Olá de novo, hoje vou falar um pouco sobre a primeira temporada Fruits Basket 2019 que terminou na sexta, 20 de setembro. A temporada conta com 25 episódios e aqui no Brasil, tem os direitos ligados a Sato Company.
Fruits Basket não é novo. O mangá já conta com uma adaptação para anime feita em 2001 que infelizmente não conta com o final do mangá original da incrível mangaká, Natsuki Takaya.
A autora consegue com uma delicadeza impar escrever sobre temas muito delicados como relacionamentos abusivos, a transição da adolescência para um adulto e a relação entre pais e filhos.
O anime conta a história de Tohru Honda, uma jovem que perdeu sua mãe e se vê obrigada a morar com seu avô paterno. Seu pai já havia morrido quando a mesma era criança, assim seu avô pode ser considerado como sua única família. Não temos informações sobre a família de sua mãe, mas como ela era uma “delinquente” como podemos ver no anime, podemos supor que sua família a abandonou.
A mãe de Tohru era famosa pois fazia parte de uma gangue de mulheres, mas a abandonou após conhecer seu marido e começou a se dedicar a família. Infelizmente a casa aonde mora com seu avô passa por reformas e este vai morar com sua filha. Assim, ele pergunta para Tohru se ela não pode ir morar com alguma amiga pois o apartamento de sua filha é pequeno. Visando não incomodar nenhuma de suas amigas, nossa heroina compra uma barraca e começa a viver no meio do mato. Isso mesmo, ela não queria ser um fardo para suas amigas e por isso começa a viver sozinha, em uma barraca, se sustentando com seu próprio dinheiro. Ela acampa no território dos Sohma, sendo que estuda com Yuki Sohma.
Um belo dia, ela é descoberta por Yuki e Shigure. Depois de muita conversa os dois convidam em levar Tohru para morar com eles, mas por obra do destino ela acaba descobrindo o segredo dos Sohma. Alguns membros da família são assombrados pela maldição do Zodíaco e quando abraçados por alguém do sexo oposto acabam se tornando animais do Zodíaco chinês. Poderia me alongar muito mais sobre a maldição, suas consequências, seus pontos negativos e positivos (quase nenhum por sinal) mas acho que o anime vai muito além disso então vou focar sobre o drama humano.
Tohru fez uma promessa para sua mãe, ela irá terminar o ensino médio (pois sua mãe nunca terminou o ensino médio e queria o melhor para sua filha), e para conseguir fazer isso ela se esforça muito, trabalha todos os dias depois da escola e consegue pagar suas contas sozinha. Em um episódio perto do final da temporada, ela fica de recuperação em uma prova e acaba ficando doente. Ali vemos novamente como a personagem valoriza suas promessas e possui suas fraquezas como todo ser humano. Ela tem duas melhores amigas Arisa e Hanajima e faz de tudo por suas amigas.
Suas amigas não são diferentes. Arisa, que foi abandonada pelos pais, fazia parte de uma gangue feminina igual a mãe de Tohru e até a idolatrava. Assim, Arisa acaba conhecendo Tohru. Não por mero acaso, pois Arisa estava procurando a filha de sua ídolo. Como a mãe de Tohru havia saído da gangue, esta se dedicava ao trabalho e a cuidar de sua filha, dessa forma, não era bem o que Arisa imaginava. Isso muda com o tempo, pois Arisa acaba vendo em Tohru e sua mãe uma família e consegue mudar de vida saindo da gangue. O tema gera um episódio muito emocionante nessa temporada, em que podemos conhecer um pouco mais sobre a mãe de Tohru.
Sua outra amiga Hanajima não é diferente. Esta possui poderes sobrenaturais, que no começo, confesso, aparecia brincadeira, mas ela realmente possui alguns poderes. Desde pequena, a jovem conseguia sentir a vibração das pessoas chegando até em alguns casos a ler mentes. Ela sofria muito com isso, já que seus colegas de escola faziam muito bullying. Então Hanajima acreditava que não conseguiria fazer amigos, mudava muito de escola e começou a usar somente preto. Isso tudo muda quando ela é transferida para a escola de Tohru e Arisa, a mesma encontra nas duas uma verdadeira amizade que muda sua forma de ver o mundo.
