Se você quer sair um pouco da bolha dos animes populares, hoje selecionamos 6 animes menos conhecidos para você — tentar — dar uma chance. Escolhemos obras que são pouco faladas nas mídias e fóruns de animes, para dar uma diversificada na sua lista.
Para quem já é bastante eclético e conhece de tudo um pouco, talvez já tenha visto alguns desses animes que vamos citar. Mas, se você só assiste os animes do hype do momento, então pode ser uma boa oportunidade de explorar o universo vasto dos animes. Então, confira a seguir nossas dicas para fugir dessa bolha.
1. Denki-gai no Honya-san
Sinopse: Umio é um garoto tímido, que acaba de começar um emprego de meio-período em uma loja de mangás no meio da cidade. Seus amigos mais próximos são seus colegas de trabalho, personagens únicos, com suas esquisitices e peculiaridades. O dia a dia desse grupo não é tão glamoroso quanto parece, mas eles se divertem à sua maneira.
Denki-gai no Honya-san é um anime divertido e engraçado. Os personagens, mesmo que pareçam normais à primeira vista, vão se revelando a cada episódio. Mesmo sendo um slice of life, diversas situações bizarras e inesperadas acontecem. Isso dá mais emoção à vida dos nossos protagonistas, que tentam lidar da melhor forma. Impossível não se identificar ao menos com um personagem.
Nome: Denki-gai no Honya-san | Denki-gai
Estúdio: Shin-Ei Animation
Origem: Mangá
Temporada: Outono de 2014
Episódios: 12
Onde assistir: Crunchyroll
2. Fune wo Amu
Sinopse: Kouhei Araki é um editor de dicionários experiente. Para ficar mais tempo com sua esposa, decide se aposentar, mas antes precisa encontrar alguém para ficar em seu lugar. Nishioka Masashi, outro funcionário da divisão de dicionários, conhece Mitsuya Majime. Ele é funcionário da divisão de vendas da mesma editora, mas não tem nenhuma habilidade social. Quando Nishioka fala sobre Majime para Kouhei, este percebe que talvez esse homem seja ideal para a editoração de dicionários. Depois de conversar, Majime aceita se transferir e trabalhar junto com Nishioka e Kouhei em um dicionário chamado Daitokai.
Pela sinopse, ninguém daria nada para Fune wo Amu, pois parece um anime chato sobre dicionários, certo? Mas é aí que você se engana. Sim, esta obra tem um ritmo bem mais lento até que animes do mesmo gênero, mas é uma pérola escondida.
Fune wo Amu vai nos mostrar a importância do dicionário, o trabalho para fazê-los, a dedicação de quem trabalha com isso, mudando nossa visão sobre estes pequenos livros. Além disso, também vai abordar questões pessoais dos personagens, medos, inseguranças, vida e morte. É um anime bastante sensível, que trabalha bem a evolução de seus personagens e da trama.
Nome: Fune wo Amu | The Great Passage
Estúdio: Zexcs
Origem: Novel
Temporada: Outono de 2016
Episódios: 11
Onde assistir: Prime Video
3. Gaikotsu Shotenin Honda-san
Sinopse: Honda é um esqueleto que trabalha em uma livraria como vendedor. Com sua experiência, consegue afirmar que a vida de um empregado de uma livraria é bastante desafiadora do que aparenta ser. Ao lado de seus excêntricos colegas, lida com constantes situações estressantes de uma livraria. Mas, apesar de tudo, Honda gosta muito de seu trabalho e se esforça muito para entregar as melhores soluções para os clientes.
Depois de assistir Gaikotsu Shotenin Honda-san, é bem provável que você fique com uma pequena — ou grande — vontadezinha de trabalhar em uma livraria. É mais um slice of life de comédia que se passa em uma livraria, mas esse tem suas peculiaridades.
Uma das grandes marcas são as aparências dos personagens. O protagonista é um esqueleto, outra personagem tem o rosto enfaixado, tem um com cabeça de abóbora. Definitivamente não são personagens normais de aparência, mas, no dia a dia, são gente como a gente.
Há várias referências a outras obras famosas de mangás, por exemplo, e até aparece um cliente brasileiro. É uma obra divertida, que mostra o lado dos vendedores em diversas situações, absurdas ou cotidianas.
