Extra Olympia Kyklos: olimpíadas, massinha e viagem no tempo

demétrio de kyklos

Extra Olympia Kyklos, um anime  de comédia sobre as olimpíadas, ou quase, do ano em que elas foram canceladas, será que foi bom?

Origens

Da mesma autora de Thermae Romae, Mari Yamazaki¸ Olympia Kyklos é um mangá de comédia que ganhou uma adaptação em anime pelo Estudio Gosay em janeiro de 2020.

Kyklos é um anime com episódios de 5 minutos feito em stop-motion, mais especificamente, em Clay Animation (utiliza-se argila, barro ou massa de modelar). Essa técnica demonstra com maestria uma das bases do anime: ele não se leva a sério.

Sobre o que é Kyklos

Acompanhamos a história de Demétrio (dublado pelo Daisuke Ono), um artista da Grécia antiga, morador da vila de Tritônia, dotado de um porte físico. Ao contrário de suas habilidades atléticas, os dotes artísticos de Demétrio não são dos melhores, para dizer o mínimo.

O chefe de Tritônia demonstra uma grande ganância e tenta a todos os momentos convencer Demétrio a competir na Olimpíadas. Porém, negando as tentativas do chefe, Demétrio foge e se esconde dentro de um vazo para chorar, quando cai um raio e ele vai o futuro, nas Olimpíadas de Verão em 1964 ocorridas no Japão.

Demétrio fica em choque por causa das competições do futuro: amigáveis e que o perdedor não é apedrejado e humilhado por sua comunidade. Assim vendo algo positivo na prática esportiva.

Ao retornar a seu tempo, Demétrio descobre que sua amada Apolônia passa por dificuldades: o chefe da vila vizinha quer que ela se case com seu filho, pois graças as olimpíadas, eles não podem guerrear. O pai de Apolônia, e líder de Tritônia, não quer entregá-la de graça.

Dessa forma, o chefe da vila vizinha desafia Tritônia para uma competição esportiva em troca da mão de Apolônia. Demétrio escolhe competições que ele viu durante sua estadia em Tóquio e traz para a Grécia o espírito esportivo do futuro.

O que mais saber?

É uma série majoritariamente de comédia, é um humor não muito complexo em texto, mas ele ganha profundidade a partir do aspecto visual.

O anime usa muito bem a forma de animação dele com massa de modelar, não é apenas a forma como ele se apresenta, mas sim como isso se encaixa no texto para configurar o humor.

A melhor parte com certeza são os encerramentos, todos os episódios têm um encerramento distinto falando sobre algum assunto aleatório circundando o tema de Grécia e Olimpíadas.

Meu encerramento favorito é o do episódio 14. Nesse encerramento, “qual ‘tlo’ você escolhe?”, há uma exposição sobre competições esportivas: “tendo duas competições forma um biatlo”, seguindo para triatlo, tetratlo… até o decatlo (10 competições). A parte visual desse encerramento é magnífica, temos o diretor, o editor e o editor chefe do anime vestidos de espartanos e fazendo as poses de cada competição esportiva que é citada.

Por fim, Kyklos é um ótimo anime de comédia, curtinho e perfeito para quem só quer aproveitar o tempo dando umas boas risadas. Você pode assisti-lo na Crunchyroll