Este poderia ser mais um texto sobre mulheres que criaram mangás e animes incríveis, mas vamos além. Primeiramente, observe as imagens abaixo e diga qual a diferença entre as personagens.
Se você observou o vestuário de ambas possivelmente notou uma grande diferença, eis o ponto principal. Na imagem 1 temos Lan Fan de Fullmetal Alchemist, na imagem 2 temos Momo Yaoyorozu de Boku no Hero Academia.
Na maioria dos animes e mangás é comum a presença de mulheres exuberantes, destacando seus seios fartos, com grandes decotes e pouca roupa, o que muitas vezes causa desconforto a certo público. Em alguns casos situações como estas acabam sendo exacerbadamente forçadas e apelativas.
Infelizmente, toda essa exibição excessiva é parte de uma cultura asiática de sexualizar as mulheres, uma vez que os orientais tem certo tabu com o sexo. Como consequência foi criado na cabeça do público um ideal de mulher que não corresponde a realidade, causando frustrações e decepções na vida real.
Mas se você está à procura de algo mais dentro da realidade, segue uma lista de animes/mangás feitos por mulheres, nos quais as personagens femininas não precisam mostrar sua exuberância para ganhar destaque:
1 – Fullmetal Alchemist
Escrito pela mangaká Hiromu Arakawa, a série nos trás personagens femininas muito fortes e independentes, como a oficial das Forças Armadas Amestrinas Riza Hawkeye. Ressaltando que a autora conquistou o Prêmio Shogakukan de Mangá na categoria shōnen pela obra.
2 – Kimetsu no Yaiba
Uma das séries mais assistidas no momento foi criada pela autora Koyoharu Gotouge, a qual não revela seu rosto e prefere manter-se assim por razões particulares. O anime foi considerado o melhor do ano em 2020 e já é o mais aguardado para 2021. Na obra encontramos mulheres com grande importância e personalidades únicas, como a graciosa Nezuko e Shinobu Kocho, a hashira dos insetos.
3 – Katekyo Hitman Reborn
Criado e ilustrado por Akira Amano, o mangá teve seu primeiro lançamento em 2004 e seu primeiro episódio em série animada em 2006. Muito próximas ao protagonista temos personagens muito simpáticas como Sasagawa Kyoko e Haru. Resalta-se que a autora também foi responsável pelo design dos personagens de Psycho-Pass.
4 – Kuroshitsuji
Yana Toboso foi quem escreveu e ilustrou a história do nosso mordomo favorito. Além de personagens femininas cativantes como Mey-Rin, o anime dispensa o estereótipo de homem mulherengo.
5 – Magi: The Labyrinth of Magic
A criadora Shinobu Ohtaka ganhou o prêmio Shogakukan Manga Awards em 2014 na categoria Shonen com Magi. Personagem de grande destaque é Morgiana, uma das principais, com habilidades excepcionais.
Quais outros animes feitos por mulheres você já assistiu e gostou? Deixe nos comentários.