A construção de personagem é um dos pontos mais importantes para uma história. Quando vemos o personagem crescer durante a trama, muitas vezes, criamos uma certa empatia por ele. Em Hibike Euphonium, de uma forma natural e singela, temos a construção de Oumae Kumiko, a protagonista do anime.
Hibike Euphonium segue a história de um clube de orquestra do colégio Kitauji que participava dos torneios nacionais de orquestras mas que, nos anos atuais, o grupo não consegue nem chegar nos torneios de qualificação. Agora, com a nova rigorosa intuição de um novo conselheiro, os estudantes foram capazes de melhorarem. O anime foi adaptado de uma light novel, produzida pelo estúdio Kyoto Animation, com duas temporadas, lançadas nos anos de 2015 e 2016.
Portanto, vamos analisar brevemente como acontece a construção de personagem de Kumiko. Como a personagem sai, de uma forma indiferente, para uma garota que tem preocupação em melhorar com seus talentos e relações durante a primeira temporada do anime.
Apresentação da protagonista e suas relações
Começamos o anime com a cena de Kousaka Reina e Kumiko esperando as classificações de cada escola no torneio de classificações das equipes de orquestras. A escola perde e Kumiko não se mostra surpresa, Reina aparece chorando e Kumiko não entende a frustração da amiga. Reina demonstra insatisfação. Nessa situação, temos uma protagonista indiferente em relação a música clássica e fria em relação ao que Reina sente.
Mesmo com indiferença, aquilo marca Kumiko, que acaba trocando de escola para não ter chance de encontrar com seu grupo de orquestra anterior. Ao mesmo tempo, a garota não deseja voltar a tocar instrumentos clássicos, muito menos o instrumento eufônio.
Em suma, no primeiro momento, temos uma protagonista insegura em relação ao clube de música e suas relações. Ao mesmo tempo, já temos a proposta do anime destacada no primeiro episódio, em que vamos ter um anime escolar que retrata um clube de orquestra onde, ao mesmo tempo, vai demonstrar as relações dos membros desse clube, ainda mais de Kumiko e sua construção de personagem.
A mudança de seus ideais
Quando Kumiko entra no clube de orquestra, mesmo insegurança, mas começa a se relacionar com outras pessoas, começamos a ter uma mudança de personagem. Aos poucos, vemos a personagem buscando treinar quase todo dia com o eufônio em busca de melhorar. Ao mesmo tempo, Kumiko consegue resolver suas relações com Reina e enxerga o sentimento de importância de treinar da garota, outro motivo para que Kumiko querer melhorar ainda mais. Aqui também, Kumiko cria outros laços importantes que vão ter impactos durante o anime.
Aqui, a personagem que parecia não ter aspirações no começo, começa a traçar seus objetivos. Kumiko ainda não parece ter um motivo aparente do porque ela toca o eufônio, mas ela busca melhorar aos poucos para conseguir acompanhar o grupo e de certa forma mostrar para Reina que seus pensamentos e ideais mudaram, diferente de antes. E também, Kumiko acaba provando para si mesma que pode melhorar suas habilidades.
Questionamentos e mudança da personagem
No ponto alto do anime, começamos a ver que todo o esforço que Kumiko fez durante todo o anime para tentar provar a si mesma que ela pode melhorar, pode lhe causar problemas. A personagem tem uma grande insegurança após perceber que seu esforço não está sendo notado pelos seus colegas e professor. Temos até uma cena que mostra Kumiko e Reina conversando onde Reina instiga Kumiko a treinar ainda mais para se tornar alguém especial. Assim, se Kumiko não consegue se tornar uma pessoa especial para sua equipe e professor, ela não conseguirá atingir Reina, já que todo seu treino não parece que foi merecido.
Então, em uma das melhores cenas do anime, Kumiko sai correndo por uma ponte, chorando, com a sensação que ela precisa melhorar. Ela sente insatisfação e tristeza como Reina sentiu na primeira cena do anime onde ela sente que seus esforços podem ter sido em vão.
No entanto, aos poucos, Kumiko vai pondo seus sentimentos no lugar. Ela volta para casa e temos outra cena muito interessante que reafirma o motivo de Kumiko do porque ela está realmente se esforçando e porque ela se esforça para melhorar com o eufônio. Na cena entre a irmã e a protagonista, é entendível que Kumiko na verdade tem um motivo para tocar esse instrumento, e isto vem da admiração que tem pela irmã. Quando a irmã desiste de tocar o eufônio, Kumiko desanima. Entretanto, naquele momento, quando Kumiko diz para irmã que ela gosta de tocar eufônio, Kumiko afirma para si mesma que existe um motivo sim para ela tocar o instrumento, que é então por conta de sua irmã.
A verdadeira jornada da protagonista
Assim, Hibike Euphonium nos consegue demonstrar uma das melhores construções de personagem, de uma forma simples e direta, onde a essência de Kumiko transparece do começo ao fim da temporada, mudando apenas as questões internas da personagem. Hibike Euphonium é um anime que nos faz pensar sobre nossas características internas, questionamentos sobre a vida e sonhos, mesmo sendo retratado de uma forma simples e rotineiro, detalhando questões de uma adolescente em relação a um clube escolar, o anime consegue agradar seus espectadores.