Daru tonar-se mais que um companheiro, um confidente.

3

SE OS ANIMAIS FALASSEM…

Quer dizer, até falam, mas a própria linguagem. O que chama mais a atenção em She and her Cat, é que todos os fatos são narrados pelo gato, Daru. E o melhor, ele assume que não entende sequer uma palavra pronunciada por sua dona. Aqui é entra o X da questão, para tal história que poderia ser guiada ao fracasso, devido à incompatibilidade da linguagem, tudo se transforma num verdadeiro show de sincronia quando, na verdade, o gato traduz os gestos, as expressões corporais ditas por Miyu.

De modo geral, a obra ressalta sobre como os animais de estimação são importantes na vida de um indivíduo, esteja numa situação boa ou ruim e, além disso, reforça como esse relacionamento afeta na troca recíproca de sentimentos entre o pet e o dono apesar da simplicidade envolvida. Kazuya Sakamoto, conseguiu manter a essência da história original, sem perder o foco principal e o ritmo profundo como ela é.
O mangá recebeu tradução e edição pela New Pop e está disponível no catálogo da Crunchyroll.