Você já se pegou fazendo algo que é um saco e depois de um tempo percebeu que aquilo te deu habilidades incríveis? Foi a mesma coisa com o Takumi, de Initial D.
Ele só ajudava o pai a vender tofu, levando de carro para o outro lado da montanha. Para fazer isso de uma forma rápida e segura, ele deu seu jeito de aprender a dirigir bem. Quanto mais rápido for, mais rápido ele está livre disso. Parece bom, não é?
E assim ele cruza com um corredor no meio do caminho e sem intenção alguma (ele só estava fazendo o de sempre) ele ultrapassa um reconhecido corredor. Essa é a premissa do anime, e essa descrição até lembra o primeiro episódio de Yowamushi (o cara, sem nenhum interesse, se torna bom naquilo por outro objetivo).
Às vezes você pode cruzar com uma oportunidade do nada, só porque está fazendo o que sempre faz (ou sempre fez) e você é bom naquilo, e chamar a atenção. Mas só isso é o suficiente?
Takumi pensa que sim, que tanto faz. Foi a curiosidade, e depois de correr algumas vezes ele começa a perceber que os corredores são melhores, os carros dos outros são melhores, nem sempre ele tem a vantagem de terreno. Ele podia ser bom, mas não era o melhor.
Ele não tinha intenção nenhuma de correr no começo, a ideia era só entregar rapidamente o tofu, era só ver como eram as corridas… e assim ele descobre que ele sabe muito como correr (sem nem ter percebido), mas que isso não torna ele o melhor. Ele precisa conseguir concorrer com quem tem carros melhores, quem tem experiência, saber se virar em lugares desconhecidos. E sempre rola aquela aposta com coisas perigosas junto.
Isso dá a ele o gosto do desafio. A partir dai ele começa a se interessar em correr de verdade, em saber como melhorar sua técnica. Ao longo desse caminho ele percebe mudanças que o pai faz no carro, ele pensa sobre o que mudar no carro para conseguir potência com tudo aquilo que ele tem. Assim ele aprende mais, se aprofunda e vai descobrindo como ganhar além de qualquer um. E sem se prender a um único percurso.
Explorar o mundo das corridas em todos os seus lugares e profundidade: técnica pessoal, seu próprio carro, as estradas… tudo é uma chance de melhorar e sempre haverá com quem competir. Você pode aceitar que já conhece ou se tornar cada vez melhor. A escolha é sua, o que te satisfaz?