Fumetsu no Anata E: expectativa, realidade e primeiras impressões do novo anime.

A regra é clara: quanto mais a gente cria expectativas, menos nos impressionamos com a obra, correto? Talvez não em todos os casos, e definitivamente não foi o que aconteceu com Fumetsu no Anata E.

Acompanhei o mangá, reli os primeiros capítulos, fiquei animadíssima quando a Editora NewPop anunciou a vinda da obra impressa para o Brasil, criei toda uma atmosfera para assistir o primeiro episódio do anime na Crunchyroll, achando que já sabia o que esperar e que nada me surpreenderia.

fumetsu no anata e

Até que começaram os primeiros 3 minutos do anime. A animação já começa com uma muito bem animada cena inicial, com uma locução excelente que simboliza o nosso protagonista “ser”. E também, o elemento que talvez seja o mais marcante: a trilha sonora mais etérea da temporada, produzida por uma equipe de peso que tem nomes como Hikaru Utada (opening) e Takeshi Takadera (diretor de som), ou seja, de forma nenhuma o soundtrack passará despercebida.

O episódio é, de certa forma, um grande monólogo do rapaz solitário com seu fiel animal de estimação (que nesse momento, ainda é o nosso protagonista). Elemento que, de forma nenhuma faz a obra ser monótona, ou faça com que o espectador perca o interesse. Muito pelo contrário, a cada palavra e à medida que o episódio avança, um nó na garganta vai crescendo e fazendo com que criemos cada vez mais afinidade com o rapaz solitário.

Em vários momentos o anime de Fumetsu no Anata E apresenta uma aparente simplicidade excessiva nos traços, contrapondo com os momentos mais marcantes, onde a animação é fluida e limpa.

crunchyroll

Por fim, entendi que a regra não é tão clara assim. Saber exatamente o que iria acontecer não impediu que me emocionasse (e muito) com a animação. Tudo nela envolve e cria um clima acolhedor e de afinidade, principalmente com o personagem que nem é (ainda) o nosso protagonista, para que, no final, o nó na garganta se transformasse em um gosto agridoce na boca, quase que uma saudade do rapaz solitário que, vamos lembrar para sempre, e durante toda a história.