Não consigo deixar de citar o pai de Hanajima, este vendo o sofrimento de sua filha que se culpava depois de um incidente na escola (ela desejou que um menino de sua turma morresse e este quase morreu mesmo), fala que não é para sua filha desistir. Que neste mundo vasto, não é possível que ela nunca iria encontrar algumas amigas. Seu irmão também é muito fofo. Ele começa a usar preto para acompanhar sua irmã e pede a Deus para que este envie alguma amiga para sua irmã.
Todos em Fruits Basket são personagens muito humanos. Eles tem segredos, alguns mentem para conseguir o que querem e até usam pessoas, possuem defeitos e qualidades e estão aprendendo no dia a dia como se tornarem pessoas melhores, dentro da família Sohma isso não é diferente, Yuki possui a maldição do Zodíaco e se transforma em um rato quando abraçado por uma pessoa do sexo oposto. Este sofria muitos abusos quando era criança, perpetrados pelo líder da família. Não é muito bem explicado, mas toda a família Sohma é controlada por uma só pessoa, muito jovem por sinal.
Yuki consegue “fugir” e começa a morar com Shigure. Sua amizade com Tohru o transforma. A alegria da garota o contagia e este vai evoluindo, aos poucos, para conseguir seguir com sua vida. Ele foi controlado sua vida inteira e agora só quer lutar para conseguir ser quem ele é, sem ninguém o desmandar.
Outro personagem que mora na mesma casa é Kyo Sohma, que sofre da mesma maldição e tem o espírito do gato. Como alguns podem saber, de acordo com a lenda do zodíaco chinês, o gato foi enganado pelo rato e não conseguiu ir para o banquete de ano novo. Kyo é excluído da família e possui um ódio por Yuki, sempre o desafiando para uma luta e perdendo.
Tenho que confessar que Kyo é o meu personagem favorito. Ele também está crescendo e se tornando um adulto. Desde criança ele sofre com a exclusão da família, sendo que sua mãe se matou quando ainda era criança. Nos últimos episódios do anime podemos ver mais sobre o Kyo. Sua história é muito triste. Ele possui uma outra forma além da de um gato que tenta esconder a todo custo, pois todos achavam repugnante, sua mãe inclusive começou a trancá-lo em casa visando que ninguém mais visse assim.
Depois da morte de sua mãe, ele foi acolhido por um outro membro da família que o trata como um filho. O avô dessa pessoa, que o Kyo chama de sensei, possuía a maldição do gato antes de Kyo, assim ele pode ver todo o sofrimento que isso gerava de perto. Sensei reaparece e tem um plano visando fazer Kyo seguir em frente. Esse plano envolve, claro Tohru Honda.
Em uma noite sensei consegue fazer Kyo se transformar em sua outra forma perto de Tohru. Assustado e traumatizado pois todos tinham nojo e fugiam dele após ver sua outra forma esse corre.
Tenho que esclarecer que o plano de sensei poderia ter dado muito errado. Ele não conhecia Tohru e caso essa também começasse a ignorar Kyo, isso geraria consequências ainda piores para ele.
Seguindo…. ao ver a verdadeira forma de Kyo, Tohru sai correndo e vomita. Mas não consegue abandonar seu amigo. Este sempre estava presente quando ela mais precisava e a mesma sai correndo visando ajudar ele. Ali, meus amigos, foi que a autora conseguiu de uma forma muito delicada falar sobre temas muito complicados como aceitação, amizade e companheirismo. Não vou contar mais (sem spoilers!) mas que coisa mais linda a forma como ela fez isso.
A temporada vai aos poucos apresentando mais personagens e todos eles são de uma profundidade estonteante.
Tenho que falar também sobre o passado do Momiji Sohma, não tem como não se emocionar. Não vou me alongar mais senão o texto ficaria enorme mas ele merecia um destaque aqui.
Tohru consegue ir mudando a vida deles aos poucos e como vi alguém falando uma vez, é muita pessoa para ser mudada e só uma Tohru Honda. Bom, acho que por hoje está bom já me alonguei demais (como sempre!)
O anime está incrível, sua nova roupagem deu uma repaginada para o desenho da autora do mangá e o estúdio está de parabéns pois os episódios estão muito bem feitos.
O mangá foi republicado recentemente pela Editora JBC em uma edição de luxo de colecionador (que você pode encontrar na ANIME HUNTER com desconto pagando em dinheiro com o cupom NSV – Mundo Geek).
A segunda temporada foi anunciada para 2020 mas ainda não foi divulgado a data de estreia.