Nome: Gaikotsu Shotenin Honda-san | Skull-face Bookseller Honda-san
Estúdio: DLE
Origem: Web manga
Temporada: Outono de 2018
Episódios: 12
Onde assistir: Crunchyroll
4. Midori no Hibi
Sinopse: Seiji Sawamura é conhecido por ter uma mão direita demoníaca e arranjar muitas brigas por aí. Mas essa sua reputação o afasta das garotas, que sempre o rejeitam. Depois de 20 garotas o rejeitarem, ele brinca que terminará o ensino médio com sua mão direita sendo sua namorada. Na manhã seguinte, quando acorda, descobre que sua mão direita demoníaca sumiu. Em seu lugar, misteriosamente há uma miniatura de Midori Kasugano, que tem um crush por Seiji. Os dois buscam formas de trazer Midori ao normal, enquanto convivem juntos.
Midori no Hibi não é um anime convencional de forma alguma. Por mais esquisito que seja, traz uma história de romance fofa e estranha ao mesmo tempo. É impossível não se apaixonar por ambos os protagonistas.
Obviamente Seiji e Midori vão passar por situações constrangedoras, preocupantes, assustadoras, mas continuam unidos — literalmente — para superar isso. É uma obra fofa, divertida, engraçada, com um ótimo romance.
Nome: Midori no Hibi | Midori Days
Estúdio: Studio Pierrot
Origem: Mangá
Temporada: Primavera de 2004
Episódios: 13
Onde assistir: Tubi TV (em inglês)
5. Araburu Kisetsu no Otome-domo yo.
Sinopse: Onodera Kazusa conviveu com Norimoto Izumi durante toda sua infância e eram como irmãos. Mas, conforme foram amadurecendo, Kazusa começou a ver Izumi com outros olhos, assim como as outras garotas. Ela decide se afastar do amigo e entra em um clube de literatura da sua escola. Lá ela conhece outras garotas, fazendo amizade. Durante seus encontros, as garotas leem livros em voz alta, muitas vezes com cenas de sexo, o que faz o clube ter uma péssima reputação. As garotas juntas vão descobrir sobre sexualidade, sexo, relacionamentos, assim como qualquer adolescente. Entram em um mix de sentimentos, enquanto tentam manter a sanidade e o clube vivo.
Em Araburu Kisetsu no Otome-domo, vamos acompanhar o dia a dia desse grupo de garotas, assim como seus medos, dificuldades, receios, desejos, sonhos. Não é perfeito, mas aborda questões importantíssimas, como discutir sobre sexualidade e sexo durante a adolescência, quando os sentimentos se afloram.
Todas as personagens são bastante cativantes à sua maneira, assim como os demais personagens que aparecem na história, como o Izumi. É bastante fácil se identificar com situações pelas quais os personagens passam, ainda mais se você ainda estiver na adolescência.
É um anime com diversas cenas engraçadas, bastante drama e romances diversos, que nos fazem nos apaixonar pela história e pelas pessoas.
Nome: Araburu Kisetsu no Otome-domo yo. | O Maidens in Your Savage Season
Estúdio: Lay-duce
Origem: Mangá
Temporada: Verão de 2019
Episódios: 12
Onde assistir: HiDive (em inglês)
6. Koi wa Ameagari no You ni
Sinopse: Tachibana Akira é uma estudante e ex-corredora de atletismo. Deixou o esporte depois de sofrer uma grave lesão em seu pé. Mesmo sendo considerada atraente por seus colegas de classe, ela não tem interesse algum nos meninos de sua escola. Mas, depois de ir à uma cafeteria, acaba conhecendo Masami Kondou, um homem de 45 anos, que gerencia esse lugar. Interessada nele, ela pede um emprego e começa a trabalhar na cafeteria, onde vai se aproximando de Masami, mesmo com uma grande diferença de idade.
Por mais que pareça ter uma premissa bastante preocupante, Koi wa Ameagari no You ni vai mostrar a paixão de uma adolescente por um homem mais velho, algo é bem possível de acontecer na vida real. Vemos tanto o lado de Akira, que gosta de alguém que aparentemente não a corresponde, e a visão de Masami, que tem um passado complexo, que o transformou em quem é hoje.
O anime não é bonito apenas esteticamente. Sua trama é bastante poética, emocionante, e trata de questões bastante importantes de maneira sensível. É praticamente impossível assistir e não se emocionar com a história desses dois personagens, além dos demais que aparecem na história.
Nome: Koi wa Ameagari no You ni | After the Rain
Estúdio: Wit Studio
Origem: Mangá
Temporada: Inverno de 2018
Episódios: 12
Onde assistir: Prime Video
Dê uma chance para animes menos conhecidos
Obviamente os animes hypados não são populares à toa. A maioria realmente merece a fama que recebe, por ter histórias, animação, personagens muito bem trabalhados, cativando o público.
Mas é importante ir além dessa bolha, buscando animes menos conhecidos que possam te surpreender. Então, depois dessas dicas, tente dar mais chances a esse tipo de obra, pois pode encontrar joias raras escondidas por aí.