Deadman Wonderland (DW) é um anime de premissa bem interessante e com ampla discussão, que eu vou discutir numa próxima vez. O destaque de hoje será sobre uma observação bem singela do anime: Shiro, a personagem solitária que sempre diz “é mais gostoso quando a gente come junto”!
Algumas animações japonesas usualmente trazem o senso do grupo muito forte. O grupo que aceita (ou tenta aceitar) manter todo mundo sempre junto passando por cima de algumas individualidades, quase sempre se referindo a um modelo de amizade.
Em DW já existe um grupo que não traz esse modelo, quem representa esse aspecto na obra é a personagem mais solitária. Ela pode ser forte, desastrada, fofa… mas não tem pessoas ao seu redor, ela se aproxima do personagem principal, Ganta, se associa a ele e por considerá-lo tão importante para ela, ela divide seu doce preferido com ele sempre dizendo “fica mais gostoso quando a gente come junto”.
Parece uma frase simples demais, mas pode representar muita coisa, especialmente no universo sombrio que é retratado no anime. Aquele momento único que é tão importante para si fica “mais gostoso” quando compartilhado, quando realizado junto a quem valorizamos.
Quantas vezes não estamos num momento sombrio, paramos para ter nosso próprio momento e nos sentirmos bem conosco? E quando estamos com os outros compartilhando, não fica ainda mais gostoso? Talvez se aceitarmos as individualidades e passarmos por cima das diferenças dê para fazer algo ainda mais gostoso.