“Quanto mais apanha, mais forte fica.” Serve para os animes, serve para o Goku, serve para a vida. Essa é uma das primeiras características da raça saiyajin que aparece no anime devido sua capacidade de regeneração. A raça de guerreiros tem um fator de cura que faz inveja. Mas veja bem …
Ok. Vemos que eles tem uma vantagem em batalhas devido ao seu fator de cura, se recuperar com mais força é um diferencial. Mas não é disso que eles dependem. Goku e os outros estão sempre envolvidos em suas atividades se desenvolvendo. Goku, por exemplo, está sempre treinando. Sempre Treinando.
Para cada novo desafio, cada novo “inimigo MUITO forte”, não importa a carga de treino anterior, ele leva porrada atrás de porrada. Perde. Então arruma algum treino novo para fazer. Lugar diferente, planeta novo, mudar alguma condição … qualquer coisa que faça ser mais difícil. Até estar forte o suficiente para voltar e resolver o assunto pendente.
Perceba que mesmo sempre treinando, ele só pega firme e muda de nível quando a ameaça chega. Quer dizer que ele não é forte? Quer dizer que não conseguimos perceber o quanto ele é forte além do que a gente acha que conhece. Você se acostuma a estar em certos lugares, com certas pessoas e não precisa ir muito além. A adversidade te faz crescer.
E se você quer ir além, mesmo quando não precisa, a necessidade te faz crescer rápido. São os dois fatores que fazem a evolução acontecer tão rapidamente versus o período disponível que não parece dar tanto resultado. Um desafio traz a adversidade, a ameaça iminente traz a necessidade de evoluir com velocidade.
Por que a gente não percebe isso se não é um inimigo grande que causa impacto? Porque o treino constante com os desafios pequenos diários vão mostrando o resultado que você precisa. O que é um arco de crescimento é algo que ainda não está no controle e precisa ser vencido. Serve para os animes, serve para a vida.
Se você estiver sempre praticando (treinando, estudando, trabalhando…) você sempre estará ultrapassando seus limites diários. Isso te faz crescer. Todo dia um pouco. Quando você encontrar um desafio que te der uma porrada, quando você estiver no chão e levantar com força, terá um fator de cura de fazer inveja! (Ou prefere ficar chorando no chão?)
O Goku é forte por ser um saiyajin? Sim. Mas ele também está sempre treinando. E quando tem uma emergência o que ele faz? Treina ainda mais.
A resiliência é o famoso fator de cura saiyajin. Mas isso não muda nada se o desafio exigir mais do que você pode fazer e você não aproveitar essa oportunidade para crescer. Então vá em frente, se dedique no seu treino. E para você lembrar disso todos os dias pode começar sempre falando “Oi. Eu sou …”