Os Cavaleiros do Zodíaco (Saint Seiya no original) é uma obra cujo sucesso reverber até os dias atuais. Não importa o quanto a obra mude (seja nova versão, resumo, extensão) a base é sempre a mesma: os cavaleiros que lutam para proteger Athena. A coisa é tão intensa que eles lutam entre eles mesmos para conseguir um posto importante para defender a deusa.
A história só tem desenvolvimento quando alguém decide atacar a deusa Athena e desestabilizar a ordem atual do mundo. Se não for isso, não tem história. Como seria um anime que mostra os cavaleiros vivendo suas vidas normalmente sem que nada aconteça treinando todos os dias para manter tudo igual? Resposta: sem graça.
Os cavaleiros treinam sempre para estarem prontos contra qualquer ameaça. Nenhum cavaleiro que não treinou tem alguma posição de destaque porque é óbvio é o primeiro para pedir para sair. Ou é saído de cena sem pedir na base da porrada.
O que anima a gente a continuar assistindo as várias sagas é ver que existe uma nova ameaça – e claro que por ser ameaça, os cavaleiros não estavam prontos como imaginavam. Um meteoro de pégasus seria suficiente, se fosse o caso. E novamente não haveria historia, nem graça.
É preciso ter desafio, algo que faça você ter a chance de ou efetivamente faça você perder a paz, porque assim você vai buscar um treinamento diferenciado para você chegar no próximo nível, alcançar o próximo sentido e fazer seu cosmo brilhar.
É assim que você vai proteger o que é importante, ser forte e proteger os demais, e com o seu esforço quem sabe você pode alcançar e defender a todos com apenas um meteoro de pégasus.